Guia Completo de Como Vender na Shopee

Guia Completo de Como Vender na Shopee

shopee 29 de Dez de 2022

No artigo de hoje definitivamente você vai entender e aprender de fato a vender na Shopee. Hoje você vai entender o porque faz poucas vendas ou pior, nem faz vendas e na sua contramão tem vendedores vendendo muito.

É muito fácil você se tornar um vendedor na Shopee e começar a postar os seus anúncios. Além disso, o processo de venda e compra entre você e o cliente também é muito prático. Tudo é feito dentro da plataforma, desde o pagamento até o rastreamento da sua encomenda.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre O guia completo de como vender na Shopee:

O poder das vendas na Shopee 

O que eu irei explicar aqui tem o poder de transformar, tem um poder de mudar a vida de muitas pessoas. Tenho certeza que se você pegar esse conceito e aplicar, é certeza que em um intervalo de tempo, sua vida vai mudar drasticamente dentro da Shopee.

Formas de vender na Shopee

Para começar você precisa entender três coisas básicas do Marketplace. A primeira coisa, você precisa entender que a Shopee é um Marketplace, logo a sua concorrência é enorme, para você se destacar, você precisa ter um diferencial. E normalmente é o preço. 

Lembrando que não necessariamente você precisa ter o menor preço, mas você precisa ser competitivo. A segunda coisa é, todo e qualquer produto tem a sua procura, mas é óbvio que existem produtos mais procurados do que outros e você precisa ter esse tipo de produto na sua vitrine.

O terceiro, você pode ganhar na peça ou no volume. Ou seja, você pode vender menos ganhando mais na peça ou vender mais e ganhar menos na peça.

No Marketplace é mais rentável e não somente isso, a sua chance de crescer aumenta muito quando você trabalha no volume. 

Grupos na Shopee 

Pense comigo, temos três grupos, no primeiro grupo eu tenho um produto com pouca procura e não tenho preço competitivo. No segundo grupo, eu tenho um produto com pouca procura e tenho um preço competitivo. No terceiro grupo, temos um produto muito procurado e não tenho preço competitivo. O quarto e último deles, tenho um produto muito procurado e tenho um preço competitivo.

Você que está acompanhando este artigo, certamente está entre o grupo um e o grupo três, dificilmente alguém que está no grupo quatro vai parar para acompanhar e ler este artigo, pois ele se encontra no melhor cenário possível ou ele já sabe o que fazer para resolver quando estiver nos outros grupos. Irei falar sobre cada grupo e como você deve resolver quando um produto seu estiver em uns dos grupos. 

E para fazer isso irei usar uma meta, e ela vai ser atingir trezentos pedidos por dia.

Grupo 1

Eu tenho um produto pouco procurado e não tenho um preço competitivo, esse é o pior cenário para um vendedor. Você tem um produto que dificilmente tem o interesse de comprar e quando tem, você não é competitivo na questão de preço, qual seria a chance de você vender isso? Praticamente zero.

Aqui você precisa trabalhar em algumas frentes, o primeiro é entender o porquê você não tem um preço competitivo. Ah, Cauê, eu não vou trabalhar para ganhar menos de 50, 40 ,30 porcentos. Me perdoe, mas você está no lugar errado e perdendo o seu tempo, vai para uma loja virtual, física.

Para você ter uma noção, 20 por cento de imagem dentro do Marketplace é considerado alto, tem produtos que eu ganho 8, 10, 12 por cento e tem produtos que eu tenho que empatar, só para engajar. Se você discorda não tem problema, mas isso não é para você.

Tenho margem baixa, o que eu posso fazer? Nesse caso você precisa ver alguma forma de diminuir o seu custo, por exemplo, eu pego em loja? Então passa a pegar do fornecedor. Eu pego do fornecedor? Passa a pegar da fábrica. Ah eu pego da fábrica, então passa a fabricar ou importar da China.

Por exemplo, um filtro de café inox pequeno, na fábrica ele está custando um valor de R$48,80, agora da China custa apenas $2,5 dólares, que é R$11,75. 

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Cuidado ao baixar a sua margem e ficar negativo

Lembre-se, ao diminuir a sua margem para ser competitivo, você deve ter o máximo de cuidado para não ficar negativo. 

Uma alternativa para você é procurar produtos de alta procura e ser competitivo, esse aqui é o melhor que você pode fazer. 

Grupo 2

Eu tenho um produto pouco procurado e tenho preço competitivo. Aqui provavelmente você faz uma venda ou outra, ou no melhor cenário tem uma consistência de vendas diárias, mas ainda vende pouco por dia. Isso também tem alternativas, basicamente são duas.

Você pode adicionar mais produtos. Ou seja, você tem um produto que faz 20 vendas por dia, se você tiver 15 produtos diferentes e cada um fizer 20 vendas por dia, você terá 300 vendas por dia e essa é a nossa meta. 

Vale ressaltar que se você tiver mais investimento em estoque, você precisa ter. Outra alternativa, é procurar produtos que você consiga ir para o grupo 4.  

Grupo 3

O grupo três, eu tenho um produto muito procurado e não tenho um preço competitivo. Aqui eu não consigo dizer quem vende mas, se é a pessoa que está nesse grupo ou no grupo 2, mas o que eu vejo de vendedor com produtos de alta procura e que não é competitivo, e o pior de tudo é porque não gosta de trabalhar com margem baixa.

Aqui eu não tenho muito o que dizer, se o problema é a margem, você precisa diminuir. Basta você seguir o processo que eu expliquei no grupo 1. Então sempre mantenha o foco em crescer, não ache que a sua batalha está vencida. 

Grupo 4

Eu tenho um produto muito procurado e tenho um preço competitivo. Esse é o melhor cenário possível para um vendedor da Shopee, aquele que está rindo à toa e provavelmente a sua vida financeira já tenha mudado drasticamente. E certamente já recebeu um convite da Shopee para que um gerente de vendas cuide da sua conta.

Proporcionando muitas ofertas, bens e mais. Principalmente em grandes ofertas como as Spike days, ofertas relâmpagos, etc. Você não deve dormir no ponto, achar que a batalha está vencida, procure melhorias em sua empresa e não tenha medo de expandir, investindo o que for necessário para agilizar o seu processo.

Eu não conheço outra maneira de absorver o crescimento, esse é o melhor jeito para crescer na Shopee. Existem outros caminhos, usar o Ads da Shopee ou até mesmo o Ads de fora, como o Facebook, Google, enfim. É válido usar isso quando você tem condições para investir, mas isso deve ser lido até a segunda página.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre O que é necessário para vender na Shopee?. Então após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro para você acompanhar e ficar por dentro do assunto: O que é necessário para vender na Shopee?

E por hoje é isso meu empreendedor(a). Espero que você tenha aprendido um pouco sobre esse novo assunto e que você consiga vender mais na plataforma. Bom, fico por aqui e espero você no artigo de amanhã.

FAQ

1. Como me cadastrar como vendedor na Shopee?

Para se cadastrar como vendedor na Shopee, acesse o site da Shopee, clique em "Tornar-se um Vendedor", e siga as instruções para criar uma conta, preencher suas informações pessoais e empresariais, e adicionar seu primeiro produto.

2. Por que minhas vendas na Shopee são baixas ou inexistentes?

Existem várias razões pelas quais suas vendas podem ser baixas:

  • Preço não competitivo: Produtos com preços altos em relação à concorrência não atraem compradores.
  • Produtos de pouca procura: Se os produtos não são populares, as vendas serão menores.
  • Visibilidade baixa: Sem otimização de anúncios, os produtos podem não aparecer nas buscas dos compradores.

3. Como posso tornar meus produtos mais competitivos?

Para tornar seus produtos mais competitivos:

  • Preço: Ofereça preços competitivos, mesmo que isso signifique trabalhar com margens de lucro menores.
  • Descrição e Imagens: Utilize descrições detalhadas e imagens de alta qualidade para atrair compradores.
  • Promoções e Descontos: Use promoções e descontos para atrair mais clientes.

4. Como encontrar produtos populares para vender na Shopee?

Para encontrar produtos populares:

  • Pesquise tendências: Use ferramentas como o Google Trends e a seção "Mais Vendidos" na Shopee.
  • Análise da concorrência: Observe os produtos que os concorrentes estão vendendo bem.
  • Categorias populares: Foque em categorias que geralmente têm alta demanda, como eletrônicos, moda e beleza.

5. O que fazer se meu produto é pouco procurado e eu não tenho um preço competitivo (Grupo 1)?

Se você está no Grupo 1:

  • Reveja sua estratégia de preços: Tente reduzir os custos, como comprar diretamente de fornecedores ou importar da China.
  • Diversifique seus produtos: Adicione novos produtos à sua loja que possam ter maior demanda e melhor competitividade de preço.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.