Primeiro Pilar Para Vender Muito na Shopee

Primeiro Pilar Para Vender Muito na Shopee

shopee 27 de Jan de 2023

No artigo de hoje definitivamente e passo a passo eu vou ensiná-lo a vender na Shopee. E não somente isso, vou ensiná-lo a ter consistência de vender, e em seguida você vai escalar essas vendas. 

Você primeiro precisa entender que escalar suas vendas, você primeiro precisa passar por outras etapas, e quais são elas? A primeira é você ter vendas esporádicas, ou seja, uma venda aqui, uma venda ali e depois disso, você passa para a segunda etapa, que é ter uma consistência de vendas.

Ou seja, vender todos os dias indiferente da quantidade, e por último, você escala essas vendas, e normalmente a maioria dos vendedores que não tem sucesso, eles querem pegar logo de cara a última etapa.

Então eles querem começar pela escala, sem passar pelo processo de consistência e vendas esporádicas. Você querendo ou não, esse é o processo que precisa seguir.

Agora que você entende isso, vamos para o segundo ponto. Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre O primeiro pilar para faturar 375 mil reais em um mês na Shopee: 

Padrão dos grandes vendedores da Shopee

Existe um padrão nos vendedores que tem uma alta performance, dos vendedores que não possuem, e qual seria esse padrão? É entender o conceito, entender a lógica por trás, tudo é uma engrenagem que você precisa construir, desenvolver e que se mantenha organizada o tempo todo. 

A primeira parte desta engrenagem é a validação do produto. Sim, na minha opinião, a validação do produto é 60% do processo, tudo o que você fizer sem concluir essa parte, ele pode funcionar como não pode.

Agora tudo que você fizer validando, a sua chance aumenta drasticamente. Por exemplo, digamos que hipoteticamente, alguém pega você e joga no meio do oceano e você precisa encontrar a costa, o litoral ou alguma ilha.

Essa pessoa que joga você no oceano, ela não te dá nenhuma bússola nem nada, o que você vai fazer? Você vai para qualquer direção, concorda comigo se você encontrar alguma coisa, vai ser na sorte.

Agora, digamos esse mesmo exemplo, mas a pessoa te dá uma bússola, um norte, você vai seguir na direção certa, qual a chance de ter êxito? Na primeira ou segunda, a validação do produto é a mesma coisa, você precisa validar esse produto.  

A primeira parte é quando esse produto é procurado e a segunda, é o quanto você é competitivo. Você precisa validar esses dois aspectos.

Ah, Cauê, se eu validar um, eu já passei? Não, você não passou. Se você possui um preço competitivo, mas o produto tem uma baixa procura, e ao contrário é a mesma coisa, basicamente é a mesma coisa. Então a validação é 60% desse processo. 

Validação de produtos na Shopee

A validação do produto parte do princípio que você já tenha um produto em mãos ou visando um produto potencial, seja um ou outro, a intenção deste artigo não é encontrar um produto.

Caso você não tenha um produto, aqui em meu blog tenho diversos artigos que falam como encontrar produtos. Então, em seguida deste artigo, confiram no meu blog.

Esse artigo é para você que já possui um produto em mãos ou já tem uma noção de algum produto e tem o desejo de validar. 

Então a validação parte por dois princípios, o nível de preço, é você saber o quanto é competitivo e o segundo é o nível de procura. Eu recomendo, que você sempre analise pelo preço, veja o quanto você é competitivo. 

Afinal, se você não passar por essa etapa, não adianta fazer nenhuma etapa mais. E normalmente, a validação do produto não é validada na parte de preço ou competitividade de mercado.

Então como você pode fazer essa análise? Você vai acessar o site da Shopee, e digamos que eu queira validar um produto novo, a regata suede, então você vai fazer essa análise no site.

Essa análise deve se basear pela primeira página, todos os preços que você encontrar da segunda página em diante, você deve desconsiderar, sempre a nível da primeira página e produtos iguais ao seu. 

Como validar produtos na Shopee

Então eu irei validar a regata suede, o colete feminino me serve para esse tipo de produto? Não, blusa canelada? Não serve, blusa regata suede? Pode ser que sim. Então você vai ser específico neste seu produto.

Outro exemplo para ficar bem claro, digamos que eu trabalho com uma calça legging específica, ela tem um cós alto, ela é forrada. Com isso, vou fazer uma pesquisa, se eu for comparar um preço de uma legging convencional eu sempre vou ter um valor muito mais caro. Entao deste jeito, eu nao irei conseguir competir, mas esse não é o intuito, você precisa fazer a pesquisa de mercado com produtos iguais ao seu.

Se eu trabalho com calça legging, cós alto e forrada, eu preciso ver os meus concorrentes que vendem o mesmo produto. Ah, eu trabalho com legging básica. Então você vai analisar o mercado em relação a legging básica. 

Mas, vamos voltar para a regata suede e observar os preços, tem alguns vendendo R$14,59, outros R$18,99, tem alguns que vendem por R$11,90, esse eu não irei nem observar, porque normalmente o preço vai ser o tamanho e uma cor que quase ninguém compra.

Ele está fazendo isso para ludibriar o cliente ou de fato, ele tem um estoque muito alto daquela cor e tamanho, por isso, ele faz uma promoção a esses produtos. Então já identificamos que o preço médio está entre R$14,59 a R$18,90, essa seria a média de mercado.

Agora você precisa ver o quanto você está próximo do menor valor ou o quanto você está próximo do pior valor entre essas duas médias.

Lembrando que quanto mais próximo do valor barato você estiver, mais rápido você vai conseguir ter uma consistência de vendas e depois escalar elas.  

Como ter consistência de vendas na Shopee

Mas, Cauê, eu vou ficar entre os R$18,90, eu vou conseguir vender esporadicamente, eu vou conseguir ter uma consistência de vendas e escalar elas? Sim, você vai conseguir, vai demorar um pouco mais, mas você vai chegar lá.

Agora na questão de escalar as vendas, tanto um quanto o outro você vai conseguir, agora, de fato, quanto menor for o seu preço em relação a média, mais vendas você vai ter em relação ao maior preço. 

Então, uma vez que você validou esse produto na questão de preço, você precisa validar o volume de procura dele, ou seja, o quanto esse produto é procurado. 

A primeira ferramenta que vamos utilizar é o Google Trends, esse site é gratuito, uma ferramenta própria do Google. Ao entrar nele, eu irei digitar Regata Suede e vou analisar mais ou menos se ela possui picos, se ela mantém uma consistência e se o pico está acima ou para baixo.

E como você vai mencionar isso? A primeira coisa que você precisa entender é que dentro desse gráfico, ele vai de 0 a 100, quanto mais próximo do 100 ele estiver, maior o volume daquele produto e quanto mais baixo do zero, menor o volume.

Então iremos pegar do meio, por exemplo, do 75 ao 25, tudo que estiver ao meio disso é o mais importante, sendo que no meio é 50%. Se você observar nos últimos 12 meses, esse produto possui uma consistência, tem momentos que fica zerado e momentos que fica lá em cima, então ele sobe e desce.

Outro exemplo para você ver de consistência, é a calça legging, você pode observar que ela possui isso, ela não bate os picos, porém, ela não zerou, sempre se mantém no mesmo lugar. 

Ah, Cauê, eu estava vendendo muito bem e parei de vender, daqui a pouco vai e volta. Às vezes isso pode ser o problema. Então o primeiro ponto é utilizar o Google Trends.

Validação do volume de pesquisas na Shopee

A segunda maneira, é utilizar a própria Shopee para ver o volume de pesquisa daquele produto. Acessando a Shopee, você irá na no Ads da plataforma e criar um novo anúncio.

Lembrando que para utilizar o Ads, não existe custo algum, porque não iremos iniciar o Shopee Ads, vamos somente pegar algumas informações e encerrar. Para utilizar isso, você precisa pelo menos de 1 anúncio ativo na plataforma, se você ainda não tem nenhum, crie qualquer um e ative para conseguir ver o volume de pesquisa.

Então após clicar em criar anúncio, você vai selecionar anúncio de busca e clicar no botão +, você vai desmarcar a opção “Selecionar todos os produtos recomendados” e selecionar qualquer produto e confirmar.   

Em seguida, você vai clicar em “Adicionar palavra-chave”, nesta página você vai saber de fato, o número de pesquisa que o cliente está procurando. Ou seja, quando ele entrar no site e pesquisar por Blusa Suede ou Regata Suede, é um termo de pesquisa e a Shopee mensura quantas vezes esse termo de pesquisa foi pesquisado.

Com isso, ela traz esse valor para nós vendedores, e como você vê isso? Digitando Regata Suede no Ads, você vai observar quantas pessoas pesquisam por essa palavra, ela é o número de vezes que a palavra-chave foi pesquisada no Shopee nos últimos 30 dias.

Minha planilha de palavras chaves para validar produto na Shopee

Então você vai pegar essas palavras-chave e o volume de pesquisas dela e utilizar a minha planilha. Caso você ainda não a utilize, irei disponibilizar o link para download aqui: Planilha de Palavras Chave Para Validar Produto e Shopee ADS.  

E vejo que muitas pessoas estão com dificuldade de fazer o download, uma vez que você clicar nela, você vai colocar o seu e-mail e nome, com isso, a planilha será enviada para o seu e-mail e lá estará a opção de download. 

Após clicar na opção de download, você será direcionado para a página do Google Drive, onde eu disponibilizo todas as minhas outras planilhas, você vai clicar sobre ela com o botão direito e fazer o download, simples assim. 

Agora iremos continuar fazendo a nossa pesquisa, regata suede possui 330 pesquisas, suede possui 1.379 mil pesquisas, então você vai preencher todas as variações possíveis, pode colocar erros ortográficos, isso não tem problema algum.

Por exemplo, calça legging possui 50 mil pesquisas por mês, agora se você pesquisar por calca legging, essa palavra possui 10 mil pesquisas por mês. Pesquise por todas as palavras imagináveis, em  seguida você vai observar o seu volume na planilha.

Como funciona o termômetro da planilha

Caso ele esteja no vermelho, significa que ele é um produto de baixa procura, se ficar no amarelo é um produto de média procura, agora se ficar no verde é um produto de alta procura, quanto mais perto do verde ficar melhor ainda.

Eu recomendo que fique mais ou menos a partir do baixo para cima, se tiver menos do que 1 mil não compensa avaliar este produto. Vale ressaltar que existem dois termos que você deve levar em consideração, o termo de pesquisa específico do seu produto, por exemplo, regata suede, ele está especificando exatamente o que estou vendendo.

Agora suede, está um pouco genérico, pode falar de blusa suede, calça suede, meias suede, cueca suede, enfim. Tudo que tem sucesso está referente a isso, então ele fala do seu produto, mas não é específico dele.  

O mais importante é você validar todas as palavras específicas. E por último, você coloca as palavras que falam do seu produto que não sejam específicas, palavras mais amplas.

Segundo Pilar Para Vende na Shopee

Agora, vamos conversar sobre exposição, onde definitivamente e passo a passo eu vou ensinar a vender na Shopee, ter uma consistência de vendas e por fim escalar elas. Logo acima, falamos sobre o primeiro pilar que é a validação do produto dentro desta engrenagem.

E agora vamos iniciar o segundo pilar, que é a exposição do seu produto. Afinal, isso é muito importante, sem isso, de nada adianta, então você precisa entender esse conceito. 

Para você ter uma venda, você precisa se destacar e para isso, você precisa ter exposição, basicamente é assim que funciona. Ou seja, você precisa ser visto pelos consumidores, após isso, outros concorrentes também vão ser vistos.

Com isso, porque o cliente vai clicar no seu anúncio ao invés do seu concorrente? Isso é o destaque. E por último, quando o cliente está na página do seu anúncio para finalizar aquela compra. Então basicamente esse é o ciclo, e a maioria dos vendedores que não tem sucesso, eles só entendem uma coisa, porque eu não vendo? Ah, eu parei de vender! Porém, ele precisa entender que existe uma engrenagem que é a exposição, destaque e a conversão.

Sem a exposição não tem destaque e sem o destaque não tem conversão. E, sim, a nossa maior preocupação é a exposição, de nada adianta se você não tiver isso.

Como ter mais destaque na Shopee

Então o seu foco depois de validar o produto, é 100% na exposição dele, até aqui entendido? Após você ter ciência disso, gerar exposição para o seu anúncio, existem diversas maneiras que você pode fazer, irei citar algumas abaixo: 

  • Shopee Ads;
  • TikTok Ads;
  • Facebook Ads;  
  • Postar nas suas redes sociais;

Tudo isso no orgânico, você também pode participar das ofertas do dia a dia, de banner, ofertas relâmpagos, Spike Days ou semanas da categoria, por exemplo semana da moda, isso é gerar exposição.

Foco nas validações de produto na Shopee

Outra coisa que você deve ter entendido, que trabalhamos com partes, focamos especificamente no problema que precisamos resolver, e qual seria o primeiro problema? Focar na validação do produto, então o foco é 100% naquilo, o resto não importa.

Após concluir a validação do produto? Ai sim, esquecemos essa parte e vamos gerar exposições, gerar visualizações. Então focamos 100% nisso e esquecemos o resto, e assim sucessivamente. 

Com isso, você vai ter um diferencial da grande maioria que foca em vários aspectos ou somente nas vendas e esquece do restante, eles não sabem que a venda é a última etapa, para falar a verdade ela é o que menos importa.

Afinal, se você concluiu todas as etapas, as vendas serão uma consequência e não é a solução. Assim, você vai ver que as coisas vão fluir muito melhor.

E agora vamos pular para a segunda engrenagem, que é de fato, a exposição, e existem diversas maneiras para gerar isso para os seus anúncios. Por exemplo:

  • Orgânico interno;
  • Orgânico Externo;
  • Shopee Ads;
  • Ads externo;
  • Ofertas oficiais.

E neste artigo, eu vou conversar um pouco sobre cada um, vou dizer a importância de cada um deles. Afinal, você precisa entender quais os seus diferenciais.

Tudo sobre o orgânico da Shopee

Então vamos começar pelo mais desejo de todos os vendedores da plataforma, que é o orgânico, porque você não possui tecnicamente nenhum custo para ter exposição.

O orgânico da Shopee, nada mais é do que se posicionar muito bem naquela palavra-chave, por exemplo, você vende calça legging, o cliente vai e pesquisar por esse produto.

Então a Shopee vai trazer todos os produtos específicos relacionados a calça legging, e aí, temos os posicionamento, e o que diferencia isso, porque um está em primeiro e o outro em centésimo? Existem coisas que o primeiro fez e o centésimo não fez, então você precisa entender isso. 

Mas, você deve se atentar a dois pontos extremamente importantes no orgânico da Shopee, qual o primeiro? A importância do longo prazo. Infelizmente posicionar no orgânico não é da noite para o dia e nem de uma semana para a outra.

Sim, você vai precisar de semanas e depende do volume de pesquisa, pode demorar até meses. Então você precisa ter a ciência que quanto maior o volume de pesquisa daquele palavra-chave, mais demorado você consegue posicionar e quanto maior o volume, mais rápido vai ser.

Por exemplo, uma palavra tem 1 mil pesquisas por mês e a outra possui 100 mil, você vai conseguir se posicionar muito mais rápido na de mil, do que na de 100 mil pesquisas.

Tenha preço na Shopee

A segunda maneira que você deve levar em consideração, você precisa definitivamente de preço. Se você for focar 100% no orgânico, esquecendo as outras exposições, você precisa levar em consideração que quanto mais próximo o seu valor estiver do menor, mais rápido você vai conseguir se posicionar.  

Utilize as ferramentas da Central de Marketing na Shopee

Outro aspecto que você deve levar em consideração, é utilizar todas as ferramentas da central de marketing, indiferente de qualquer coisa, você precisa utilizar as principais ferramentas.

Por exemplo, promoções, leve mais por menos, recompensa de seguidor, cupons. Ela não somente vai gerar mais velocidade, como ela também trabalha em outros aspectos como a conversão.

Mas, Cauê, porque eu devo trabalhar com a Central de Marketing indiferente do método que vou utilizar para gerar exposição? Por dois motivos, primeiro que a Central de Marketing ou as ferramentas dela acelera o seu crescimento, indiferente do método de exposição que você vai utilizar.

Agora, a segunda vantagem é que ela te dá uma conversa melhor, você acaba gerando mais benefícios para o seu consumidor e por consequência você tem uma taxa de conversão um pouco melhor. Ou seja, além de acelerar o processo, ela te converte muito mais.  

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Estratégias para ranquear na Shopee

Uma das maneiras para você evoluir na Shopee, é através da recompensa de seguidores, você gera um cupom para a pessoa seguir você. Com isso, você começa a seguir outras pessoas.   

Então essa pessoa vai começar a seguir você de volta, e quando ela entrar ao seu perfil irá visualizar que possui um cupom para comprar na sua loja.

Quando você for ranquear o seu produto, trabalhamos com palavras-chave de menor relevância e gradativamente vamos alcançando as palavras mais fortes, mais competitivas.

Outra forma para você se posicionar no orgânico da Shopee, é ter os dois ou três menores preços na palavra-chave. Afinal, alguns clientes quando pesquisam por um produto ele filtram do menor para o maior valor.

Ou seja, em menos de 24 horas de anúncio você já está posicionado para esse tipo de cliente que pesquisa do menor para o maior valor. Esses foram apenas alguns exemplos.

Leia esse artigo também: Aumente sua Exposição Usando o Shopee Ads

E por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que você tenha entendido que deve se focar somente em um processo, e que as vendas são uma consequência e não uma solução. E claro, te espero no artigo de amanhã.

FAQ

1. Qual é o processo básico para começar a vender na Shopee?

Para começar a vender na Shopee, você precisa seguir três etapas:

  1. Vendas esporádicas: Vender de forma ocasional para entender o mercado.
  2. Consistência de vendas: Estabelecer vendas diárias, independentemente da quantidade.
  3. Escalar as vendas: Aumentar gradativamente o volume de vendas após obter consistência.

2. Por que é importante passar pelas etapas de vendas esporádicas e consistência antes de escalar?

É crucial passar por essas etapas para construir uma base sólida de conhecimento sobre o mercado e seu produto. Pular diretamente para escalar vendas sem entender a dinâmica do mercado e sem ter um fluxo consistente pode levar ao fracasso.

3. O que é a validação do produto e por que é importante?

A validação do produto é o processo de confirmar que o seu produto tem demanda no mercado e que você pode oferecê-lo a um preço competitivo. Ela representa 60% do sucesso do processo de vendas, pois sem um produto validado, suas chances de sucesso são reduzidas.

4. Como posso validar um produto na Shopee?

ara validar um produto, siga estes passos:

  1. Pesquisa de Preços: Compare os preços de produtos semelhantes na primeira página da Shopee.
  2. Volume de Procura: Utilize ferramentas como Google Trends e Shopee Ads para verificar o volume de buscas pelo produto.

5. O que é a exposição do produto e como ela impacta as vendas?

A exposição é a visibilidade do seu produto para os consumidores na Shopee. Sem exposição, não há destaque e, sem destaque, não há conversão de vendas. A exposição pode ser gerada por meio de anúncios pagos, postagens em redes sociais, e participação em promoções da Shopee.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.