Novas Atualizações da Shopee Podem Alterar sua Operação

Novas Atualizações da Shopee Podem Alterar sua Operação

shopee 28 de Jan de 2023

No artigo de hoje vamos conversar sobre o boletim informativo do mês de agosto na Shopee. Neste artigo você será atualizado de todas as mudanças e atualizações que a plataforma implementou neste mês de agosto.

O mês de agosto foi muito movimentado na plataforma, tivemos várias atualizações no frete, comissão e novas regras que não foram divulgadas pela Shopee. Então neste artigo, você vai ficar atualizado sobre isso.

Inaugurada em 2015, a Shopee é uma plataforma adaptada para toda região, dando aos consumidores uma experiência de compra online fácil, rápida e segura, através de um forte suporte de pagamentos e logística. Comprar online nos dias de hoje deve ser algo acessível, agradável e principalmente fácil. Essa é a visão que a Shopee busca entregar na plataforma, todos os dias.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre As atualizações da plataforma podem alterar a sua operação:

Atualizações na Shopee em agosto

Agosto foi o mês de anunciar mudanças na Shopee. Vimos a necessidade de fazer alguns ajustes que serão fundamentais no médio e longo prazo e visam garantir melhorias para os compradores. Por isso, ajustamos nossa tarifa, e algumas de nossas políticas como de Vendedores Indicados e Pontos de Penalidade.

Então isso está muito claro, que a Shopee está em um processo de encerrar o seu processo, porque são medidas que são necessárias no médio e longo prazo, não são medidas para corrigir um problema atual

São medidas para que a Shopee a médio e longo prazo possa fazer a diferença na concepção na plataforma. Então aqui já morreu tudo, canais que tentam ganhar visualizações desta maneira. Eu sempre tive essa tranquilidade em relação ao Shopee Brasil, e agora tenho mais ainda.

Então as mudanças mais repercutidas foram os ajustes de tarifas, no dia 1 de setembro de 2022, adicionamos 2% as tarifas cobradas sobre cada item vendido. O valor aparece discriminado como Taxa de serviço.

A comissão cobrada sobre a venda de cada item segue com o limite máximo de R$100. Esse benefício oferecido pela Shopee aos seus vendedores permanece sem alteração.

Mudanças no vendedor indicado na Shopee

Um outro ponto importante que a plataforma mudou dentro do programa vendedor indicado, visando deixar o programa de vendedores indicados mais exclusivo para aqueles com excelência operacional. Incluímos como critério a taxa de não envio e reduzimos o limite de pontos de penalidade para entrada e saída do programa.

Então a Shopee mexeu na taxa de não envio e diminuiu os pontos. Ou seja, você agora precisa ter menos pontos do que antes para a entrada e saída do programa.

Desde 22 de março de 2022, o processo de entrada e saída do programa é semanal, sendo necessário manter todos os requisitos para permanecer com todos os benefícios. Os vendedores que não respeitarem os requisitos serão automaticamente removidos na segunda-feira seguinte.

Vou deixar alguns benefícios ao ser um vendedor indicado. Por exemplo:

  • Shopee Antecipa, recebe antecipadamente parte dos pagamentos dos seus pedidos;
  • Selo exclusivo, atraia mais consumidores com o selo de Vendedor indicado, pois ele é um sinal de garantia para a qualidade de seus produtos e serviços;
  • Filtro dedicado, melhore a visibilidade de suas listas de produtos com um filtro de pesquisa exclusivo para os Vendedores indicados.

Em 1 de setembro de 2022, incluímos os critérios de taxa de não envio, e mudamos os pontos de penalidade, para e saída do programa, confira abaixo:

Novas Atualizações da Shopee Podem Alterar sua Operação

E aqui mostra as mudanças que a Shopee realizou, caso você tenha o interesse leia todas as informações dos vendedores indicado, para que você também possa entender quais são os critérios.

Política de redução de visibilidade na Shopee 

Agora vamos conversar um pouco sobre uma mudança, que não foi tão divulgada e poucas pessoas sabem dela. Essa mudança foi na política de redução de visibilidade. Sim, a partir de agora você pode perder visibilidade e será drástica essa perda, drástica no sentido de zerar a sua visibilidade, caso você não atinja alguns critérios.

Produtos com taxa de não envio a 5% nos últimos dois meses serão ocultos nas buscas, descoberta do dia e ofertas relâmpagos, por até quatro semanas. Esses itens ficam disponíveis para venda apenas em sua loja.

Ou seja, se você tem um anúncio e ele atingiu 5% ou mais de taxa de cancelamento. Então durante 4 semanas o seu anúncio não vai aparecer no campo de busca quando o cliente pesquisar pelo seu produto, você não vai conseguir participar das ofertas especiais da plataforma, inclusive as ofertas relâmpagos.

Critérios para a redução de visibilidade na Shopee

Vendedores que não cumprem com os critérios estabelecidos pela plataforma, terão os produtos impactados pela redução de visibilidade.

Critérios que serão considerados para iniciar a redução de visibilidade dos produtos:

  • Taxa de não envio do produto maior ou igual a 5% nos últimos dois meses.

Duração da redução de visibilidade dos produtos:

  • 4 semanas.

Critérios que serão considerados para desativar a redução de visibilidade dos produtos ao final das 4 semanas:

  • Taxa de não envio do produto nos últimos 30 dias menos do que 5%.

Então mesmo que passe essas 4 semanas, pode ser que você continue sem a visibilidade. Pode acontecer da sua taxa de cancelamento ser tão alta, que em menos de 30 dias ela fique abaixo de 5%. Com isso, você vai ficar mais tempo sem ter a visibilidade.

Mudanças nos pontos de penalidade na Shopee

Em seguida, temos a mudança nos pontos de penalidade, a política de pontos de penalidade foi ajustada visando a redução de taxa de não envio. A retirada parcial dos produtos de busca e descobertas do dia se aplicará a partir da faixa 1 de penalização e a retirada total se aplicará a partir da faixa 2.

Ou seja, a retirada parcial dos produtos de buscas e descoberta do dia era a partir da faixa 2, de 3 a 5 pontos não aconteceu de você ser retirado. A partir de agora saiu da faixa 2 para a faixa 1.

A remoção do programa de vendedor indicado anteriormente era a partir da faixa 2 e agora foi para a faixa 1. A Shopee tirou da faixa 2 para a 1, a remoção do produto, a remoção do programa do vendedor indicado e a retirada parcial dos produtos de busca e descoberta do dia.

Então basicamente a Shopee cada vez mais está fechando cerco para os vendedores que não enviam o produto no prazo, e por consequência, o pedido é cancelado.

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SAIBA MAIS

Campanhas especiais na Shopee

Então para finalizar essa parte. A Shopee fala um pouco da campanha especial que ocorreu no último 9.9, na Spike Day e que a Xuxa é a nova cara da plataforma. E assim, espero que você tenha ficado bem informado sobre as novas atualizações e mudanças na plataforma.

Lembrando que se você quer se manter no Vendedor Indicado, aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre esse assunto. Caso você tiver interesse, irei disponibilizar o link aqui para você acompanhar: Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee

E aí, gostou? Espero você tenha gostado desse artigo e faça sentido para você, e que agora você tenha ficado por dentro de tudo que ocorreu neste mês de agosto. Vou finalizar por aqui e claro, te espero no artigo de amanhã.

FAQ

Quais foram as principais mudanças na Shopee em agosto?

A Shopee implementou ajustes nas tarifas, políticas de vendedor indicado e introduziu uma nova política de redução de visibilidade para produtos com taxa de não envio elevada.

Quais foram os ajustes nas tarifas?

A partir de 1 de setembro de 2022, foi adicionada uma taxa de serviço de 2% sobre cada item vendido. A comissão máxima sobre a venda de cada item permaneceu em R$100.

Quais são as mudanças no programa de vendedor indicado da Shopee?

A plataforma ajustou os critérios de entrada e saída do programa de vendedor indicado, agora considerando a taxa de não envio como um critério adicional e reduzindo o limite de pontos de penalidade.

Qual é a nova política de redução de visibilidade na Shopee?

Produtos com taxa de não envio igual ou superior a 5% nos últimos dois meses serão ocultos nas buscas e em ofertas especiais por até quatro semanas. Após esse período, a visibilidade será restaurada se a taxa de não envio diminuir para menos de 5%.

Quais são os critérios para a redução de visibilidade dos produtos?

A redução de visibilidade ocorrerá para produtos com taxa de não envio igual ou superior a 5% nos últimos dois meses. A duração da redução é de 4 semanas.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.