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O que Acontece Após Receber Penalidades na Shopee?

15 de Mar de 2024

Você pergunta e eu respondo. No artigo de hoje eu selecionei as principais dúvidas que recebi no meu Instagram e que irei responder nesse artigo, e tenho a certeza que uma dessas dúvidas pode ser também a sua.

Por isso, já quero te convidar a ficar comigo e ler esse conteúdo até o final, porque hoje promete. Ontem eu abri a caixinha de perguntas e filtrei algumas dúvidas que me perguntaram, o critério que utilizo basicamente são dois.

Primeiro são dúvidas que também possam ser dúvidas de outras pessoas, e o segundo, dúvidas que requerem mais tempo de resposta, com uma complexidade maior. Toda vez que eu encontrar perguntas que batam com esses filtros, ela vem aqui para o blog.

Lembrando também que se você quiser tirar uma dúvida, me siga no Instagram que todas as segunda-feiras eu abro as caixinhas de perguntas para tirar as dúvidas. Caso ela não seja respondida aqui, será respondi no meu Instagram mesmo, de um jeito ou de outro você vai ter sua resposta.

Mas antes de entrarmos neste artigo interessante. Estarei disponibilizando vídeos no meu canal para empreendedores que desejam aprender conhecimentos de uma forma diferente. Siga o link abaixo para ver um vídeo com tudo o que você precisa saber O que vai acontecer se você receber pontos de penalidade na Shopee:

O que são as penalizações na Shopee?

Antes de responder às perguntas, eu preciso contextualizar muito rápido o que é um ponto ou uma penalização na Shopee. A Shopee dá pontos ou ponto quando nós vendedores não atingimos uma meta, ou quando não estamos dentro dos padrões que ela exige.

Por exemplo, eu tenho 8% de atraso por semana, se eu ultrapassar esses 8%, eu recebo um ponto que ainda não gera penalização, a minha primeira penalização é a partir de 3 pontos. E quanto mais pontos você recebe, mais penalizações a Shopee vai aplicar na sua conta.

Resumindo é assim que funciona os pontos e as penalizações. Caso você queria saber mais sobre o assunto, aqui no meu blog tem um artigo que explico passo a passo, acesse o meu blog e procure que você vai encontrar. Agora que você entendeu isso, vamos às suas dúvidas.

O que acontece após levar ponto de penalidade na Shopee?

Não tem como saber, isso mesmo, não conseguimos saber. Mas, como assim, Cauê? Uma vez que você recebe 3 pontos de penalidade, você vai ficar 28 dias sem participar de algumas ofertas, você já vai receber as suas primeiras restrições durante 28 dias.

Porém, eu já centenas de casos de pessoas que receberam essa penalização, ficaram 28 dias e quando voltou a conta está vendendo como era antes, parece que nada aconteceu. Como também já vi casos de pessoas que depois que passou o período de penalidade, a conta não voltou ao normal e demorou um certo tempo para voltar.

O que quero dizer com isso? Quando você está em um período de penalização, sendo o período de 28 dias, você, sim, tem uma limitação na sua exposição. Porém, quando essa penalização acaba, a gente não sabe qual vai ser o desfecho, se você já vai voltar como era antes ou se vai demorar um pouco para voltar.

Porque mexemos com o algoritmo, uma vez que a Shopee diminui a sua exposição, o seu concorrente manteve aquela exposição, ou melhor, ela. E por consequência disso, ele pode melhorar o posicionamento dele comparado ao seu dentro daquele período.

Então, eu recomendo que você evite as penalizações. Uma penalização não vem muito rapidamente, você já começa a perceber isso.

Colocar a conta em modo férias na Shopee prejudica?

Essa pergunta segue no molde da pergunta acima. Uma vez que você colocou a sua conta em modo férias, você vai sair de um posicionamento que você tinha e ele vai ser ocupado por outra pessoa.

E os seus concorrentes vão continuar vendendo durante o período que você não está, a probabilidade de quando você voltar não pegar aquele posicionamento, ou seja, você piorar o seu posicionamento é muito grande.

Quanto mais tempo você fica de férias, pior vai ser seu ranking na volta. E isso vai influenciar diretamente em suas vendas. Então, sim, colocar em modo férias prejudica a sua conta.

O mais importante é evitar colocar em modo férias, pausar um anúncio, só faça isso se de fato, não tem outra solução ou não tem nenhuma alternativa, porque a partir do momento que você coloca em modo férias ou você pausa ele, as coisas podem mudar e não fica mais ao nosso controle.

Dicas para ter fluxo de caixa na Shopee

Cauê, a loja está vendendo muito, dica para fluxo de caixa, estou ficando sem dinheiro. Uma coisa que falo muito para os meus alunos do treinamento, dos meus alunos da mentoria, para quem começa a vender na concepção dela, o mais difícil é vender.

Em um processo o mais difícil é vender, depois que você passa a vender você entende que isso não é o mais difícil, o mais difícil é absorver o crescimento, o mais difícil é absorver as vendas, porque normalmente a pessoa passa por essa situação, aonde a empresa dela está escalando, as vendas estão aumentando e ela vai perdendo o fluxo de caixa.

Isso acontece com a maioria, e esse é o maior problema para se resolver. Eu não vou dizer que é o maior, mas é o mais difícil de se resolver. Então, não tem muito por onde correr, eu irei te dar algumas alternativas.

Alternativas para ter fluxo de caixa na Shopee

Primeira recomendação, tente manter todo o lucro dentro da empresa, evite ficar tirando dinheiro, sangrando a sua empresa. Se você depende dela para se alimentar, para sobreviver, tire o mínimo necessário ou tire somente o básico e mantenha todo o lucro dentro da empresa.

É o lucro que faz engordar o caixa, é o lucro que faz o fluxo de caixa ficar mais espaçado, sem te prejudicar tanto. A segunda recomendação que te faço é procurar fazer um empréstimo de qualidade, um empréstimo que tenha as menores taxas de juros do mercado.

Se você tiver essa condição, é o que recomendo que faça. Terceira é vender alguma coisa, por exemplo, teve aluna da mentoria que vendeu a sua perua escolar para continuar o seu fluxo de caixa, teve aluno que vendeu o carro para manter o seu fluxo.

Se você não tiver a condição de pegar emprestado, seja com amigo, uma pessoa física ou com alguma instituição no CNPJ, o que recomendo é que você venda algum bem de valor para que você não prejudique o seu crescimento.

Então, lá na frente você vai recuperar, porque é um investimento que você está fazendo no seu negócio. Essas são algumas alternativas que você tem, não tem muito por onde correr.

Outra alternativa, não sei se está habilitado para você, mas é utilizar o Shopee Antecipa. Óbvio, você vai pagar um percentual para a Shopee por cada antecipação, só que você prejudica muito menos o seu fluxo de caixa.

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SAIBA MAIS

Anúncio engajado e acabou o estoque, posso colocar outro e usar ele na Shopee?

Por último e não menos importante, a recomendação é que você não utilize outro produto. Agora a pergunta: Dá para usar outro produto? Depende, a Shopee permite que você mude o título, permite que você mude a categoria.

Por isso, fica muito mais flexível para você mudar toda a estrutura do anúncio. Porém, uma coisa que não conseguimos mudar, é as avaliações, isso é muito importante, a gente não consegue excluir, editar as avaliações.

Por tanto, se você pretende utilizar outro produto naquele anúncio, você precisa levar em consideração as avaliações.

Leia também: Como Utilizar da Maneira Certa a Leve Mais por Menos da Shopee?

FAQ

1. O que são as penalizações na Shopee?

  • As penalizações na Shopee ocorrem quando os vendedores não atingem determinadas metas ou padrões estabelecidos pela plataforma. Por exemplo, se um vendedor ultrapassar 8% de atraso nas entregas por semana, ele recebe um ponto de penalidade. A partir de três pontos, começam as penalizações, que podem incluir restrições de participação em ofertas por 28 dias. Mais pontos acumulados resultam em penalizações mais severas.

2. O que acontece após levar ponto de penalidade na Shopee?

  • Após receber três pontos de penalidade, a conta do vendedor fica 28 dias sem participar de algumas ofertas. Os efeitos pós-penalização podem variar: algumas contas retornam ao normal, enquanto outras podem demorar mais para recuperar seu desempenho. Isso ocorre porque o algoritmo da Shopee pode rebaixar a exposição do vendedor penalizado, beneficiando os concorrentes.

3. Colocar a conta em modo férias na Shopee prejudica?

  • Sim, colocar a conta em modo férias pode prejudicar. Durante o período em que a conta está em modo férias, os concorrentes continuam vendendo e ocupando o espaço de exposição. Ao retornar, a conta pode não recuperar seu posicionamento anterior, impactando negativamente as vendas.

4. Quais são as dicas para manter o fluxo de caixa na Shopee?

  • Algumas dicas para manter o fluxo de caixa incluem:
    • Manter todo o lucro dentro da empresa, retirando apenas o necessário para sobrevivência.
    • Considerar fazer um empréstimo com taxas de juros baixas.
    • Vender algum bem de valor para manter o fluxo de caixa.
    • Usar o serviço "Shopee Antecipa" para antecipar recebíveis, pagando um percentual à Shopee.

5. Posso usar um anúncio engajado que acabou o estoque para outro produto na Shopee?

  • Depende. A Shopee permite mudar o título e a categoria do anúncio, mas as avaliações não podem ser alteradas. Se você decidir usar o mesmo anúncio para outro produto, deve considerar que as avaliações do produto anterior permanecerão visíveis, o que pode afetar a percepção do novo produto pelos compradores.

Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.