Tratativas de Pedidos não Entregue na Shopee
No artigo de hoje vamos conversar sobre os pedidos não entregues pelas transportadoras ou pelos correios na Shopee. Definitivamente, é uma prática que você deve aplicar aí o que irei ensinar nesse artigo.
Você vai deixar de perder muito dinheiro fazendo isso. E ter uma boa prática que você deve aplicar no seu negócio, indiferente do tamanho que você se encontra atualmente, pequeno, médio ou grande.
Você precisa fazer isso, é uma prática que deve ser transformada em uma rotina, porque você não tem noção do quanto que é perdido em dinheiro se você não faz isso. E principalmente, antes de você solucionar, você precisa organizar os pedidos não entregues. Isso tudo vai ser falado hoje, então não perca nada.
Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Os pedidos na Shopee não foram entregues, como resolver?
Seja Organizado(a) na Shopee
No artigo passado, iniciamos um processo de solucionar ou organizar nossas devoluções e reembolsos. Agora, iremos falar sobre a falha na entrega e também, os pedidos que os clientes abrem reclamação por não recebimento.
E mais uma vez, não importa se você vai seguir esse meu processo que irei ensinar, tanto no artigo de ontem e no de hoje. Se você vai se adaptar ou se você segue outro método, etc.
O mais importante de tudo, é que você tenha um processo organizado na plataforma. Isso definitivamente vai fazer com que você pare de perder dinheiro indevidamente. E o que tem de vendedores que perdem dinheiro com esse tipo de reclamação e reembolso, porque não possui uma organização, que não pega as reclamações, eles tratam até o primeiro momento.
A importância de ser organizado(a) na Shopee
Por exemplo, eu vir na Shopee e pegar uma reclamação em aberto e responder, eu iniciei uma tratativa, mas eu não estou organizando isso. Então, ir até a primeira página não vai resolver o problema, porque o problema pode estar na segunda página, por exemplo, o cliente fala que não recebeu a mercadoria e ele recebeu, com isso, ele fica com dinheiro e a mercadoria e você sem dinheiro.
Ai não adianta reclamar que a Shopee não te reembolsou, por mais que a gente parte do princípio que isso deveria ser automático, ou seja, o cliente alega que não recebeu a mercadoria, a Shopee devolveu o dinheiro para o cliente e a mercadoria é entregue para ele, automaticamente esse ressarcimento deveria acontecer de forma automática.
Algumas vezes até acontece de ser automático esse processo, porém, nem sempre é assim. Você não pode deixar de fazer sua parte para contar que a plataforma faça para você, se ela não fizer você fez a sua, assim, você tem direito de cobrar os ressarcimentos.
Então, não adianta reclamar, se você não é bem organizado aí. É importante que você seja organizado.
Pedidos com falha na entrega na Shopee
Os primeiros pedidos que vamos conversar, é sobre os com falha na entrega. Todos os dias, para quem já vende na Shopee e quanto maior for o volume de vendas, maior o número de pedidos com falha na entrega.
Com isso, você vai começar a anotar esses pedidos com falha na entrega, pegar o ID do pedido e colocar em alguma planilha. Caso você não tenha nenhuma planilha, irei disponibilizar o link da minha planilha gratuita: Planilha Para Organizar Devoluções e Reembolsos.
Pegando a minha planilha você vai colocar o ID do pedido e na observação colocar falha na entrega. E em seguida, você vai observar o status do pedido, por exemplo, o pedido de devolução saiu do centro logístico, aqui se iniciou o período de devolução.
Com isso, você nos status da planilha e atualiza para pedido em falha na entrega - aguardando devolução. E o mesmo irei fazer com outro pedido do dia 13, esse pedido está em trânsito, ou seja, ele não está sendo devolvido sendo cancelado, e o status será aguardando devolução.
Pedidos em aguardar devolução na Shopee
Então, iremos fazer isso com todos os nossos pedidos e reclamações. Após inserir todos os pedidos, vamos pegar o ID deles e verificar se os pedidos foram devolvidos, se sim você vai atualizar na planilha.
Em seguida, você vai fazer uma filtragem, vai em status, clique em filtro e clique em filtro de novo, assim você vai criar um. Os devolvidos não me interessa saber, porque já devolveram, o que me interessa é os aguardando devolução, e aí, eu irei olhar pedido por pedido.
Como abrir uma reclamação na Shopee
Além de atualizar, você vai fazer essa filtragem. Após um mês, você faz a filtragem e ver um por um, aqueles que foram devolvidos você muda o status para devolvidos, aqueles que não você vai pegar o número de pedido de todos e abrir uma reclamação no chat da Shopee e no atendimento ao consumidor Shopee.
Então, você vai selecionar se é um vendedor ou comprador, no caso, somos vendedores, qual seria o principal assunto da sua solicitação, frete e entrega. Depois você vai colocar o nome de usuário, e-mail e vai selecionar o pedido.
Em seguida, iremos colocar ordem SN de entrada manual, você vai pegar um pedido e colocar nele. Após colocar, você vai voltar na planilha e colocar em Mais número de pedidos.
Abaixo você irá descrever o ocorrido, por exemplo: bom dia, segue o número dos pedidos que não foram entregues para o cliente e até o momento os correios ou as transportadoras não devolveram. Lembrando que esses pedidos já completaram um mês de postagem.
Você vai enviar isso para a Shopee e aguardar pelo suporte ou pelo chat. Se você for pelo chat, eles vão abrir um protocolo, e pelo atendimento ele já vai ser um protocolo. Assim, a Shopee vai iniciar o processo de verificar pedido por pedido.
Por isso que sempre falo, você precisa ser bem organizado, porque do outro lado tem um ser-humano e não sabemos como está o dia dele. Mas, o que eu quero dizer é? Quanto mais informações você preencher, quanto mais você facilitar a vida dele, melhor será para resolver o nosso problema.
Pedidos em reclamação por não recebimento na Shopee
E antes de finalizarmos, eu gostaria de contextualizar ou relembrar, sobre os pedidos que o cliente abre reclamação por não receber. Na ferramenta falha na entrega já é confirmado a falha, agora na devolução e reembolso não foi ainda, porque o cliente ainda não recebeu ou as transportadoras confirmaram o recebimento, mas o cliente alega que não recebeu. Por exemplo:
Então, iremos fazer o mesmo processo na planilha. A única coisa que muda, é que você vai precisar colocar o número da reclamação.
Porém, ao observar o pedido diz que foi entregue para o cliente, e vamos proceder como? Vamos colocar que o pedido não foi entregue e o cliente recebeu. Afinal, o pedido diz que foi entregue, mas o cliente alega que não recebeu.
No status vamos colocar em disputa, porque neste caso, iremos abrir uma disputa na Shopee, porque precisamos saber o que aconteceu.
Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre A nova ferramenta da Shopee Falha na Entrega. Após o término da leitura deste artigo, irei disponibilizar o link para que possa acompanhar também: Falha na Entrega - Nova Ferramenta da Shopee
E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado, e agora, você possa tomar as providências corretas em relação às reclamações e devoluções. Encerro por aqui, e claro, quero lembrá-lo que tem conteúdo novo todos os dias, não deixe de acompanhar o de amanhã.
FAQ
1. Por que é importante lidar com pedidos não entregues?
- Tratar pedidos não entregues de forma eficiente ajuda a evitar perdas financeiras e a manter a reputação do seu negócio.
2. Como ser organizado na Shopee para lidar com esses pedidos?
- Mantenha registros detalhados dos pedidos não entregues em uma planilha, incluindo o ID do pedido, status e observações.
3. Como identificar pedidos com falha na entrega?
- Monitore os status dos pedidos e anote aqueles que apresentarem problemas de entrega, como atrasos ou devoluções.
4. Como tratar pedidos com falha na entrega?
- Anote os IDs dos pedidos afetados e verifique se foram devolvidos. Se não, abra uma reclamação junto à Shopee para resolver o problema.
5. Como abrir uma reclamação na Shopee por não recebimento de pedidos?
- Identifique os pedidos em que os clientes alegam não terem recebido e abra uma disputa na Shopee para investigar o ocorrido.