Como Funciona as Métricas do Shopee Ads

Como Funciona as Métricas do Shopee Ads

shopee 10 de Abr de 2023

Entendendo as métricas do Shopee Ads. Definitivamente, neste artigo você vai entender e interpretar as métricas do Ads. Se você quer ser lucrativo dentro do Shopee Ads, acompanhar esse artigo por completo é obrigatório.

Gostaria de lembrá-los que esse artigo faz parte da nossa sequência de artigos, onde de fato, você vai aprender a não somente manusear o Ads, mas ser muito lucrativo com ele.

Entender e interpretar as métricas do Ads é tão crucial, que na minha opinião é o mais importante que você deve saber. Afinal, é através delas que você definitivamente vai saber se o seu anúncio está performando ou não.

Ou seja, se o seu anúncio é lucrativo ou não. Além disso, se o seu anúncio não for lucrativo, você vai identificar qual o erro que está causando isso. E através dessa identificação, você vai tomar as medidas necessárias para corrigir.

Porque se um erro persistir e você não sabe de onde vem esse erro, você não vai saber solucionar. Você só vai saber solucionar, se primeiramente você detectar o erro, achar o erro, aí, sim, você vai fazer as tratativas para corrigir.

Assim, você vai entender que o mais importante dentro do Ads é saber ler as métricas e saber que cada uma faz dentro da engrenagem, porque existe uma engrenagem, e cada métrica faz parte desse contexto para que ela rode fluentemente.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Quero disponibilizar um vídeo com excelente conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre As métricas do Shopee Ads:

Por que a importância das métricas no Shopee Ads

Mas, Cauê, por que as métricas são importantes? Elas são importantes para você monitorar o desempenho de seus anúncios e melhorá-los com base nas informações que as métricas proporcionam para você.

Ou seja, como você vai saber se um anúncio está indo bem ou não? É através das métricas. E se por algum motivo ele não estiver indo muito bem, como você vai identificar o erro e solucionar? É através das métricas.

Então, conhecer as métricas é fundamental para o seu sucesso, se você não conhece, se você não sabe o que está fazendo, você dificilmente vai conseguir ter êxito utilizando o Shopee Ads.

Por isso, é extremamente importante que você acompanhe esse artigo quantas vezes forem necessárias, para que você, de fato, aprenda a ler as métricas, e através disso, você vai saber se o seu anúncio está performando ou não.

Divisão das principais métricas de desempenho da Shopee

Existem diversas métricas dentro do Shopee Ads, eu particularmente gosto de dividir em 3 grupos principais, onde você consegue metrificar o desempenho do seu Ads. Então, eu separo em 3 partes, que é o engajamento, a conversão e o investimento.

Ou seja, o engajamento é utilizado para exibir se os seus compradores estão visualizando ou clicando nos seus anúncios de Ads. E dentro do engajamento, a gente tem 3 métricas, impressões, cliques e CTR.

Depois do engajamento, temos a conversão. Essas métricas são utilizadas para mostrar como seus anúncios estão gerando retorno, ou seja, se você está vendendo, como, por exemplo, quantas unidades estão sendo vendidas, qual o faturamento gerado com essas vendas, entre outras. Dentro da conversão, temos 4 métricas, pedidos, conversões, itens vendidos e VBM, que nada mais é do que o valor bruto da mercadoria.

Por último, temos o investimento. Essas métricas exibem o valor que você está gastando com os seus anúncios em Shopee Ads e o quanto está ganhando com esse investimento. Desta forma, é possível controlar gastos e entender melhor o retorno do investimento de forma prática e transparente.

E dentro temos 3 métricas, despesas, ROAS (retorno sobre o investimento em Ads) e o ACOS (custo de publicidade das vendas).

O que é impressões no Shopee Ads?

Então, ao nível geral, vamos começar a entender as estatísticas ou métricas da Shopee. O primeiro ponto que vamos observar são as impressões.

Então, ao lado esquerdo, temos as impressões, e o que são elas? Basicamente, é quando o seu anúncio é mostrado para quem tem interesse. Ou seja, digamos que o consumidor foi a Shopee e fez a pesquisa do seu produto, por exemplo, celular, assim você vai usar o Ads para esse anúncio.

Com isso, quando a pessoa digitar na barra de pesquisa por seu produto, o seu anúncio irá aparecer para ela. Uma vez que aparece para ela, conta como uma impressão.

O que são os cliques no Shopee Ads? 

Ao lado, temos os cliques, para que a pessoa clique no seu anúncio, primeiramente ele precisa aparecer. A pessoa digitou pelo celular, pesquisou e apareceu o seu anúncio, ela pode clicar ou não em seu anúncio.

Se ela clicar em seu anúncio, a gente contabiliza como um clique.

O que é CTR no Shopee Ads?

Ao lado dos cliques, temos o CTR. O CTR vai te trazer em porcentagem a proporção entre impressões e cliques, por exemplo, eu tive 100 impressões, e dessas impressões 5 clientes clicaram.

Ou seja, o meu CTR é de 5%. Vale ressaltar que, um CTR a partir de 1,5%, significa que o anúncio está engajado. Agora abaixo disso, ele não está tão engajado assim, e soluções você precisa tomar.

Assim, finalizamos a primeira parte, o engajamento, sendo as impressões, os cliques e o CTR. Depois do engajamento, vamos para a segunda parte, sendo a conversão. Ou seja, para você ter conversão, você primeiro precisa ter engajamento.

E as conversões ficam em pedidos, conversões, itens vendidos e VBM. Então, vamos entender um pouco sobre eles.

Como Funciona as Métricas do Shopee Ads
Como Funciona as Métricas do Shopee Ads

O que são os pedidos no Shopee Ads? 

Ao lado do CTR, temos os pedidos, e o que significa isso? Os pedidos, basicamente, mede o número de pedidos feitos por compradores contendo os produtos, anúncio ou outros produtos de sua loja, dentro de 7 dias de um clique no anúncio.

Então, os pedidos são todos os pedidos gerados que vieram através do Ads.

O que são as conversões no Shopee Ads? 

Ao lado de pedidos, temos as conversões realizadas, e o que seria isso? Se um comprador clicar em vários produtos anunciados e compra vários produtos da loja em único pedido, cada produto anunciado obtém uma conversão. Além disso, o último anúncio clicado possui uma conversão de todas as outras vendas dos produtos de sua loja no mesmo pedido.

O que é os itens vendidos no Shopee Ads? 

Do lado de conversões, temos os itens vendidos, o que seria isso? Os itens vendidos medem a quantidade total do produto anunciado e outros produtos comprados em sua loja. Então, digamos que o cliente foi em seu anúncio comprou 4 unidades, neste caso, vai contabilizar 4 unidades.

Com isso, outro cliente comprou através do seu anúncio, o produto A e B, dois produtos, com eles são 6 itens vendidos. Aqui conseguimos desmembrar os pedidos, as conversões e os itens vendidos.

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O que é VBM no Shopee Ads? 

E por último temos o VBM, basicamente ele mede o valor total gerado pelos compradores com a compra dos produtos anunciados e de outros produtos da sua loja no prazo de 7 dias após um clique no anúncio. Então aqui, ele vai te somar tudo o que foi vendido e trazer como o VBM.

Como funciona o ROAS e o ACOS no Shopee Ads? 

Como Funciona as Métricas do Shopee Ads
Como Funciona as Métricas do Shopee Ads

Agora, vamos falar um pouco sobre o ROAS e ACOS. O ROAS, basicamente, vai trazer em proporção o seu investimento versus retorno.

O ROAS indica o retorno de todos os seus gastos com publicidade, assim, medindo a receita gerada pelo anúncio a partir das vendas das mercadorias de sua loja em relação a cada real investido no seu anúncio.

Ou seja, ROAS = VBM + Despesa, por exemplo, se o VBM gerado por seu anúncio for R$1.000 e a despesa do seu anúncio for R$100, seu ROAS será 10.

Já o ACOS é um pouco diferente. Ele mede a porcentagem de seu investimento com publicidade em relação à receita gerada por seu anúncio com as vendas das mercadorias da sua loja.

Ou seja, ACOS = Despesa + VBM x 100%, por exemplo, se a despesa do seu anúncio for de R$3.000 e o VBM gerado pelo seu anúncio for de R$10.000, seu ACOS será de 30%.

Leia também: Como Aumentar as Conversões na Shopee

Por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido mais sobre as métricas do Ads.

FAQ

Por que as métricas são importantes no Shopee Ads?

As métricas são essenciais para monitorar o desempenho dos anúncios, identificar erros e tomar medidas corretivas. Elas fornecem insights sobre o sucesso ou fracasso de uma campanha publicitária, permitindo ajustes para melhorar o desempenho e a lucratividade

Quais são as principais categorias de métricas do Shopee Ads?

As métricas do Shopee Ads podem ser divididas em três categorias principais: engajamento, conversão e investimento. Cada categoria fornece informações importantes sobre diferentes aspectos do desempenho da campanha publicitária.

O que são as métricas de engajamento no Shopee Ads?

As métricas de engajamento, como impressões, cliques e CTR (taxa de cliques), indicam a interação dos compradores com os anúncios. Elas mostram quantas vezes o anúncio foi exibido, quantas vezes foi clicado e a taxa de cliques em relação às impressões.

Quais métricas compõem a categoria de conversão no Shopee Ads?

As métricas de conversão incluem pedidos, conversões, itens vendidos e VBM (Valor Bruto de Mercadoria). Elas mostram o número de pedidos feitos, o número de conversões realizadas, a quantidade de itens vendidos e o valor total gerado pelas vendas.

Como são calculados o ROAS e o ACOS no Shopee Ads?

O ROAS (Retorno sobre o Investimento em Anúncios) é calculado dividindo o valor total das vendas (VBM) pela despesa com publicidade. Já o ACOS (Custo de Publicidade das Vendas) é calculado dividindo a despesa com publicidade pelo VBM e multiplicando por 100 para obter a porcentagem. Ambos os indicadores fornecem insights sobre a eficácia do investimento em publicidade em relação ao retorno financeiro.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.