Pontos de Penalidade Shopee - Como Funciona?

Pontos de Penalidade Shopee - Como Funciona?

shopee 19 de Dez de 2023

No artigo de hoje vamos conversar sobre as penalidades na Shopee e suas consequências. De fato, vamos desmembrar tudo que envolve ela, desde o princípio básico que é o desempenho da sua conta.

Uma conta com desempenhos ruins geram penalizações. Então, te convido a ficar comigo até o final deste artigo, porque hoje vou te ensinar a não receber pontos e não ter que lidar com penalizações.

Vejo muitas pessoas me perguntando lá no Instagram como também aqui nos comentários, as questões que envolvem as penalidades, uma dúvida aqui e outra ali do mesmo assunto. Por isso, eu resolvi trazer algo completo nesse artigo que envolve as penalidades e tenho certeza, o que irei falar aqui, dificilmente alguém vai falar.

Mas antes de começarmos esse artigo maravilhoso. Estarei disponibilizando vídeos no meu canal para empreendedores que desejam aprender conhecimentos de uma forma diferente. Siga o link abaixo para ver um vídeo com tudo o que você precisa saber os pontos de penalidade da Shopee e como funcionam:

O que são os pontos de penalidade da Shopee?

Vamos abrir um artigo da Shopee para podermos entender melhor como funciona. Primeira coisa, o que são os pontos de penalidade, e olha o que eles falam: o sistema de pontos de penalidade do seller foi desenvolvido para te ajudar a alcançar máxima qualidade em diversos aspectos de vendas online.

Assim como ela é conhecida como excelência operacional, seu objetivo é garantir uma plataforma com altos padrões de serviço. Ou seja, os pontos de penalidade foram desenvolvidos pela Shopee para que separe os vendedores.

Aqueles que tem uma excelência operacional, aqueles que se preocupam em entregar o seu melhor, eles vão continuar vendendo dentro da Shopee. Aqueles que não, gradativamente a Shopee vai minando eles dando pontos em penalidades ao ponto de não conseguir vender mais.

Pontos de penalidade é, de fato, para separar, para deixar a plataforma melhor, para aumentar e deixar a operação como um todo em um nível de excelência muito alto. Mas, para que possamos entender os pontos de penalidade, primeiro precisamos entender como funciona o desempenho operacional.

Métricas de violações de anúncios na Shopee

Acessando a Central do Vendedor e você descendo toda a página, vamos encontrar o “Desempenho”, ele reflete a qualidade de vários índices da sua loja. Você tem desempenho em violações de anúncio, de envio, de atendimento ao cliente e satisfação ao cliente.

Algumas métricas você precisa seguir, se não seguir você vai receber pontos, outras é opcional. E como vamos entender melhor isso? Aqui em desempenho vamos clicar em “Mais”.

Após clicar vamos ser direcionado para o desempenho da conta como um todo e conseguimos ver todas as métricas, por exemplo, violação de anúncio, envio, atendimento ao cliente e satisfação do cliente.

Em violação de anúncio grave a Shopee dá um ponto de penalidade, toda vez que você violar o seu anúncio de forma grave, você vai receber um ponto de penalidade. E o que seria uma violação grave? Para que possamos garantir que os clientes consigam encontrar mais facilmente o que estão procurando, qualquer tentativa dos vendedores de manipular os resultados de pesquisa será penalizada.

Então, a violação de anúncios graves são produtos duplicados, spam de palavras-chave e práticas enganosas de preço. Depois temos a pré-ordem lista, para quem trabalha com pré-encomenda.

A Shopee pede para ter menos de 10% do seu catálogo de produtos como pré-ordem, mas se você ultrapassar isso, não vai receber nada nos pontos de penalidade. Outras violações de anúncios, que são produtos que estão na categoria errada, imagens de baixa qualidade, descrições erradas também não gera nenhum tipo de penalização, é somente uma sugestão.

Métricas de envio na Shopee

Agora, vamos para os envios, aqui temos basicamente 3 métricas sendo que duas a gente pode receber pontuações e somente 1 não. Taxa de não cumprimento, ou seja, eu tenho 8% por semana.

O que seria isso? São pedidos cancelados, seja por que cancelei ou porque eu não enviei dentro do prazo e automaticamente o pedido foi cancelado. Se o cliente cancelar o pedido, não vai contabilizar aqui.

Ou seja, atualmente estou com 1,35% e no último período foi 0,12%. Logo abaixo temos a taxa de envio atrasado, são aqueles pedidos que consegui postar e enviei ele com atraso. Digamos que o envio do cliente tinha que ser feito hoje até as 11:00 da manhã e fiz 12:00, o pedido não cancelou mais postei com atraso.

Métricas do atendimento ao cliente na Shopee

Depois do envio, vamos para o atendimento ao cliente e satisfação do cliente, nenhuma métrica aqui é obrigatória, ou seja, não recebemos nenhum ponto de penalidade, é tudo uma sugestão da Shopee.

Ou seja, ela pede para manter 70% a mais da minha taxa de resposta do chat, também pedem para postar o seu pedido em menos de 1 dia. E por último as avaliações da loja, ela pede para eu ficar acima de 4.5%.

Se eu não obedecer essas regras, eu não irei receber nenhum ponto de penalidade. Então, o que, de fato, nos faz receber pontos de penalidade?

O que faz você receber pontos de penalidade na Shopee?

São os pedidos cancelados, pedidos atrasados e violações de anúncios graves, por exemplo, produtos falsificados, proibidos, duplicidade, preços enganosos. Tudo isso vai te levar a receber pontos. Já o restante é apenas uma sugestão da plataforma.

Destrave e Escale na Shopee

Faça parte do meu treinamento

SAIBA MAIS

Como funciona a penalidade na Shopee?

Agora que entendemos o desempenho e o que gera pontos, vamos falar sobre as penalidades, porque você vai recebendo pontos até que vira penalidades. A penalidade é um sistema baseado em pontos para incentivar o bom desempenho do vendedor de maneira justa e transparente.

Primeiro aspecto que você precisa entender, os pontos são acumulativos. Então, você recebeu um ponto, depois de uma semana você recebe outro e aí, vai começar a vir as penalidades.

Ele vai zerar depois de um trimestre, ou seja, ele é de 3 em 3 meses. E você pode observar que o trimestre atual começou no dia 2 de outubro de 2023 e vai até dia 31 de dezembro de 2023.

Quando chegar dia primeiro de janeiro já vai zerar os pontos e vai começar um novo processo, depois de 3 meses ele vai zerar de novo. Agora que você entendeu que ele é por trimestre e também acumulativo, vamos falar dos pontos e o que vai acontecer caso você receba.

O que vai acontecer caso, receba pontos na Shopee?

Pontos de Penalidade Shopee - Como Funciona? Isso Ninguém Explica!

Se você receber de 0 a 2 pontos, não vai acontecer nada. Ou seja, até 2 pontos é como se fosse uma advertência, e as próximas você já vai ter algumas consequências. A partir do 3 ponto você acaba recebendo algumas sanções na Shopee.

Agora, de 3 a 5 pontos vai começar a remover o programa indicado durante 28 dias, exclusão das campanhas de marketing durante 28 dias, retirada parcial de anúncios pagos dos produtos de busca e das descobertas do dia.

De 6 a 8 pontos, além de tudo que envolve 3 e 5 pontos, você vai perder o frete grátis durante 28 dias. De 9 a 11 pontos já vai aumentar, até o momento que você chegar a 15 pontos daquele semestre você vai ter a sua conta congelada durante 28 dias.

Cada vez que você recebe pontos, eles vão acumulando, você vai perdendo vários benefícios dentro da Shopee.

Leia também: Qual o Valor Ideal para se Gastar com o Shopee Ads?

FAQ

1. O que são os pontos de penalidade na Shopee e como funcionam?

  • Os pontos de penalidade são uma métrica utilizada pela Shopee para avaliar o desempenho dos vendedores na plataforma. Eles são acumulativos ao longo de um trimestre e podem resultar em penalidades caso ultrapassem determinados limites. Os pontos são zerados a cada novo trimestre.

2. Quais são as principais métricas avaliadas para determinar os pontos de penalidade na Shopee?

  • As principais métricas incluem violações de anúncios graves, pedidos cancelados, pedidos enviados com atraso e desempenho no atendimento ao cliente. Cada métrica possui um limite estabelecido pela Shopee, e ultrapassar esse limite resulta na atribuição de pontos de penalidade.

3. Quais são as consequências de receber pontos de penalidade na Shopee?

  • As consequências variam de acordo com a quantidade de pontos acumulados. Até 2 pontos, não há consequências significativas. A partir de 3 pontos, o vendedor pode enfrentar restrições em programas de destaque, campanhas de marketing e remoção parcial de anúncios pagos. Com um número maior de pontos, as penalidades incluem a perda do benefício de frete grátis e até mesmo a suspensão temporária da conta.

4. Como posso evitar receber pontos de penalidade na Shopee?

  • Para evitar pontos de penalidade, é essencial cumprir as políticas e diretrizes da Shopee, fornecer um bom atendimento ao cliente, enviar os pedidos dentro do prazo, garantir a qualidade dos produtos e evitar práticas como spam de palavras-chave, produtos duplicados ou preços enganosos.

5. Como posso acompanhar meus pontos de penalidade na Shopee?

  • Os pontos de penalidade podem ser acompanhados na seção de desempenho da conta do vendedor na Shopee. Lá, você encontrará informações sobre sua pontuação atual e quais métricas estão contribuindo para ela. É importante monitorar regularmente seu desempenho e tomar medidas corretivas, se necessário, para evitar penalidades.

Marcadores

Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.