Contas banidas na Shopee? Evite que isso aconteça!

Contas banidas na Shopee? Evite que isso aconteça!

shopee 26 de Dez de 2022

Recentemente na Shopee houve uma onda de contas bloqueadas, no artigo de hoje vamos conversar sobre isso e principalmente o que ocasiona o bloqueio das contas.

Infelizmente muitos sellers da Shopee tiveram a sua conta bloqueada, a plataforma implementou um novo sistema muito mais ativo, ele observa o movimento de cada conta. Por exemplo, ele vê como você está respondendo o chat do cliente, se você passar contato, telefone, se você acaba citando algum outro marketplace.

O sistema de anúncio da Shopee também melhorou, ela consegue identificar um produto falsificado com muito mais facilidade do que antes, enfim. Agora existem muitos motivos que ocasionam a suspensão da sua conta.

Então iremos conversar muito sobre esses motivos e como você pode corrigir eles. E se caso você teve a sua conta suspensa na plataforma, como você pode tentar reverter esta situação.

Mas antes de começar o artigo, para você que prefere absorver o conteúdo de uma forma diferente, irei disponibilizar um link do vídeo que falo tudo sobre As contas banidas na Shopee e como você pode evitar que isso aconteça: 

Onda de banimentos de contas na Shopee

Devido a essa onda de banimentos na Shopee, que muitos seguidores e até mesmo meus alunos do meu treinamento vieram me procurar para saber como resolver este problema ou até mesmo porque foi banido na plataforma.

E verificando os casos, identifiquei algo muito importante que aconteceu que você também pode ser banido e daqui a pouco irei comentar sobre isso aqui. Então antes de falarmos sobre esse assunto que você deve evitar, porque você pode ser banido mesmo não fazendo o errado.

Muitas contas foram banidas e depois foram reativadas por um simples erro do sistema, e você pode estar cometendo esse erro também.

Soluções para evitar que isso aconteça

Quais as soluções que você deve tomar se caso a sua conta foi banida. Assim que a Shopee suspender a sua conta, você receberá um email automático da plataforma e nele estará relatado o motivo da suspensão. 

Se de fato você infringiu os termos da Shopee, por exemplo, você vendeu um produto proibido que não deveria vender, então infelizmente neste caso não tem o que fazer. Não adianta abrir algum chamado para fazer uma segunda avaliação, tentar reativar, ou seja, pedir alguma ajuda da Shopee, nada disso irá mudar e você só irá gastar tempo e energia a toa.

Recomendo que você crie uma outra conta em outro CPF ou em um outro CNPJ e não cometa os mesmos erros.

Teve alguns casos que a Shopee não enviou nenhum email dizendo qual era o motivo da punição e normalmente quando não houve esse email com o motivo, a maioria dos sellers conseguiram reativar, porque na maioria das vezes foi algum erro da própria plataforma. Ou melhor, a Shopee encontrou algo estranho e para proteger a conta ela acabou bloqueando.

O que fazer se a Shopee não entrar em contato

Caso você não tenha recebido o email da Shopee, uma vez que você clica em “Entrar” irá aparecer uma informação que a sua conta está suspensa e que você não irá conseguir conectar nela. Mas se você acha que a suspensão foi indevida, terá um formulário para você clicar.

Então você irá clicar e preencher este formulário, que basicamente é o suporte da Shopee. Preenchendo o formulário tudo certinho, em até 48 horas a plataforma vai liberar sua conta e vai dizer qual foi o motivo.

Erro que muitos cometem

Um assunto que queria muito conversar com você sobre a maioria das pessoas que tiveram sua conta suspensa é porque ela tinha o hábito de ficar conectando e desconectando com muita frequência. Então por exemplo, você conectava de uma máquina, conectada em outra, ou seja, tinham várias máquinas e ip logadas na mesma conta de internet diferente.

Então a Shopee identifica isso como algo suspeito, assim suspendendo a conta e verificando tudo certinho. Por exemplo, se não houve um roubo da conta, ou algo aconteceu depois que a Shopee recebeu os seus dados e depois ela irá liberar.

Evite ao máximo isso 

Evite ao máximo ficar conectando e desconectando, por isso que eu sempre falo, se você tem mais de uma conta, utilize em navegadores diferentes ou perfil diferente, para não ficar nessa de logar e deslogar, porque nesta o sistema da Shopee percebe e este sistema não tem a inteligência.

Então ele irá bloquear a sua conta, e aí você terá que entrar para desbloquear. Uma outra coisa é você ficar conectando em vários lugares, da sua casa, da sua empresa, na casa da sua mãe, enfim. Nessa de ficar conectado em mais de dois a três máquinas e com muita frequência também pode ocasionar esse antifraude da plataforma. 

Termo de serviço da Shopee

Mas algumas pessoas também não receberam o email da Shopee e ela responde dizendo a seguinte mensagem: Somos do suporte Shopee e após análise, foram identificadas algumas atividades em sua conta que não estão dentro do acordo com nossos termos de serviço e por isso, a conta permanecerá desativada.

Conforme citado no item 5.3 dos termos de serviço da Shopee:

A Shopee pode e deve, por qualquer motivo, a seu devido critério e com ou sem aviso ou responsabilidade com você ou com terceiros: suspender imediatamente a sua conta e seu ID de usuário, remover ou descartar do site qualquer conteúdo associado a sua conta e ID de usuário, retirar quaisquer subsídios oferecidos a você, cancelar quaisquer transações associadas a sua conta e ID de usuário, segurar temporariamente quaisquer proventos de vendas e reembolsos, ou tomar quaisquer outras ações que considerar necessárias.

Tópico muito importante: Contas banidas na Shopee? Evite que isso aconteça!

Dentro da legislação da Shopee ela não pode reter temporariamente quaisquer proventos de vendas e se caso ela vier a fazer isso terá que pagar juros e correções sobre isso. 

Então primeiro ponto ela não pode reter temporariamente, mas se de fato o dinheiro é seu, basicamente o produto foi postado, chegou para o cliente, ele confirmou e a Shopee liberou esse valor. Isso ela já não pode segurar.  

Segundo ponto, a Shopee não pode por qualquer motivo a seu exclusivo critério e com ou sem aviso, sempre que ela toma alguma atitude que causa algum dano, ela é obrigada a dizer quais são os motivos. Isso acontecia muito no Mercado Livre, a plataforma recebeu muitos processos, eu mesmo já processei.

Então esses dois pontos a Shopee não pode fazer, ela precisa notificar e não pode temporariamente ficar com o seu dinheiro.

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SAIBA MAIS

Procedimento para reclamações na Shopee

Então se caso você entrou em contato e a Shopee fez isso, você irá acessar o site “Consumidor.gov.br”. Você irá fazer todas as reclamações neste site, irá relatar que foi suspenso na plataforma, que você abriu um formulário com tudo que aconteceu, a Shopee me respondeu dizendo que nao irá informar os motivo e retendo temporariamente os meus previdentes. E nunca se esqueça de printar todas essas telas, enfim. 

A Shopee irá responder neste site, se caso ela responder positivamente, não tem problema algum. Agora se ela não vier a responder positivamente, ação extrajudicial e depois acao judicial. 

Este mesmo procedimento aconteceu comigo no Mercado Livre, fiz todos esses procedimentos e a plataforma não veio a responder. Então entrei em contato com o meu advogado e ele entrou com uma ação extrajudicial. Este é o procedimento então.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala mais sobre como remover os pontos de penalidades. Se vier a despertar seu interesse, irei disponibilizar o link aqui: Shopee: Como remover pontos de penalidades - Guia Completo

E por hoje é isso empreendedor. Espero que tenha te ajudado com este artigo, fico por aqui e te espero no artigo de amanhã.

FAQ

O que tem causado a onda de contas bloqueadas na Shopee recentemente?

A Shopee implementou um novo sistema de monitoramento mais ativo que observa o comportamento de cada conta de vendedor. Isso inclui a forma como os vendedores respondem aos chats dos clientes, se compartilham informações de contato ou mencionam outros marketplaces, entre outros critérios.

Quais são os motivos que podem ocasionar o bloqueio de uma conta na Shopee?

Existem diversos motivos que podem levar à suspensão de uma conta, como a venda de produtos proibidos, a prática de atividades não permitidas nos termos de serviço da Shopee ou o uso inadequado do sistema de anúncios.

O que fazer se a minha conta na Shopee for bloqueada?

Se a sua conta for suspensa, você receberá um e-mail automático da Shopee com o motivo da suspensão. Se você acredita que a suspensão foi indevida, pode preencher um formulário de suporte disponível na plataforma. Se não houver resposta ou se considerar injusta, você pode buscar ajuda em órgãos de defesa do consumidor ou mesmo recorrer à via judicial.

Quais são os erros comuns que os vendedores cometem e que podem levar ao bloqueio da conta?

Um erro comum é ficar conectando e desconectando frequentemente da conta, especialmente de diferentes dispositivos ou endereços IP. Isso pode ser interpretado como atividade suspeita pela Shopee e resultar no bloqueio da conta.

Como posso contestar uma suspensão injusta da minha conta na Shopee?

Se você acredita que a suspensão da sua conta foi injusta, pode registrar reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, como o "Consumidor.gov.br". Além disso, é importante documentar todas as comunicações com a Shopee e estar preparado para buscar assistência legal, se necessário, para resolver a situação.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.