Abri Chamado na Shopee e Não Tive Resposta - Como Resolver?

Abri Chamado na Shopee e Não Tive Resposta - Como Resolver?

shopee 3 de Jan de 2023

Você abriu um chamado na Shopee e ela não respondeu esse chamado até o final do prazo? Acompanha este artigo até o final que irei ensinar uma maneira diferente de 100% eficaz para a Shopee responder você. 

Abri Chamado na Shopee e Não Tive Resposta? o que fazer?

Com o crescimento do número de vendedores na Shopee, muitas reclamações não estão sendo respondidas dentro do prazo e algumas vezes nem fora do prazo. Por mais que a plataforma esteja aumentando a sua estrutura de atendimento, ainda não é o suficiente. Mas, sim, existe uma solução que você pode fazer aí que é 100% eficaz. 

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Você ter feito um chamado na Shopee e não teve nenhuma resposta: 

Prazo para a Shopee responder sua reclamação

Uma vez que você abre uma reclamação na Shopee, seja por qualquer motivo for, ela tem um prazo para te responder e normalmente esse prazo é de 48 horas úteis. Então dentro desse horário a plataforma precisa iniciar o processo que foi aberto, dá a primeira informação do que está sendo feito e quais serão as tratativas para que aquele problema seja resolvido ou não.

Problemas com as reivindicação da Shopee

O que pode estar acontecendo? Muitos chamados estão sendo respondidos depois das 48 horas úteis. Então pode chegar ali a 10 dias, seis dias, sete dias e infelizmente outros não estão nem sendo respondidos.   

Então eu comecei a identificar e estudar um pouco isso, com isso fiz alguns testes, muitos deles eu iniciei com a minha experiência de Mercado Livre, na época que ele passou por todo esse processo que a Shopee vem passando hoje. E isso os meus testes funcionaram.

As mesmas coisas que eu fiz na época do Mercado Livre eu fiz com a Shopee e de fato eu tive soluções nas duas plataforma.

impasses com a Shopee, o que eu devo fazer?

Então o que você deve fazer? Teve algum problema com a Shopee, qualquer um que seja, por exemplo, a transportadoras não foi retirar a mercadoria, a Shopee fez uma cobrança indevida, o cliente abriu uma reclamação errada e a plataforma está cobrando frete de você, enfim. A primeira coisa que você deve fazer é, abrir um chamado na Shopee através deste link que irei disponibilizar aqui: Link para Abrir um Chamado na Shopee

Você irá preencher o formulário de atendimento ao consumidor Shopee, você irá colocar como vendedor, aqui normalmente você vai escolher qual é o principal assunto. Agora, caso o seu assunto específico não apareça, você pode colocar “Inquéritos gerais”, e depois você vai colocar o nome de usuário, e-mail e a descrição.  

Dentro de alguns minutos no seu e-mail, a Shopee irá te mandar o protocolo desse atendimento, basta você anotar ele e aguardar o prazo. Caso ela não responda, você irá iniciar o processo que irei ensinar agora.

A Shopee não me respondeu minha vindicação, e agora?  

Você irá acessar o site do consumidor.gov.br, muitos colocam consumidor.gov e acabam não entrando no site certo. Este site basicamente é um reclame aqui online, a Shopee tem uma equipe especializada para responder o consumidor.gov.br, porque lá ela recebe notificações do próprio governo.

Eu mesmo já corri atrás dessa informação e de fato a Shopee tem um equipe para responder esse site. Então basicamente você irá abrir uma reclamação no site.  

Ah, Cauê, eu tive um problema, eu posso pular a reclamação na Shopee e ir direto para esse site? Não, porque no site quando você estiver abrindo a reclamação, é obrigatório que você tenha o número de protocolo anterior.

Dentro de um processo legal, o que acontece? Primeiro vem a reclamação direto na empresa, depois você leva para o consumidor e aí você vai escalando. Mas você não pode pular essa etapa e dentro do site ele não permite que você pula etapas.

Como fazer o seu cadastro no Consumidor.gov.br

Para você fazer uma reclamação no site, você precisa ter um cadastro dentro dele. Ele aparecerá para você como “Entrar com gov.br” e se você já tiver um cadastro no gov.br que é o site do governo. Você irá colocar o seu CPF e sua senha, caso você não tenha feito nenhum cadastro, você irá colocar o seu CPF e vai continuar o processo de cadastro tudo certinho.

Mas para você se autenticar ao consumidor.gov.br, eles utilizam o seu cadastro neste outro site do gov.br. Uma vez que já possui o cadastro ou já criou o cadastro, você será direcionado para uma página de “Cadastro do usuário”.

Ele já irá trazer o seu CPF, você irá preencher tudo certinho com o seu CEP, sua data de nascimento, etc. Uma vez que você preencheu tudo certinho todas as informações você não irá conseguir clicar em “Concordo”, você vai ter que clicar em “Termos de uso do consumidor” e lá embaixo terá um botão de concordar, automaticamente você irá conseguir clicar no botão “Concordo”, feito isso clique em enviar.

Enviou todo o processo, irá aparecer o seu nome, uma vez que lhe parecer está tudo certo, você já possui um cadastro ativo no consumidor.gov.br.

Como fazer uma contestação no Consumidor.gov.br

Após isso você vai iniciar o processo de cadastro, digitando o nome da empresa que é a Shopee Brasil, você será direcionado para uma página onde tem os links e soluções com todas as informações.

Nesta página irá aparecer todas as reclamações do vendedor e do consumidor. A Shopee normalmente só responde as reclamações do vendedor, aqui é específico para os vendedores. 

Abri Reclamação na Shopee e Não Tive Resposta, o que fazer?

Então você irá clicar em “Registrar reclamação", terá o nome da empresa que a Shopee, procura a empresa para solucionar o problema você pode colocar sim, após isso informe como foi o contato, você irá descrever de fato o que aconteceu, se você foi respondido coloque e mesmo se não for coloque também.

Em como comprou/contratou, você vai colocar internet, em área é o seu nicho, então coloque qual a sua área. Já em assunto, você irá colocar os assuntos que você quer tratar com a reclamação do seu nicho, em problemas, você vai especificar. Irá parecer tantas informações do comprador, quanto do vendedor, então você precisa prestar atenção e ver qual o melhor caminho para você.

Caso não tenha o assunto da reclamação que você deseja, sempre coloque dificuldade de contato, porque de fato a Shopee não te respondeu. Abaixo, se você tiver nota fiscal, basta colocar ela, nos outros dois abaixo da nota fiscal também não precisa colocar nada.

E o mais importante, chegamos no mais importante de tudo, tudo que você colocar não tem tanta importância quantos neste tópico que é para você descrever a sua reclamação. Então você vai descrever tudo que você tem de reclamar, tudo que você precisa dizer para a Shopee e no último campo você vai dizer quais as solução que você espera que a plataforma realize. 

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SAIBA MAIS

Prazo para a Shopee responder uma solicitação de contato no Consumidor.gov

Uma vez que você preencheu tudo é só clicar em “Avançar” e sua reclamação estará aberta no site. Normalmente a Shopee responde em até cinco dias úteis essa reclamação, é mais ou menos o prazo que o site dá para a empresa responder e dificilmente a Shopee ela não vai responder para você.

Eu nunca precisei chegar a esse ponto, mas muitos alunos do meu treinamento que tiveram dúvidas, fizemos esse teste e todos tiveram a solução.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Contas banidas na Shopee? Evite que isso aconteça. Após o término deste artigo maravilhoso. Irei disponibilizar o link deste outro artigo, peço que você acompanhe também: Contas banidas na Shopee? Evite que isso aconteça!

Bom, e por hoje é isso empreendedor(a). Espero que você tenha estendido um pouco mais sobre esse assunto e espero que eu tenha te ajudado mais ainda. Fico por aqui e espero que você acompanhe o meu novo artigo amanhã.

FAQ

O que fazer se a Shopee não responder meu chamado dentro do prazo?

Se a Shopee não responder seu chamado dentro do prazo estabelecido (geralmente 48 horas úteis), você pode recorrer ao site Consumidor.gov.br para registrar uma reclamação. Este site é uma plataforma online onde as empresas têm a obrigação de responder às reclamações dos consumidores.

Qual é o prazo para a Shopee responder uma reclamação no Consumidor.gov.br?

Normalmente, a Shopee tem até cinco dias úteis para responder a uma reclamação registrada no Consumidor.gov.br. Este prazo é estabelecido pela plataforma e, geralmente, é respeitado pelas empresas.

Como faço para registrar uma reclamação no Consumidor.gov.br sobre a Shopee?

Para registrar uma reclamação no Consumidor.gov.br sobre a Shopee, você precisa acessar o site e preencher um formulário com as informações necessárias sobre o seu problema. Você deve descrever detalhadamente a reclamação e as soluções que espera da empresa.

Quais são os passos para registrar uma reclamação no Consumidor.gov.br sobre a Shopee?

  1. Acesse o site Consumidor.gov.br.
  2. Procure pelo nome da empresa Shopee Brasil.
  3. Clique em "Registrar reclamação" e preencha o formulário com suas informações.
  4. Descreva detalhadamente sua reclamação e as soluções desejadas.
  5. Envie a reclamação e aguarde a resposta da Shopee.

A Shopee responde todas as reclamações registradas no Consumidor.gov.br?

Sim, a Shopee tem uma equipe dedicada a responder as reclamações registradas no Consumidor.gov.br. A empresa geralmente responde dentro do prazo estabelecido pelo site, a fim de resolver os problemas dos consumidores.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.