Nova Ferramenta da Shopee Promete Auxiliar Os Vendedores
No artigo de hoje vamos conversar sobre a nova ferramenta que a plataforma implementou, o portal de atendimento ao vendedor da Shopee. Acredito que essa ferramenta pode solucionar o nosso problema quando precisarmos da plataforma para algum suporte.
Para quem trabalha na plataforma, sabe que de 2022 para cá, o atendimento da Shopee veio piorando cada vez mais e dava para se entender mais ou menos, porque a Shopee manteve essa estrutura de atendimento e consequentemente a isso, houve um volume muito grande de novos vendedores.
Com isso, essa estrutura não absorveu o atendimento e começou a ter muito mais dúvidas, muitos problemas, muitos vendedores procurando soluções com o suporte da Shopee. Então isso aumentou a fila de atendimento, e com aquela estrutura já não era mais suficiente, por exemplo, a Shopee demorava até dois dias para revisar e validar ou não aquele anúncio.
Em seguida, ela precisou mudar de dois dias para dez dias. O prazo de resolução, quando você abre um suporte na Shopee é de dois dias, já chegaram a passar de trinta dias para responder um chamado.
Então foi necessário a Shopee, criar uma ferramenta, um novo meio para dar suporte aos vendedores e essa ferramenta chegou.
Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo com um maravilhoso conteúdo para aquelas pessoas que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com todas as informações que você precisa saber sobre A nova ferramenta da Shopee, Atendimento ao Vendedor:
Como localizar a ferramenta portal de atendimento ao vendedor da Shopee
Para você localizar essa ferramenta dentro da Central do Vendedor, vá ao menu esquerdo e baixe até em Ajuda. Após localizar ela, você vai observar o portal de atendimento ao vendedor, você vai clicar e será direcionado para a página da ferramenta.
Então temos a ferramenta autoatendimento, encontrou um problema? Use essa ferramenta para relatar facilmente todos os problemas que você enfrenta e nós o ajudaremos a resolvê-los o mais rápido possível.
Como funciona o portal de atendimento ao vendedor da Shopee
Então essa ferramenta pode ter algumas dificuldades e alguns problemas, e a Shopee separou basicamente por categoria, por exemplo, você teve um problema de logística, e transportadoras não retiraram seu pacote ou eles não entregaram o produto para o cliente, enfim.
Tudo relacionado a logística, transportadoras ou correios, você vai abrir um chamado logístico. Tudo que você faz em relação a sua conta e segurança, por exemplo, você não está conseguindo conectar na sua conta ou não está conseguindo fazer saque, enfim.
Depois temos os anúncios, eu acredito que tanto logística como anúncios, os maiores problemas estão dentro dessas duas categorias. Os anúncios são aqueles que a Shopee inativa ou exclui erroneamente.
Temos também operações e portal de devolução e reembolso. Por exemplo, o cliente abriu uma reclamação de devolução ou reembolso, você se sentiu prejudicado de alguma maneira, você pode abrir um chamado.
Como abrir um chamado no atendimento ao vendedor da Shopee
Então quando você precisar abrir um chamado, você vai selecionar a categoria em específico, por exemplo, seu anúncio foi excluído e tenho certeza que está tudo certo.
Você vai selecionar a categoria de anúncios e vai abrir uma reclamação na Shopee, e como eu faço isso? Já temos alguns subtítulos na ferramenta, como: violação de propriedade intelectual-PT, notificação de potencial violação de propriedade intelectual, verificar a posição da variação dos anúncios e revisão acima do tempo estimado.
Agora se você estiver em logística, vão aparecer algumas subcategorias, como: consulta de posição de envio, posição de rastreamento não atualizado, enfim.
Então você editou o anúncio e criou, a Shopee tem um prazo para revisar esse anúncio que é de dez dias, passou esses dias, você pode ir à ferramenta abrir um chamado. Você vai selecionar a subcategoria que deseja e será redirecionado para outra página.
Nesta página, você vai colocar o seu e-mail, o seu nome de usuário, o número do anúncio e nome do produto, sendo o título. Com isso, basta você enviar a reclamação para a plataforma.
Acima ele já fala, revisão de anúncio excedeu o prazo de três dias úteis. Eu acredito que a Shopee não trabalhe mais com dez dias, antes eram somente dois dias e agora parece eu sou somente três dias, segundo o formulário da Shopee.
Como acessar meus chamados no atendimento ao vendedor da Shopee
Uma vez que você enviar a sua reclamação, ela irá aparecer dentro do Portal de Atendimento ao Vendedor em Processo. Então vai aparecer a posição que você abriu um chamado, a Shopee vai responder.
Isso vai ficar tudo arquivado, histórico por histórico, por exemplo, quando algum cliente abrir uma reclamação de devolução ou reembolso. Então tudo que acontece fica ali o histórico bem organizado, para que você, o cliente e a Shopee possam ver.
Após a plataforma resolver o problema, ele sairá de Processo e passará para Fechados. E temos uma opção para visualizar todos, então podemos ver os que estão em processo e os que já finalizaram.
Situação do atendimento ao vendedor da Shopee
Eu acredito que essa ferramenta tem tudo para facilitar tanto o trabalho da Shopee na questão de responder os chamados, de acelerar esse processo. Afinal, eu tenho a sabedoria que esse processo ficou muito lento de 2021 para 2022, esse processo de resposta da plataforma, praticamente triplicou, ficou muito lento mesmo.
Como eu disse no início, a demanda de vendedores aumentou e a estrutura do suporte se manteve. E agora, a plataforma teve a necessidade de corrigir isso, então isso eu vejo como um ponto positivo.
Eu sempre procuro ver tudo como um ponto positivo, por exemplo, a transportadoras não veio, não entregaram meu pedido e ficaram chorando para sempre. Muito pelo contrário, tudo eu procuro ver algo positivo, até nas coisas ruins você pode tirar lições para melhorias.
Vejo que a Shopee não esqueceu o índice dela, no começo eles fidelizam não somente o comprador, mas também o vendedor e esses sempre foi o diferencial da Shopee dos, demais marketplace.
E por um período, eu acredito que principalmente pelo alto volume de vendedores que entraram na plataforma, ela perde um pouco essa essência. Afinal, ela não perdeu isso, ela precisou de um tempo para corrigir isso, e a melhor prova que ele ainda se preocupa com os vendedores, é essa ferramenta. Então eu acredito que tem tudo para facilitar e melhorar a nossa vida.
Prazo de resposta da Shopee
Assim que você abre alguma reclamação na Shopee, seja por qualquer motivo, essa reclamação possui um prazo para a plataforma responder, e normalmente esse prazo é de 48 horas úteis.
Basicamente dentro desse horário, a Shopee precisa iniciar todo o processo que foi solicitado, desde primeira informações que está sendo feito a quais serão tratativas para que a reclamação seja finalizada e resolvida.
Lembrando que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Abri chamados na Shopee e não têm resposta, como resolver isso. Logo após ter acompanhado esse artigo, vou disponibilizar o link deste outro artigo para poder acompanhar também: Chamado na Shopee e Não Tive Resposta - Como Resolver?
E por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado desse novo assunto, e que agora consiga fazer suas reclamações com a nova ferramenta da plataforma. Fico por aqui e não se esqueçam de acompanhar o artigo novo amanhã.
FAQ
1. O que é o Portal de Atendimento ao Vendedor da Shopee?
É uma nova ferramenta implementada pela Shopee para fornecer suporte eficaz aos vendedores. Esta plataforma centraliza a resolução de problemas e facilita a comunicação entre os vendedores e a Shopee.
2. Por que a Shopee implementou essa nova ferramenta?
Devido ao aumento do número de vendedores na plataforma desde 2022, o atendimento ao cliente estava sobrecarregado e ineficiente. A nova ferramenta foi criada para melhorar os tempos de resposta e a qualidade do suporte oferecido aos vendedores.
3. Onde posso encontrar o Portal de Atendimento ao Vendedor na Shopee?
A ferramenta está localizada na Central do Vendedor. No menu esquerdo, vá até "Ajuda" e clique em "Portal de Atendimento ao Vendedor".
4. Como funciona o Portal de Atendimento ao Vendedor?
A ferramenta está organizada por categorias de problemas, como logística, anúncios, operações, devoluções e reembolsos. Cada categoria possui subcategorias específicas para detalhar melhor o problema.
5. Como abrir um chamado no Portal de Atendimento ao Vendedor?
Selecione a categoria relevante para seu problema, escolha a subcategoria adequada, e preencha o formulário com informações como seu e-mail, nome de usuário, número do anúncio e título do produto. Envie a reclamação para a Shopee.