Pontos de Penalidade na Shopee: Como Funciona?
Como funcionam os pontos de penalidade na Shopee e no artigo de hoje, você irá aprender passo a passo tudo que se refere aos pontos de penalidades. O que pontua a sua conta? E uma vez que você recebe as pontuações, quais são as penalidades que você possa a receber.
Os pontos são acumulativos e ao longo do trimestre você irá atingir algumas faixas de pontuação. E cada uma dessas faixas levará o vendedor a perder alguns benefícios oferecidos pela plataforma por um período de quase um mês.
Os principais pontos avaliados são: envio de pedidos - não envio e envio com atraso, anúncio e conteúdo - violação de anúncios, atendimento ao cliente - respostas inadequadas e solicitações indevidas para o comprador.
Mas antes de começar o artigo, para você que prefere absorver o conteúdo de uma forma diferente. Irei disponibilizar um link do vídeo que falo tudo sobre Os pontos de penalidade e como eles funcionam:
Como ver as suas pontuações
Irei mostrar onde você vê o seu desempenho da conta, as suas penalizações e seus pontos.
Acessando a Shopee, dentro da “Central do Vendedor” descendo você irá encontrar o “Desempenho” e as “Penalidades” da sua conta. Elas são separadas por abas, as violações de anúncios, envios, atendimento ao cliente e satisfação do cliente.
Clicando no botão “Mais” teremos uma noção mais ampla.
Métricas das pontuações
Primeiro ponto importante, existem métricas que se você não segui-las irá receber pontuações e por consequência disso penalizações. Já outras métricas que você não recebe nenhum tipo de pontuação. Basicamente a Shopee te pede para se manter abaixo daquele padrão.
A Shopee irá separar em três partes as métricas: em violações de anúncio, envio, atendimento ao cliente e satisfação do cliente. Você pode observar que cada bloco tem as suas métricas e tudo que tem ponto, significa que você irá receber pontuações. E tudo que estiver N/A, basicamente é o que eu falei, se você manter abaixo ou acima não terá nenhum tipo de pontuação.
Violações de anúncio
Em cada violação grave você irá receber 1 ponto. Os anúncios graves nada mais é do que quando você vende algum produto réplica, algum produto proibido na plataforma e qual seria a diferença entre outras violações de anúncios?.
Em outras violações de anúncio ele encaixa quando você vende um produto que não tenha categoria dele, por exemplo, quando você cadastrou aquele produto há uns tempo atrás e você colocou em uma categoria similar. Porém depois de um tempo a Shopee inseriu a categoria daquele produto.
Então para forçar todo mundo que está na categoria errada, ela tira o anúncio do ar, coloca em revisão e te dá uma violação para você fazer a correção. Logo após você fazer a correção o anúncio volta ao ar.
Envios dos produtos
A parte mais importante é os envios. Então na taxa de comprimento e atraso você irá receber pontos, porém na taxa de preparação você não recebe pontos.
A Shopee pede que você mantenha a taxa de comprimento abaixo de 8%, se você se manter acima disto irá receber um ponto de penalização. Vale ressaltar que na taxa de não comprimento ela leva em consideração duas coisas.
De fato a taxa de cancelamento, ou seja, o pedido vence no dia 7, chega no dia ele entrará em atraso e fica por volta de 24 a 48 horas, depois ele se torna um pedido cancelado automaticamente.
Um outro ponto que você pode receber é na taxa de devolução e reembolso. Se você receber muitos reembolsos, você pode sim receber um pontuações com isso. Mas Cauê, as reclamações de reembolso que o cliente não recebeu o produto conta? Não, pode ficar tranquilo. Só irá contar as reclamações que de fato você falhou.
Atendimento ao cliente
A Shopee solicita algumas métricas para você, mas nenhuma entra como ponto de penalização e sim uma sugestão. São a taxa de resposta que ela exige no mínimo 70% e o tempo de resposta ela exige no máximo 1 dia de resposta. Basicamente nem um nem outro você irá receber pontuações por isso.
Satisfação do cliente
Por último vem a satisfação do cliente, que a Shopee pede para você ter mais do que 4.5 estrelas e ela tambem nao entra como penalização.
Recebi pontos de penalização, e agora?
A primeira coisa que você precisa entender é que trabalhamos por período. Então uma vez que você recebe algum ponto, ele irá ficar durante um tempo e depois sair.
Basicamente o sistema de pontuação se reinicia de 4 em 4 meses, no ano inteiro esse ciclo ocorre somente 3 vezes. Então após o término de 4 meses esse ciclo se encerra e as suas pontuações irão zerar, assim começando tudo do zero de novo e assim sucessivamente.
Vale lembrar que os pontos são acumulativos. Então se atente nisso, porque com 3 pontos, você já recebe a sua primeira penalização e irá deixar de receber alguns benefícios da Shopee durante 28 dias.
E os seus pontos irão continuar, somente a sua penalização irá acabar. Então Cauê, se eu receber mais uma penalização, volta para aquele ciclo? Nao, lembre-se que você tem duas pontuações que não te afeta em nada, a partir disso você começa receber algumas sanções na Shopee. Isso só irá zerar após o término de 4 meses.
Tabela de penalizações da Shopee
Irei disponibilizar uma tabela, nela irá mostrar quantos pontos você já começa a receber penalizações e por quanto tempo essa penalização fica.
Método que mais gera pontuação
O método que mais gera pontuações para o sellers é na parte de envio, pontos por envio em atraso e pedidos cancelados. Este é o maior tormento dos vendedores na Shopee, porque ele começa a escalar e vender, ele validou um produto muito bem e fez tudo que ensinei no artigo para começar a escalar as vendas.
Porém muitas vezes nesta parte de escalar ela não entende como funciona e tem uma escala muito alta. Resultando na capital de giro dela travando e nao ira ter fluxo de caixa.
E muitas vezes para evitar receber pontuações ela pausa o anúncio ou ela congela a conta durante um período. Algumas pessoas tentam arriscar, recebendo pontuações.
Outro método muito importante
Um outro ponto que ocasiona com muita frequência, é esta mesma pessoa que consegue escalar as vendas e trabalha com somente um fornecedor ou um fabricante. E isto não pode acontecer de maneira nenhuma, precisamos trabalhar com o mínimo de dois fabricantes ou fornecedores, mas o recomendado são três.
Porque por exemplo, você tem um oficial e ele te dá um furo, você pega a mercadoria e não tem o tamanho ou a cor, mas você precisa dela e você não tem um outro fabricante o que irá acontecer? Pedidos cancelados.
Então é preciso ser muito atencioso com isso e principalmente para você que começou agora a escalar as suas vendas.
Como faço para evitar penalidade?
- Conheça todas as regras para publicação de anúncio;
- Envie os pedidos dentro do prazo;
- Tenha o estoque atualizado para evitar qualquer cancelamento por nao envio;
- Fique atento ao chat;
- Faça um bom atendimento ao cliente;
- Conheça a nossa lista de itens proibidos.
Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que falo mais sobre Como remover os seus pontos de penalidade. Então se despertar o seu interesse, irei disponibilizar o link aqui: Shopee: Como remover pontos de penalidades - Guia Completo
E por hoje é isso empreendedor. Espero que você tenha entendido e se atente mais aos pontos de penalidade, fico por aqui e te espero no artigo de amanhã.
FAQ
1. O que são pontos de penalidade na Shopee e por que eles são importantes?
Os pontos de penalidade são medidas aplicadas pela Shopee para assegurar a qualidade e a confiabilidade dos vendedores na plataforma. Eles são acumulativos e afetam sua conta ao longo do trimestre, podendo resultar na perda de benefícios por quase um mês.
2. Quais são os principais fatores que geram pontos de penalidade?
- Envio de Pedidos: Atrasos e não envios.
- Anúncio e Conteúdo: Violações de anúncios.
- Atendimento ao Cliente: Respostas inadequadas e solicitações indevidas aos compradores.
3. Como posso verificar minhas pontuações de penalidade?
Acesse a Shopee e vá até a "Central do Vendedor". Desça até encontrar as abas de "Desempenho" e "Penalidades", onde você pode ver as violações de anúncios, envios, atendimento ao cliente e satisfação do cliente. Clique em "Mais" para obter uma visão mais detalhada.
4. Quais são as métricas que a Shopee avalia para aplicar pontos de penalidade?
A Shopee avalia as seguintes métricas:
- Violações de Anúncio: Produtos réplicas, proibidos ou classificados em categorias erradas.
- Envio de Produtos: Taxa de cumprimento abaixo de 8%, atrasos, e cancelamentos automáticos.
- Atendimento ao Cliente: Taxa de resposta mínima de 70% e tempo de resposta máximo de 1 dia.
- Satisfação do Cliente: Manter uma avaliação acima de 4.5 estrelas.
5. Como funcionam as penalidades baseadas nas pontuações acumuladas?
Os pontos são acumulativos e o sistema de pontuação se reinicia a cada quatro meses. Com 3 pontos acumulados, você começa a perder benefícios da Shopee por 28 dias. As penalidades aumentam com mais pontos, mas seus pontos só serão zerados após o término de cada ciclo de quatro meses.