Spike Day Shopee: Dicas para vender muito
No artigo de hoje irei passar dicas para você vender muito no 11.11. A Spike Day da Shopee está chegando e você aproveita esse dia, então já pega seu papel e caneta e não esqueça de anotar nada.
Antes de mais nada irei contextualizar o que seria a Spike Day, ou o dia da Shopee. Toda vez que o dia é o mesmo número que o mês, a Shopee faz uma grande oferta e uma grande promoção, por exemplo 01.01, 02.02 e assim sucessivamente, no mês 11 você precisa aproveitar este dia, porque a Shopee vai gerar milhões de cupons para os clientes e normalmente nesta data ela diminui o valor mínimo de compra no carrinho para que o cliente utilize o frete grátis.
Então por exemplo, o valor mínimo de compra é de R$39,00, nesta data ela reduz drasticamente, chegando algumas vezes em 0, ou seja o cliente pode comprar qualquer produto de qualquer valor que o frete será totalmente gratuito.
Mas antes de você acompanhar este anúncio maravilhoso, irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Spike Day: dicas para vender muito:
Aumentar orçamento diário na Spike Day da Shopee
Como já disse a Spike Day é um dia que existe um volume muito grande de compradores ansiosos por descontos e consequentemente realize as suas compras. Entao irei deixar algumas dicas importantes para você vender mais e para você também converter um pouco mais.
Se você tem algum costume de usar o Ads da Shopee, recomendo que na Spike Day você aumente o seu investimento porque terá um retorno, a primeira recomendação que faço é você aumentar gradativo no Ads, por exemplo, se você está colocando R$50,00, assim que ele acabar no meio-dia coloca mais R$20,00 e vai acompanhando se as vendas estão seguindo, até você ver que chegou no limite. Porém se você aumentar e as vendas forem aumentando junto, você vai escalando isso durante o dia, no final do dia você volta para o seu orçamento padrão que utilizava antes.
Campanha de Ads a nível de descoberta na Shopee
A segunda dica é utilizar a campanha de Ads a nível de descoberta, é muito importante que você utilize a campanha a nível de descoberta e ative no período que o concorrentes esteja na oferta relâmpago.
Mas Cauê, como assim? Você abrindo a Shopee, digamos que o cliente venha a pesquisar por um produto que você está vendendo na oferta relâmpago ao nosso favor. Então lá pro dia 10 de novembro por volta das 20:00 horas, você pode visualizar as campanhas do dia seguinte, por exemplo, você pode selecionar o horário às 00:00 e ficar de olho em todas as campanhas do 11 de novembro, que será o famoso dia do Spike Day.
Você vai observar se existe algum produto igual o seu, se algum concorrente seu está na oferta relâmpago e ele vende o mesmo produto que você. Então você irá pesquisar em todos os horários possíveis, hora por hora, das 00:00 às 06:00, das 6:00 às 10:00 e assim sucessivamente.
Normalmente na Spike Day é de uma em uma hora, das 01:00 às 02:00 e assim sucessivamente, então você vai fazendo este trabalho de ver um por um. Então digamos que você encontre algum produto que irá participar na oferta relâmpago oficial da Shopee às 10:00 da manhã, então às 10:00 da manhã irei lançar um anúncio de descoberta para o produto que você encontrou.
Indo na “Shopee Ads” e depois “Criar anúncio de descoberta”, enfim você irá criar tudo conforme já ensinei em artigo passado, preenchendo todas as informações certas e corretas.
Mas só para lembrar o que é um anúncio de descoberta, basicamente ele mostra seus produtos em várias seções da plataforma da Shopee para os compradores interessados em produtos semelhantes e complementares ao seus produtos.
Vale ressaltar que se você não acompanhou o artigo que falo sobre Anúncios de descoberta, após o término deste artigo, se vir a despertar o seu interesse, irei disponibilizar o link do artigo para você: Shopee Ads Anúncio de Descoberta Passo a Passo
Estratégia com anúncio de descoberta na Spike Day da Shopee
Então quando der 10:00 da manhã eu ative o meu Ads no anúncio de descoberta, porque? Os clientes irão clicar em massa para comprar esse produto e quando o cliente estiver observando o anúncio ele tem o apto de descer para ver as avaliações deste produto. Nessa que ele desce para ver as avaliações e com meu anúncio de descoberta ativo, o meu anúncio irá aparecer para ele, então todos os anúncios de descoberta seus irão aparecer para aquele cliente.
Então basicamente você usará o anúncio do seu concorrente âncora para vender para você, você utilizará o anúncio dele para vender e isso surtiu muito efeito mesmo. Então é importante.
Ah Cauê, deu as 10:00 já acabou? Você vai e pausa o anúncio de descoberta e vê os outros horários quais são os produtos que você tem, esta é uma maneira.
A outra maneira que você pode utilizar é utilizar o anúncio de descoberta durante o dia todo, seja o anúncio de descoberta ou seja o anúncio de busca, é importante que você deixe o máximo de tempo que você consiga, pois isso irá trazer muitas e muitas vendas.
Transmissão por chat após-término da Spike Day da Shopee
Irei te passar uma dica que é muito importante, porém nem todos conseguiram fazer, porque precisará da transmissão por chat para fazer isso. Você consegue visualizar isso na sua “Central de Vendedor", logo abaixo da ferramenta “Central de marketing”.
Dentro da “Transmissão por chat” existe uma ferramenta muito interessante, ela se chama "Lembretes de compras pendentes”, o que isso significa? Aqueles clientes que colocaram seu produto no carrinho e abandonaram, ou seja, lembre os 39 mil compradores para comprar produtos de seus carrinhos de compras.
Então lembre-se que é no dia 12 de novembro, porque? No 11 de novembro você terá muitas vendas e mais do que isso terá muito mais carrinhos abandonados, isso é normal, você terá muito mais carrinhos abandonados do que vendas. Então você irá criar uma mensagem e ela precisa ser bem persuasiva, você precisa agregar muito valor para ele, porque você já perdeu aquele cliente, então você precisa ser agressivo, com um cupom bem generoso.
E não entrarei muito neste assunto, pois aqui no meu blog também tenho um artigo de falo sobre Enviar cupons pelo chat, depois que terminar este anúncio e venha a despertar o seu interesse, irei disponibilizar o link para você aqui: Como Enviar Cupom Pelo Chat da Shopee Passo a Passo
Você pode utilizar esse para desenvolver o seu, não que você tenha que copiar e colar, utiliza aquele script como uma base, um exemplo, uma base de criatividade para você desenvolver o seu.
E o mais importante de tudo é que você precisa ser agressivo, tenha a convicção que a partir do momento que você faça o que ensinei aqui, aumente os seus orçamentos caso você já utilize o Shopee Ads durante o 11 de novembro, utilize a campanha de descoberta junto com a oferta relâmpago e utilize a transmissão por chat. Com isso tudo você terá um grande aumento de vendas significativas.
E por hoje é isso empreendedor, espero que neste artigo tenha conseguido te ajudar um pouco mais em questões como Spike Day e espero que você faça grandes vendas depois de entender tudo isso, fico por aqui e te espero no artigo de amanhã.
FAQ
O que é o Spike Day da Shopee?
O Spike Day é um evento promocional da Shopee que ocorre sempre que a data corresponde ao mesmo número do mês (por exemplo, 01.01, 02.02, etc.) Durante o Spike Day, a Shopee oferece grandes descontos e promoções para atrair clientes, gerando um aumento significativo no tráfego e nas vendas na plataforma.
Como posso aproveitar o Spike Day para vender mais na Shopee?
Uma maneira eficaz de aproveitar o Spike Day é aumentar o seu investimento em publicidade, especialmente no Shopee Ads Aumente gradualmente o seu orçamento ao longo do dia, acompanhando o desempenho das vendas e ajustando conforme necessário Além disso, utilize a campanha de Ads a nível de descoberta para alcançar clientes interessados em produtos similares aos seus.
Qual é a estratégia com anúncio de descoberta na Spike Day?
Durante o Spike Day, utilize a campanha de anúncio de descoberta para promover seus produtos em horários estratégicos, especialmente quando seus concorrentes estiverem participando da oferta relâmpago Isso aumenta a visibilidade dos seus produtos para clientes que estão navegando na plataforma em busca de ofertas.
Como posso recuperar vendas perdidas de carrinhos abandonados durante o Spike Day?
Utilize a ferramenta de "Lembretes de compras pendentes" na transmissão por chat da Shopee para enviar mensagens persuasivas aos clientes que abandonaram o carrinho durante o Spike Day Ofereça cupons generosos e destaque os benefícios de concluir a compra, como descontos adicionais ou frete grátis.
Quais são algumas outras estratégias para aumentar as vendas durante o Spike Day?
Além de aumentar o investimento em publicidade e recuperar vendas de carrinhos abandonados, considere oferecer descontos adicionais ou brindes para incentivar as compras durante o Spike Day Além disso, certifique-se de que seus produtos estejam bem visíveis na plataforma e otimize suas listagens para as palavras-chave relevantes para o evento.