Investi 2 mil reais e Faturei 174 Mil no Mercado Livre?
Investi R$2.800 e faturei R$174.852 mil reais no Mercado Livre, vendas brutas no mês de outubro. Hoje, neste artigo irei te mostrar como fiz isso, quais as estratégias validadas que a gente utiliza para chegar nesse faturamento.
Então, hoje vou te mostrar um exemplo prático do que eu fiz para faturar 174 mil no Mercado Livre investindo somente 2800 no Mercado Livre Product Ads. Vou trazer todas as estratégias do Product Ads, mas também o que precisa ser feito na sua conta para que isso aconteça.
Porque é todo um conjunto de trabalho que vai fazer com que você chegue a esse faturamento, e eu vou trazer essas estratégias. Inclusive, vou deixar um ponto de muita atenção nesse conteúdo. Então, te convido a ficar comigo até o final e ler tudo.
Importância dos anúncios profissionais no Mercado Livre
Antes de realmente a gente ir para as estratégias, um primeiro ponto que precisamos conversar é sobre os seus anúncios, eles realmente precisam ser profissionais. Eu sempre falo aqui, porque realmente os seus anúncios precisam ser bem feitos.
Ah, mas, Cauê, o que seria um anúncio bem feito? Você tem que ter uma foto, a primeira foto estilo, você precisa ter outras fotos ambientadas trazendo os benefícios do produto, mostrando o que lhe traz benefícios, qual o diferencial do produto.
Não somente uma foto chapada do produto, não, você tem que persuadir nas fotos, você tem que trabalhar gatilhos mentais, trazer autoridade. Você precisa ter um título persuasivo, além de trabalhar as palavras-chave que irei falar daqui a pouco, você precisa ter gatilhos neste título.
Mas, você precisa ter o preenchimento do produto, porque senão o algoritmo te penaliza. Além disso, você precisa ter uma descrição perfeita, uma descrição com início, meio e fim. E o que precisa ter nela? Tudo sobre o seu produto, basicamente é isso, você vai preencher todas as características do seu produto.
Após fazer isso, você vai chegar nas estratégias, porque não adianta nada ter um anúncio mal feito e aplicar estratégias, uma coisa sempre vai complementando a outra, o conjunto disso tudo que irei falar que vai fazer com que você cresça no Mercado Livre.
Trabalhe nas palavras-chave mais buscadas no Mercado Livre
A primeira estratégia, antes de qualquer outra que vou trazer aqui, é você trabalhar as palavras-chave mais buscadas. Você precisa utilizar ferramentas como planejador de palavras-chave do Google Trends ou o próprio tendências do Mercado Livre, para entender quais são as palavras-chave mais buscadas, como os clientes estão buscando dentro do marketplace aquele tipo de produto.
Então, você tem que encontrar essas palavras-chave, fazer esse trabalho para você utilizar elas nos títulos. E com isso, um ponto de muita atenção, porque tem a estratégia de replicar diversos anúncios com esses títulos diferentes para que você possa testar.
Porém, na hora de replicar você não pode esquecer esses anúncios, muitas pessoas criam diversos anúncios e até de forma errada, eles saem criando vários anúncios achando que vai dar certo. E não, a ideia é que você encontre as palavras-chave mais buscadas e teste isso nos títulos.
Você vai verificar aquele anúncio e ver como ele vai performar em relação à visita com aquele título que criou e sim, dentro de 30 a 60 dias, aquele anúncio não teve visitas e vendas, você vai excluir ele, você não vai esquecer ele.
Porque se você esquecer ele, basicamente ele vai atrapalhar a sua conta, o algoritmo no Mercado Livre leva muito em conta, é a conversão global da sua conta.
O que é a conversão no Mercado Livre?
E o que é a conversão? Basicamente é a relação entre quantidades que entraram no seu anúncio e compararam. Então, quanto maior a conversão global da sua conta, maior a sua pontuação com o algoritmo para se posicionar organizadamente.
Anota aí então, um dos grandes segredos para você vender muito dentro do Mercado Livre, é você conseguir posicionar os seus anúncios organicamente dentro do marketplace, porque você já vai ter uma demanda absurda que ele gera, e com as pesquisas que estão procurando aquele produto, você vai aparecer de certa forma organicamente.
Então, esse é um dos segredos, você conseguir trabalhar o algoritmo, estratégias para se posicionar organicamente. E conseguindo implementar isso, um anúncio bem feito, estratégia de publicação de anúncios com palavras-chave mais buscadas.
Lembrando que as palavras-chave você tem que trabalhar não só no título, mas também na descrição, porque você tem todo esse critério de SEO. Isso não é só no Google, dentro do Mercado Livre existe esse mecanismo de otimização.
Como posicionar os anúncios organicamente no Mercado Livre
Com isso, um ponto muito importante, mesmo após fazer isso tudo que falei, você precisa analisar a sua precificação, porque não adianta nada ter as estratégias perfeitas, se a sua oferta não condiz com o mercado.
Você tem ali um produto que todo mundo está vendendo por R$150 e você quer vender por R$250, não faz sentido, as pessoas simplesmente não vão querer comprar com você. Mas, quando a diferença é pouca, até que vai, porque você consegue trabalhar o valor e gatilhos mentais.
Mas, se a sua oferta não estiver alinhada, você simplesmente não vai conseguir vender. Outro ponto de atenção é realmente você ter a oferta alinhada, a precificação correta dos seus produtos.
Meus resultados com a publicidade do Mercado Livre
Na imagem acima você pode ver o faturamento de 174 mil no mês de outubro, esse faturamento só está crescendo mês a mês. Temos as unidades vendidas e o ticket médio, abaixo tem uma oscilação de vendas no gráfico.
Isso é normal, para qualquer nicho, ainda mais se você trabalhar com produtos que são sazonais, por exemplo, brinquedos, você vai ter um pico muito grande nas épocas do dia das crianças, black friday, você costuma ter um pico nos produtos mais buscados.
Então, tudo isso você vai conseguir enxergar nessa parte de vendas. E mais abaixo, temos as quantidades de visitas, vendas e a conversão. E neste, eu tive uma diminuição na quantidade de visitas, isso daqui, pode acontecer por diversos motivos.
O mercado busca pelas pessoas desses produtos ou nesse período, ou também em algum anúncio que estamos fazendo.
Como aumentar a conversão no Mercado Livre
E finalmente respondendo, como você faz para aumentar a conversão? Simples, você vai verificar se as suas palavras-chave daquele título, elas estão condizentes com pessoas que estão procurando aquele produto.
Por exemplo, muitas vezes você coloca palavras-chave como patinete, só que existe o patinete elétrico, e você vende um de criança, acaba que essa palavra-chave está atraindo pessoas erradas.
Esse é um primeiro ponto que você precisa olhar, as palavras-chave que você está colocando estão condizentes com o que as pessoas estão procurando, quando ele pesquisa, ele quer realmente encontrar aquilo? Depois disso, você também tem que entender as imagens.
Você pode pegar e trabalhar melhor essas imagens, trabalhar gatilhos mentais, a autoridade da empresa. Por exemplo, mostrando todos os lados do produto, colocando um vídeo do produto funcionando, etc.
Vale lembrar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre O segredo para consolidar a sua empresa no Mercado Livre. Caso você tenha interesse de acompanhar e ler esse artigo, irei deixar o link para acesso aqui: O Segredo para Consolidar a sua Empresa no Mercado Livre
E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido como vender muito no marketplace. E que a partir de hoje, você possa ter resultados igual ao meu.
FAQ
1. Por que é importante ter anúncios profissionais no Mercado Livre?
Ter anúncios profissionais é crucial para atrair clientes e aumentar as vendas. Fotos bem-feitas, títulos persuasivos, descrições detalhadas e preços competitivos são elementos essenciais para chamar a atenção dos compradores e persuadi-los a realizar uma compra.
2. Qual é a importância de trabalhar com as palavras-chave mais buscadas no Mercado Livre?
Trabalhar com palavras-chave populares ajuda a aumentar a visibilidade dos seus anúncios, pois eles são mais propensos a serem exibidos quando os compradores realizam pesquisas relevantes. Utilize ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google Trends ou o próprio tendências do Mercado Livre para identificar as palavras-chave mais buscadas.
3. Como posicionar os anúncios organicamente no Mercado Livre?
Para posicionar os anúncios organicamente, é essencial garantir que os anúncios sejam relevantes e atrativos para os compradores. Isso inclui utilizar as palavras-chave certas nos títulos e descrições, além de manter preços competitivos e oferecer um excelente serviço ao cliente.
4. Como aumentar a conversão no Mercado Livre?
Para aumentar a conversão, verifique se as palavras-chave dos seus anúncios são relevantes para o produto e para o que os compradores estão procurando. Além disso, trabalhe nas imagens dos produtos, utilizando fotos de alta qualidade e mostrando-as de diferentes ângulos, para atrair a atenção dos compradores e aumentar a confiança na sua marca.
5. Qual é a importância da precificação correta dos produtos no Mercado Livre?
A precificação correta dos produtos é fundamental para garantir que suas ofertas sejam competitivas no mercado. Preços muito altos podem afastar os compradores, enquanto preços muito baixos podem prejudicar a rentabilidade do seu negócio. Encontre um equilíbrio entre oferecer um preço atraente para os clientes e garantir uma margem de lucro adequada para o seu negócio.