Será que a Shopee Limita a Conta com um Número de Vendas?

Será que a Shopee Limita a Conta com um Número de Vendas?

shopee 12 de Jun de 2023

Será que a Shopee, de fato, ela trava ou limita a conta para que você faça um número X de vendas por dia? No artigo de hoje vamos conversar sobre esse assunto, porque de tempos em tempos eu recebo essa dúvida se existe uma resposta e uma solução para isso. Por isso, acompanhe comigo esse artigo até o final.

Como eu já disse, de tempos em tempos eu recebo essa pergunta, seja nos comentários do YouTube ou no direct e na caixinha de perguntas do meu Instagram. Tenho a convicção que de cada 10 pessoas que acompanharem esse artigo, 4 vão se identificar com esse problema.

E de fato, é um problema que acontece com a maioria dos vendedores. E no artigo de hoje vou explicar por que isso acontece e como você resolve o problema.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles empreendedores que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como funciona o sistema de vendas por dia da Shopee:

A Shopee realmente limita as vendas?

Cauê, será que de fato, a Shopee limita os vendedores a vender X quantidades de vendas por dia? Ou fazer X quantidades de vendas por dia? E a resposta é sim. Porém, não é porque ela quer fazer isso, ou seja, ela não vai chegar e fazer, por exemplo, esse vendedor eu deixo fazer 100 vendas, esse outro vai fazer só 80 vendas e esse vai só fazer 10 vendas, não.

Na verdade, o próprio vendedor se limita a fazer aquela quantidade de vendas. Então, não é a Shopee, e sim o próprio vendedor que se limita a fazer aquelas vendas. Mas, como assim, Cauê, ele se limita? Eu não estou dizendo que é porque você quer, de fato, você está se limitando, porque não entendeu o que precisa ser feito para de fato, escalar as vendas. E você vai aprender isso agora.

Problema ao identificar o volume de pesquisa do seu produto na Shopee

Primeiro ponto que você precisa entender, para a gente destravar as vendas e escalar cada vez mais, é um processo. E a primeira parte desse processo é identificar o volume de pesquisa daquele produto.

Por quê? O que determina se aquele produto vai escalar no volume muito alto de vendas ou não, é a demanda dele, a procura dele. Por exemplo, se eu tenho um produto com 200 a 300 mil pesquisas por mês, eu vou ter um volume de vendas ou eu vou conseguir ter um volume de vendas.

Agora, se o meu produto tem 5 a 15 mil pesquisas por mês, eu vou ter outro volume, eu não vou conseguir competir. Porque a demanda ou a procura é o que determina o quanto você consegue escalar aquele produto.

Por isso que o primeiro passo é ver o volume de pesquisa, é identificar se você tem um produto com muita procura, sim ou não. Se você tiver, você vai fazer determinada ação e se não tiver, é outra ação que vai tomar. Então, o primeiro erro está aí.

Produtos com uma baixa procura na Shopee

Então, por exemplo, eu tenho um produto de baixa procura, eu não vou ficar gastando tempo e energia batendo em um produto que tenha pouca procura, eu não vou conseguir aumentar muito mais aquele produto.

Eu irei fazer uma analogia, você quer fazer um suco de laranja, pegou 2, descascou 1 e espremeu, ficou só o bagaço. Porém, você quer um pouco mais de suco, você vai pegar aquele bagaço e persistir? Se você fizer isso vai sair um pouco mais de suco, mas será que é o suficiente pele energia que você vai gastar, qual a lógica e o óbvio? Eu vou pegar outra laranja, porque vai ser mais fácil eu chegar aonde eu almejo.

E para escalar as vendas não é diferente disso. Então, se você tem um produto de baixa procura, para de ficar batendo nele e procure novos produtos e faça todo o processo pelo qual você vem fazendo para vender.

Por exemplo, chegou a 15 vendas por dia com aquele produto, pegue outros produtos e refaça o mesmo processo.

Não insista em produtos de baixa procura na Shopee 

Eu quero que você me diga qual a diferença de ter um produto que faça 100 vendas por dia, para 10 produtos que cada uma delas faz 10 vendas por dia? No final, eu vou ter a mesma quantidade de vendas.

Ou seja, 100 vendas. Então, se você trabalha com produtos de baixa procura e quer escalar as vendas, não fique batendo na tecla. Não fique achando que é preço, não fique achando que é capa, descrição, não fique procurando empecilhos para corrigir e ficar abstendo nesse produto. Refaça o processo com novos produtos.

Produtos de alta procura na Shopee

Agora, se você fez o volume de pesquisa e o seu produto é de alta procura, significa que ele tem margem para escalar. E se você não está escalando, você está falhando em algum ou em alguns aspectos do processo de vendas.

Taxa de conversão ideal da Shopee

Com isso, você primeiro precisa verificar isso. Então, o primeiro aspecto que vamos verificar é minha taxa de conversão. Se a minha taxa de conversão estiver abaixo de 1.65%, eu já sei o que preciso fazer.

Agora, se ela estiver acima disso, eu já sei o que fazer. Lembrando que a própria Shopee te mostra qual é a taxa de conversão de cada produto que você tem, ela mesmo te mostra isso. Se você tem um produto abaixo, você tem problemas no seu anúncio.

Porque a taxa de conversão mínimo recomendado é de 1,65%, ou seja, para uma média de 65 cliques eu preciso ter uma venda, indiferente se é orgânico ou Ads. Mas, essa é a taxa de conversão.

Se você estiver abaixo, você precisa resolver seu anúncio, algo nele está fazendo com que você não tenha essa taxa, pode ser o vídeo, carrossel de imagens, descrição, oferta, promoções, preço. Tudo isso tem artigos no blog explicando como isso funciona.

Taxa de conversão ideal da Shopee

Exposição para os seus anúncios na Shopee

Cauê, eu tenho uma taxa de conversa acima. Então, o problema não está no anúncio ou na conversão, o problema está na exposição. Você precisa gerar mais exposição para o seu anúncio.

Se você gerar mais exposição para o seu anúncio com essa taxa, as suas vendas vão aumentar, elas vão começar a escalar. Você gradativamente vai se posicionar no orgânico. Agora, se você tem baixo exposição e uma taxa de conversão abaixo, você precisa resolver os dois problemas.

Então, entende-se que a partir do momento que você sabe onde está o problema e como resolver ele, você vai gastar tempo e energia executando aquilo. Não adianta ter uma taxa de conversão baixa e muita exposição.

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Diferença de uma taxa de conversão baixa e alta na Shopee

Eu tenho uma taxa de conversão de 10%, por exemplo. No outro exemplo, eu tenho uma taxa de conversão de 5%. Se eu tiver 100 cliques em cada um, olha a diferença de resultado, na taxa de conversão de 10%, eu vou ter 10 vendas e no outro eu vou ter 5 vendas.

Ou seja, isso significa o quê? Quanto mais for minha taxa de conversão, menos cliques vou precisar para ter vendas. Então, se eu tenho uma taxa de conversão abaixo do mínimo recomendado, que é 1,65%, significa que não adianta eu gerar exposição, porque eu vou precisar de muito mais do que deveria para fazer vendas.

E isso prejudica no seu orgânico, isso faz com que ao invés de escalar, você comece a diminuir o seu posicionamento.

Leia esse artigo também: Shopee: Resultado Depende mais da Estratégia ou do Produto?

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que eu tenha ajudado você com esse novo assunto e que você possa escalar mais as suas vendas. Fico por aqui e até a próxima.

FAQ

1. A Shopee realmente limita as vendas dos vendedores?

  • Sim, mas não de forma direta. A limitação de vendas muitas vezes é autoimposta pelos próprios vendedores devido a uma série de fatores, como a baixa procura dos produtos, problemas na taxa de conversão ou falta de exposição adequada dos anúncios.

2. Por que alguns vendedores enfrentam limitações de vendas na Shopee?

  • Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como a escolha de produtos com baixa procura, problemas na otimização dos anúncios (como descrições, imagens, preços), taxa de conversão abaixo do recomendado ou falta de exposição suficiente dos produtos.

3. Como identificar e resolver problemas de limitação de vendas na Shopee?

  • O primeiro passo é avaliar o volume de pesquisa dos produtos para determinar sua demanda. Produtos com alta procura têm maior potencial de vendas. Em seguida, verifique a taxa de conversão de seus anúncios: se estiver abaixo do recomendado (1,65%), otimize-os. Se estiver acima, concentre-se em aumentar a exposição dos anúncios.

4. Qual é a importância da taxa de conversão e exposição dos anúncios na Shopee?

  • A taxa de conversão indica a eficácia dos anúncios em gerar vendas: quanto maior, melhor. Uma exposição adequada dos anúncios é essencial para alcançar potenciais compradores. Se a taxa de conversão estiver abaixo do recomendado, concentre-se na otimização dos anúncios. Se a exposição for baixa, trabalhe para aumentá-la.

5. Qual é a estratégia recomendada para superar a limitação de vendas na Shopee?

  • Identifique a causa da limitação (baixa procura, problemas na taxa de conversão ou exposição) e adote as medidas corretivas adequadas. Isso pode incluir a seleção de produtos com maior demanda, otimização dos anúncios, aumento da exposição e monitoramento regular do desempenho para ajustes contínuos.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.