O que é Gestão Financeira e Como Fazer na Shopee

O que é Gestão Financeira e Como Fazer na Shopee

shopee 22 de Fev de 2023

Cauê, o que é gestão financeira e como fazer na Shopee? No artigo de hoje, vou ensinar passo a passo todos os aspectos que envolvem uma boa gestão financeira, principalmente voltada para a Shopee.

Semana passada, soltei um artigo sobre alguns erros que você não pode cometer na plataforma. E recebi mensagens solicitando que trouxesse mais conteúdo sobre gestão financeira, fiscal, expedição.

Então, vou começar essa sequência de artigos, sendo hoje, a principal sendo a gestão financeira. Muitos, podem não acreditar, mas vender na Shopee não é o mais difícil, o mais difícil é você absorver essas vendas, crescer na Shopee de maneira que isso não atraia você.

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de uma forma diferente, segue o link do vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre Como funciona a gestão financeira e como fazer na Shopee:

Como funciona a precificação na Shopee

Quando falamos sobre gestão financeira, precisamos entender que são vários aspectos que você precisa aplicar no seu dia a dia para que isso faça sentido. Ou seja, para isso funcionar.

E tudo parte do princípio da precificação, porque é aqui que vamos saber o nosso custo fixo, custo variável, a nossa margem de lucro. E com essa margem de lucro, o que eu faço? Gasto tudo, fica tudo para empresa? Como isso funciona? Então a precificação é o pilar central para que tudo possa funcionar.

Lembrando que aqui no blog, tenho um artigo específico sobre Precificação, como você aplica no seu produto. Irei disponibilizar o link aqui para que você possa acompanhar em seguida deste artigo: Precificação na Shopee + Planilha Gratuita

Quando falamos sobre precificar um produto, precisamos levar 3 etapas em consideração. Por exemplo:

  • Custo variável;
  • Custo fixo;
  • Margem de lucro.

O que é custo variável na Shopee?

O custo variável, é todo custo que você tem se a venda acontecer. Uma vez que a venda acontece, você tem algum custo, e quais são eles? A comissão da Shopee, o preço do produto que você comprou, se você emite nota fiscal, o imposto, os insumos para postar a mercadoria, custo com transporte.

Então se a venda acontecer você tem esses custos, agora, se não acontecer você não possui nenhum custo.

O que é custo fixo na Shopee?

O custo fixo é indiferente se a venda acontecer ou não, você tem esse custo, por exemplo, o aluguel, água, luz, salários, empréstimos, enfim. São custos que indiferentes se a venda acontecer ou não, todos os meses você precisa pagar.

Margem de lucro na Shopee

O custo variável é muito simples de você calcular, porque quando você coloca um preço para vender, você já sabe quanto você vai pagar de comissão, o preço de compra do produto, os impostos, o preço da embalagem, fira, papel, os custo com o transporte.

Você já tem esses custos, então é muito mais fácil de calcular e embutir dentro do preço final.

O custo fixo é um pouco mais difícil, para ter uma noção do custo fixo por unidade vendida, você precisa ter um retrospecto do passado para calcular. Mas, para quem está começando na Shopee ou já tem uma curta trajetória e está vendendo, o que fiz no começo? Eu acabei dizendo que não coloquei o custo fixo dentro do preço final, porque quando comecei eu trabalhava de casa, não tinha aluguel, água, luz, internet, funcionários, eu mantive apenas o custo variável e a margem de lucro.

Com isso, depende muito das estratégias, do produto. Então, toda vez que a venda acontecer, eu já vou pagar todo o custo variável e ainda vai me sobrar 15% de margem de lucro.

Uma vez finalizada essa parte, vamos entrar nas subsequentes, o primeiro assunto que muitos precisam entender.

O que é Pró-Labore na Shopee

O Pró-Labore é o salário do proprietário, ou seja, do dono da empresa. Basicamente podem existir dois donos, o dono investidor, aquele que investe na empresa e não trabalha e o dono que trabalha.

Se tem um sócio que trabalha diariamente na empresa, ele precisa de um salário, e para separar um salário de um funcionário e um salário de um proprietário dono da empresa, criou-se o termo Pró-Labore.

Como definir um Pró-Labore na Shopee

A melhor regra para definir um Pró-Labore é o bom senso, por exemplo, se sua empresa faturou 20 mil reais líquidos, você acha que é bom senso ter um salário de 15 mil reais, ou seja, 75% do lucro fica para mim e 25% para a empresa, você acha isso algo sensato? Não.

Então, o equilíbrio é o que vai definir o seu Pró-Labore. É importante que pelo menos 50% volte para a empresa, fique para a empresa.

Então se você faturar 10 mil reais líquidos, 5 mil reais é importante que volte para a empresa e o resto pode ficar como salário para você. Isso não é uma regra, e sim, utilizar o bom senso.

Limite do Pró-Labore na Shopee 

Existe um limite para isso, e isso também é o bom senso, por exemplo, você definiu que o seu Pró-Labore é 20 mil reais, indiferente se sua empresa faturar 500 mil no mês ou 100 mil reais no mês, ele precisa ter um limite, não pode ultrapassar esse valor.

Toda empresa limita um Pró-Labore para um proprietário que trabalha. Digamos que eu definir que se minha empresa faturar 10 mil reais, eu vou pegar um salário de 3 mil reais.

Se minha empresa faturar 20 mil reais, eu pego um salário de 6 mil reais. Agora, se minha empresa faturar 30 mil reais, eu pego um salário de 12 mil reais, e assim sucessivamente até chegar ao limite de 15 mil por mês.

Trabalhe com reserva na Shopee

Parte do nosso lucro, pelo menos 50% da nossa margem de lucro precisa ser a nossa reserva. O nosso fluxo de caixa, quanto mais ele for melhor, mais você consegue ter segurança, investir, mais você consegue crescer.

Então 50% do nosso lucro líquido pelo menos precisa voltar para a empresa, ele precisa ficar dentro da empresa, o resto precisa ser distribuído como Pró-labore para os seus sócios.

Isso é extremamente importante, a maioria das pessoas não faz isso, elas não possuem reserva, fluxo de caixa. Por mais que as vendas comecem a melhorar, você começa a escalar e melhorar cada vez mais, por mais que não trabalhemos para que isso aconteça, isso pode acontecer.

Participação de lucro na Shopee

Agora vamos falar sobre a participação de lucro. Lembra que conversamos que o salário de um sócio precisa ter um limite, agora você vai entender. Normalmente 2 vezes por ano, a empresa faz uma participação de lucro, o que seria isso? Em janeiro, puxei todo o balanço do ano interior, para identificar qual foi o lucro líquido do ano interior.

Por exemplo, digamos que o lucro líquido do ano anterior foi de 800 mil reais. Então, significa que em 2022 a empresa lucrou 800 mil reais líquidos, a participação de lucro, tiramos 30% desse valor e divide entre os sócios, o resto fica ao fluxo de caixa para a empresa continuar crescendo.

Destrave e Escale na Shopee

Faça parte do meu treinamento

SAIBA MAIS

Como funciona a organização financeira na Shopee  

É fundamental que você saiba o que entra ou sai, por exemplo, comprei 3 mil de mercadorias, você precisa anotar isso.

É muito importante que você alimente o fluxo, porque se lá na frente você precisar enxugar custos, você vai saber o que está gerando mais custos. Com isso, você consegue ter noção de como reduzir esse custo.

E por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado desse artigo, e a partir de agora você entender melhor sobre a gestão financeira. Vou encerrar hoje por aqui, e claro, espero você no artigo novo de amanhã.

FAQ

O que é gestão financeira e por que é importante na Shopee?

A gestão financeira envolve o controle e o planejamento das finanças de um negócio. Na Shopee, é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento da operação, bem como para tomar decisões estratégicas embasadas em dados financeiros.

Quais são os principais aspectos da gestão financeira na Shopee?

Os principais aspectos incluem precificação, controle de custos variáveis e fixos, definição de margem de lucro, pagamento de pró-labore, reservas financeiras e participação nos lucros.

Como calcular custos variáveis na Shopee?

Os custos variáveis são aqueles que estão diretamente relacionados às vendas, como comissões da plataforma, preço do produto, impostos e custos de envio. Eles podem ser calculados somando todos os custos associados a uma venda específica.

Qual é a importância do pró-labore na Shopee?

O pró-labore é o salário do proprietário ou sócio que trabalha na empresa. É importante para garantir uma remuneração justa pelo trabalho realizado e para separar os ganhos pessoais dos lucros do negócio.

Como manter a organização financeira na Shopee?

Para manter a organização financeira, é crucial registrar todas as transações financeiras, como compras de produtos, despesas operacionais e receitas de vendas. Isso permite uma análise detalhada das finanças e facilita o planejamento futuro.

Marcadores

Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.