Problema ao Finalizar a Compra
Se você já vende na Shopee, é extremamente importante que você acompanhe esse artigo completo, a sua conta pode estar passando por um bug e suas vendas tendem a diminuir. Então, fique comigo até o final deste artigo, porque hoje você vai aprender a corrigir isso.
De fato, está acontecendo um erro na Shopee que está impedindo o cliente de realizar as compras. Sim, ele vai adicionar os seus produtos no carrinho, mas no momento da finalização da compra o erro acontece.
Então, se suas vendas diminuíram, é importante que você se atente neste artigo. Na verdade, toda vez que as suas vendas diminuírem significativamente, alguma aconteceu e quando isso acontecer, você precisa identificar o que está acontecendo, você simplesmente não pode fechar os olhos.
E recebi muitas mensagens ultimamente de inscritos do meu canal que estão com problemas, alguns quando o cliente vai finalizar a compra.
Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Quero disponibilizar um vídeo com excelente conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Problema ao finalizar as compras na Shopee, saiba como resolver isso:
Como funciona esse problema na Shopee?
Primeiramente eu irei simular o que vem ocorrendo com algumas contas na Shopee de alguns vendedores, que estão passando por esse problema e que precisa ser corrigido.
Eu irei simular como se fosse fazer uma compra, eu não irei conseguir comprar um produto que é meu. Então irei pegar um vestido, escolho a cor e tamanho, e vou adicionar no carrinho ou ir para o método de pagamento.
Quando o cliente for clicar em “Continuar”, ele não vai conseguir, porque o erro já irá aparecer na tela dele. E agora eu irei te mostrar esses erros que estão acontecendo.
Erros que vem acontecendo nas compras da Shopee
O primeiro erro que vem acontecendo após colocar o método de pagamento, ele fala para selecionar uma quantidade menor de itens para continuar com a compra e não existe nenhuma opção de envio disponível.
Esse erro pode estar ocorrendo por um bug do sistema da Shopee ou porque você, vendedor, na hora de configurar ou inserir a altura, peso e medida do produto, ele ultrapassou. Ou seja, pela quantidade ou por uma falha de digitação sua, e daqui a pouco vamos ver isso.
Outro erro que aparece dizendo que o produto não oferece suporte para a opção de envio selecionada.
E por último, outro erro que também vem acontecendo com frequência, porem não consegui um print, é o endereço não suportado. Quando o cliente vai realizar a compra aparece que o endereço não está suportado e não aparece nenhum tipo de envio.
Com isso, ninguém consegue fazer a compra com o vendedor. Se acontecer isso com você, ninguém vai conseguir comprar com você. Então, vamos por parte, pode ter alguns erros que você cometeu e também pode ter erro da Shopee, e eu irei ensinar como você vai fazer as devidas tratativas.
Como verificar se foi erro seu na Shopee?
A primeira coisa que vamos eliminar são os possíveis erros que cometemos, porque isso são fáceis e conseguimos corrigir na hora. Depois que eliminarmos nossos erros, e o problema persistir, aí, sim, vamos abrir um suporte na plataforma.
Então vamos à Central do Vendedor, em Configurações de envio a primeira coisa que você vai verificar é se está ativado o método de envio. No meu caso é o Shopee Xpress, o seu pode ser Correios, Pegaki, enfim.
Você precisa verificar se essa opção está ativa, se estiver ativo, perfeito. A segunda coisa que vamos verificar, é o nosso endereço de envio em Meus endereços. Verifique se está tudo correto, se não estiver edite.
Ah, Cauê, mas antes funcionava, por que agora eu vou olhar o endereço? Pode ser que tenha alguma informação errada, ou, por exemplo, a prefeitura da sua cidade mudou o CEP do seu bairro e você não sabe disso.
Com isso, pode acontecer o erro de endereço não suportado. Estando tudo certo e atualizado, já eliminamos dois problemas.
Agora, vamos para o terceiro, vamos em Produtos e vamos pegar um produto que esteja dando erro, vamos editar ele e logo abaixo você vai verificar se colocou o peso, tamanho, largura da maneira correta.
Configurações de envio na Shopee
Por mais que aqui no blog eu já te ensinei como que você faz essas configurações, a parte de envio eu irei refazer com você.
Partimos do princípio de 1kg, se o produto pesa isso para cima, vamos colocar 1.3kg, 1 quilo de 700 gramas, 1.7kg, 2 quilos e 300 gramas, 2.3kg, 700 gramas, 0.7kg, 200 gramas, 0.2kg. Então, o que vem acontecendo às vezes, o produto da pessoa pesa 200 gramas, a pessoa vai e coloca 200 ou 2, aí seria 2kg.
Então aqui é em quilos, se é menos de 1kg você precisa adicionar o 0 antes. Tamanho do pacote não tem problema, altura, comprimento e largura. Feito isso, você vai atualizar, assim a sua parte já foi configurada corretamente.
Limite de peso das Transportadoras/Correios na Shopee
Agora, precisamos contextualizar algo extremamente importante, o erro onde fala que o produto não oferece suporte para a opção de envio selecionada. Às vezes pode acontecer esse tipo de mensagem ou pode acontecer o seguinte: peso excedido, volume excedido.
Com isso, precisamos analisar dois contextos. Os correios e as transportadoras possuem um limite que você pode postar, então os correios, tem um limite e as transportadoras têm outro.
Lembrando que aqui no blog tem conteúdo sobre isso, caso você tenha interesse de acompanhar irei disponibilizar o link aqui: Medidas e Peso de Envio da Shopee - Entenda Tudo Sobre
Se o seu produto, por exemplo, digamos que o limite dos correios de peso seja 25 quilos, qualquer coisa acima disso eles não vão postar, e você vende um produto de 10 quilos. O cliente comprar duas unidades de 20 quilos, os correios vai aceitar.
Se o cliente comprar 3 unidades de 30 quilos, os correios não vão postar, automaticamente o sistema da Shopee já vai dar o erro dizendo que não vai ser enviado pelo peso excedido. Então, é importante contextualizarmos isso.
Estou com as configurações tudo certo na Shopee, e agora?
Mas, Cauê, eu fui ao endereço, está tudo certo, fui ao produto e o peso, altura, largura e comprimento está tudo certo, nas configurações de envio está marcado, o meu produto pesa 1 quilo e o cliente quis comprar duas unidades, ele vai passar.
Então, o erro já não está mais conosco, está na Shopee. Isso acontece, principalmente quando tira vocês os correios das transportadoras. Muitos vendedores passam por esse bug na hora da mudança.
Então, você saiu dos correios para as transportadoras acontece algum bug às vezes. Com isso, não tem solução, você precisa entrar em contato com a Shopee. Eu recomendo que você preencha o formulário do Atendimento ao Consumidor da Shopee.
Preenchido tudo, você vai ao chat da Shopee e vai fazer o mesmo procedimento, vamos abrir dois protocolos em lugares diferentes. Hoje, de fato, já melhorou bastante, principalmente o atendimento ao suporte.
Vale lembrar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre Cubagem ou Medidas? Qual a melhor maneira para vender na Shopee. Então, após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar e ficar por dentro de tudo: Shopee: Cubagem ou Medidas? Qual a Melhor Maneira?
E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado desse novo conteúdo aqui no site.
FAQ
Como identificar se estou enfrentando um problema na Shopee que está afetando minhas vendas?
Se suas vendas diminuíram e você observa que os clientes estão tendo dificuldades para finalizar as compras, é possível que você esteja enfrentando um problema na plataforma. Esteja atento a erros durante o processo de compra, como mensagens de erro ao selecionar métodos de envio ou ao tentar prosseguir com a compra.
Quais são os erros comuns que os clientes estão enfrentando ao finalizar as compras na Shopee?
Alguns erros comuns relatados por clientes incluem mensagens que solicitam a seleção de uma quantidade menor de itens para continuar com a compra, a falta de opções de envio disponíveis ou a mensagem de que o produto não oferece suporte para a opção de envio selecionada.
Como posso verificar se os erros na finalização das compras são causados por problemas na minha configuração na Shopee?
Verifique se todos os métodos de envio estão ativados corretamente em "Configurações de envio" e se seu endereço de envio está atualizado em "Meus endereços". Além disso, certifique-se de que as informações de peso, altura, largura e comprimento dos produtos estão inseridas corretamente em "Produtos".
E se as configurações na Shopee estiverem corretas e o problema persistir?
Se as configurações estiverem corretas e o problema persistir, pode ser necessário entrar em contato com o suporte da Shopee para relatar o problema. Preencha o formulário do Atendimento ao Consumidor da Shopee e inicie um chat com o suporte para abrir protocolos e buscar uma solução para o problema.
Existe algum recurso adicional para entender melhor sobre medidas e peso de envio na Shopee?
Sim, para entender melhor sobre cubagem ou medidas de envio na Shopee, você pode acessar o artigo "Shopee: Cubagem ou Medidas? Qual a Melhor Maneira?" disponível no site. Este artigo fornece informações detalhadas sobre como lidar com medidas e peso de envio na plataforma.