Técnicas de Negociação Com Fornecedores na Shopee
No artigo de hoje vamos conversar sobre técnicas de como você conversa com o seu fornecedor ou fabricante para diminuir os custos. Então não perca nada deste artigo e acompanhe até o final.
Sempre trabalhamos para reduzir os custos! Sempre, um bom empreendedor trabalha sempre em 3 frentes, procurar novas opções, reduzir custos e melhorar o seu processo de expedição.
E hoje, vamos falar sobre o segundo pilar, reduzir os custos, a maior redução de custo que podemos ter, é, de fato, diminuindo o valor de compra da mercadoria que vendemos.
Mas antes de começar esse artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo para aquelas pessoas que preferem absorver um conhecimento melhor de uma forma diferente, segue o link do vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre Técnicas de negociação com fornecedores para vender muito na Shopee:
A importância de viver a realidade
Uma coisa que sempre falei em alguns artigos, eu vou voltar a repetir, o mais importante de tudo é você viver a realidade daquilo que você está fazendo. Quando você vai procurar um produto, por exemplo, uma blusinha básica para vender, você vai encontrar os fornecedores ou fabricantes, dificilmente você vai achar de imediato um bom preço.
Com isso, quando você vai comprar na Shopee, pô, a pessoa vende tão barato assim, ela vende esse produto de graça ou está queimando estoque. Não, você precisa entender que se você fez 15 minutos de pesquisa e encontrou um fornecedor que vai te fazer por R$20 a mercadoria, e na Shopee a pessoa está vendendo por R$23, significa que você tem 15 minutos de experiência naquele produto.
Já aquela pessoa que está vendendo barato, ela tem às vezes semanas, meses, anos de experiência. Então não tem como comparar, ela passou por esse processo que você está passando hoje, e hoje se ela tem valor muito competitivo, é porque ela se deu o trabalho lá no começo de diminuir sua margem de lucro, de diminuir um pouco daquilo que ela poderia receber para entrar nesse mercado, de começar a vender e comprar.
Oportunidades vão surgir e portas vão se abrir
E conforme você for vivendo a realidade, oportunidades vão surgindo, portas vão se abrindo, você vai começar a encontrar outros fornecedores que possuem o preço menor, o seu volume de vendas vai aumentar.
E comprando em maior quantidade você tem uma carta na manga para negociar preço, você também tem a possibilidade de abrir uma porta de pegar a mercadoria de uma fábrica, seja ela pequena, média ou até mesmo grande.
Ou melhor ainda, vivendo essa realidade, você tem a possibilidade de começar a fabricar aquele produto. Porém, para isso tudo acontecer, você precisa se dar o trabalho de viver, entrar, ganhar experiência. E muitas vezes você vai precisar abrir mão da sua margem de lucro. Uma vez que você entende isso, a gente parte para a segunda parte.
Como realizar a abordagem ao fornecedor
Agora partimos para a segunda parte, sendo a primeira abordagem com o fornecedor ou fabricante. Eu mesmo, fabrico a maioria dos produtos que vendo na Shopee, os principais produtos eu que fabrico.
Mas, por questões de estratégia e redução de custo, quando eu quero subir um novo produto, eu não começo a fabricar ele, eu começo a pegar do Brás. Se você estiver no Ceará, você pode ir em caruaru, enfim.
Você vai nos polos da sua cidade, no Rio de Janeiro tem ali o Novo Friburgo, Santa Catarina é muito forte em moda infantil, o Paraná é muito forte em roupa masculina, em São Paulo tem o interior de calçado que é muito forte. Franca, enfim.
Você vai e começa a comercializar o produto de um fornecedor ou fabricante, conforme o volume de vendas for aumentando, vai chegar um momento que você vai ter condição de fabricar aquele produto, é assim que faço.
Procure por fabricantes médios ou pequenos
Quando eu vou ao Brás e vou conversar com um fabricante que está vendendo um produto, normalmente eu sempre procuro fabricantes pequenos e médios, porque ele vai conseguir fazer um menor valor padrão do que um fabricante grande, muito grande no Brás.
Normalmente o custo dele é muito maior do que aquele pequeno, e pelo fato dele ter um custo muito maior, ele vai precisar aumentar o valor de venda dele para manter todo aquele processo, ou ele vai precisar vender muito para se igualar.
Mas, na grande maioria das vezes, o pequeno e o médio tem o menor valor comparado ao grande.
Então, o que eu faço? Me apresento, Cauê Oliveira, normalmente eu não digo onde eu vendo, por exemplo, eu vendo no Instagram, gostei dos seus produtos, queria comercializar, quantos você vende para mim? Ah eu faço por R$20 valor. Ou se eu pegar 50 peças no atacado, 200, ah eu faço por R$19.
Ai o que eu faço? Olha, eu quero validar o seu produto, uma vez que validar e vender muito, você tem a certeza que vamos vender mais de 2 mil unidades por mês, com isso, vou ao meu WhatsApp e mostrarei comprovantes de pagamento de um outros fabricantes do Brás.
E fala o seguinte: isso é o que eu vou pegando por semanas, 100 peças, 500 peças, 700 peças, e aí ele meio que fala "Peraí", se ele fizer isso, eu vou ganhar isso por semana? Então ele acaba diminuindo o valor, normalmente ele consegue tirar mais um pouco ainda.
E aí eu faço aquele trabalho que já ensinei muito aqui no blog, de começar a escalar o produto. Então essa é a abordagem que eu faço.
Planejamento e organização na Shopee
E por último, sempre tenha planejamento e organização. Então viver a realidade daquele produto, indiferente se sua margem for apertada, lá na frente você vai conseguir recuperar.
Depois, tenha uma abordagem com o fabricante ou fornecedor, algumas vezes ele consegue diminuir esse valor, se não diminuir não tem problema, viva a realidade. E agora, vem a parte de planejamento e organização.
Você precisa planejar, o que significa isso? Você precisa dar tempo para a sua conta crescer. Muitas pessoas quando estão começando a vender bem, elas começam a pegar muito dinheiro da empresa.
E no começo, é muito importante que você tente manter o máximo do seu lucro de volta, o máximo, por quê? É através do seu lucro que o seu caixa vai aumentar, que o seu fluxo de caixa vai melhorar, e assim você vai conseguir crescer muito bem organizado.
E conforme você for crescendo, o seu volume de vendas vai aumentar, e aí vem o que eu te falei agora pouco, você vai começar a ter uma carta na manga, sendo o volume. Você vai chegar no seu fornecedor e pedir 700 peças, mas, você tá vendendo 100 peças, vai e pega 500 peças, porque você sabe que vai vender em menos de 1 mês todo.
E você comprando no volume, você vai conseguir negociar com o fornecedor. Porém, para você conseguir comprar 500, 600, 700 peças, você precisa se organizar, ter um fluxo de caixa, para fazer essa reserva e começar a comprar em quantidade.
Procure por outros fornecedores
Comprando em quantidade, ele vai abaixar o preço. Caso ele não abaixar o preço, é muito importante que toda vez que você vai ao local de compra, procure por outros fornecedores daquele mesmo produto.
É importante você começar a encontrar outros fornecedores, por dois motivos. Uma para você sempre reduzir seus custos, porque sempre vai ter um fornecedor que vai fazer mais barato que o outro.
Segundo motivo, você precisa ter um backup, porque se por algum motivo algum fornecedor não tiver, o outro pode ter. Por exemplo, você pediu 500 unidades e ele não vai diminuir o valor, vai no segundo fornecedor e pede.
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E por hoje é só isso, empreendedor. Espero que você tenha entendido esse assunto novo, e que agora aprenda a abordar um fornecedor. Encerro por aqui, e claro, te espero no artigo de amanhã.
FAQ
1. Qual é a importância de viver a realidade ao lidar com fornecedores?
Viver a realidade significa entender que encontrar fornecedores com preços competitivos demanda tempo e experiência. Comparar seus preços com os de outros vendedores mais experientes ajuda a entender o mercado e a ajustar suas expectativas.
2. Como aproveitar as oportunidades que surgem ao lidar com fornecedores?
À medida que você ganha experiência e aumenta suas vendas, terá mais oportunidades de negociar preços com fornecedores. Comprar em maior quantidade pode abrir portas para negociações mais vantajosas e até mesmo para a fabricação própria do produto.
3. Quais são as técnicas para abordar fornecedores de forma eficaz?
Ao abordar fornecedores, comece com uma apresentação simples e direta, demonstrando interesse em comercializar seus produtos. Busque fornecedores médios ou pequenos, pois geralmente oferecem preços mais competitivos. Mostre-se interessado em estabelecer uma parceria de longo prazo e esteja preparado para negociar.
4. Qual é a importância do planejamento e da organização ao lidar com fornecedores?
Planejamento e organização são essenciais para garantir o crescimento sustentável do seu negócio. Mantenha um fluxo de caixa saudável para poder comprar em quantidade e negociar melhores preços com os fornecedores. Além disso, esteja sempre atento a novas oportunidades e a novos fornecedores para diversificar suas opções.
5. Por que é importante procurar por outros fornecedores ao lidar com negociações de preço?
Procurar por outros fornecedores é importante por dois motivos principais. Primeiro, sempre há a possibilidade de encontrar um fornecedor que ofereça preços mais competitivos, ajudando a reduzir os custos do seu negócio. Segundo, ter múltiplos fornecedores pode servir como uma estratégia de backup, garantindo que você tenha acesso aos produtos mesmo se um fornecedor enfrentar problemas de disponibilidade ou qualidade.