Não Vendo mais Nada na Shopee e Agora?
Minhas vendas caíram na Shopee, praticamente não vendo mais nada. No artigo de hoje vamos conversar sobre esse assunto, vou ensiná-lo a encontrar o problema e não somente isso, mas como resolver.
De tempos em tempos eu recebo mensagens de pessoas, seja no YouTube ou no Direct do Instagram sobre, Cauê, as minhas elas caíram, ou, Cauê, eu vendo durante um período, depois eu paro e depois volto de novo.
E eu parto do princípio que as vendas caem por algum motivo, elas não vão cair absolutamente do nada, algum motivo aconteceu. E para resolver um problema, primeiramente precisamos descobrir onde ele está.
O que a maioria das pessoas faz? Elas não sabem onde está o real motivo e começa a fazer várias coisas, e elas não vão funcionar. Agora, a partir do momento que você para pra entender, identifica o problema e aí, sim, você passa a solucionar, você vai voltar a vender.
Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Não estou vendendo mais nada na Shopee, como resolver:
Como suas vendas caíram na Shopee?
Primeiramente, a gente precisa entender quais foram os motivos pelo qual as nossas vendas caíram. Se você vende na Shopee, começou a escalar as suas vendas e elas simplesmente caíram, alguma coisa aconteceu.
E por que a maioria não consegue solucionar esse problema? Porque para que você possa resolver, primeiro você precisa identificar os motivos. Uma vez que você identificou esses motivos, aí fica muito mais fácil para você executar e resolver um problema.
O primeiro ponto que você precisa entender é a suas vendas caíram a níveis de produto ou ao nível geral, todos os produtos? Então, o primeiro ponto é esse.
Ah, Cauê, eu trabalho com 10 produtos, 10 anúncios, por exemplo, e um destes anúncios as vendas caíram. Ou, eu trabalho com 10 produtos e todas as vendas caíram. Primeiro precisa identificar isso.
Como identificar a causa do problema na Shopee
Segundo ponto, é identificar as causas pelo qual isso aconteceu. E existem diversos motivos para as suas vendas ao nível de produto ou ao nível de anúncios caírem. Com isso, você precisa identificar um por um, e encontrar.
Então, precisamos partir do princípio que existem diversos motivos e a gente vai para a eliminatória. Vamos pegar o primeiro motivo e eliminar, pegar o segundo e eliminar, e encontrar o motivo ou os motivos.
Pontos e penalizações na Shopee
Primeiro você recebeu algum ponto, e eles geram penalidades? Esse é o primeiro ponto. Ah, Cauê, eu recebi 3 pontos que me gerou uma penalidade. Se foi por conta disso, não tem muito o que fazer, você precisa aguardar o período de 28 dias de penalização, para que sua conta volte, ou melhor, ela passe a voltar como era antes.
Porque não necessariamente após a pontuação ser paga, ou seja, pagou os 28 dias, você não vai voltar como era antes. Existe um processo que você precisa esperar que as vendas voltem.
Frete e logística da Shopee
Outro problema que pode acontecer é o frete e a logística. Às vezes, quando a Shopee tirar você dos correios e colocar na Pegaki Correios, ou tirar você dos Correios para as transportadoras, acontece um bug.
Só uma observação, isso acontece com a minoria, em poucas pessoas esse bug acontece. Na verdade, quando a plataforma te tira dos Correios e coloca nas transportadoras, os consumidores têm dificuldade de realizar a compra.
Ou seja, quando ele vai finalizar a compra da frente indisponível ou excedeu o limite de peso e medidas, por conta dessa mudança. Então, passe a observar se os carrinhos abandonados dentro da sua conta aumentaram comparado a antes dessa mudança e depois dela.
Problema com os produtos sazonais na Shopee
Cauê, meu problema não é com os pontos de penalidade, muito menos o frete e logística, vamos eliminar e ir para o próximo. Qual o terceiro maior problema que afeta suas vendas? Produtos sazonais.
Sim, os produtos sazonais ou produtos de momento, ele é muito bom, mas também pode te prejudicar. Por exemplo, vamos falar do meu nicho, eu trabalho com roupas femininas, se eu vendo um biquíni, eu tenho a convicção que ele vai ser muito vendido no período de verão.
E no período do inverno, a procura por esse produto vai diminuir drasticamente. Outro exemplo é, uma pessoa que vende ventilador vai vender muito no verão, e no inverno ela não vai vender. E qual o produto que aumenta o volume de vendas? Os aquecedores.
Então, quando você tem esse discernimento de entender que seu produto, se ele for sazonal, ele vai vender durante um período do ano e em outro período não vai se vender.
Um outro exemplo, foi na copa do mundo de 2022, para quem vendeu camiseta do Brasil ou produtos que tinham a cor amarela, vendeu muito durante a pré-copa e a copa do mundo. A partir do momento que o Brasil foi eliminado e a copa acabou, a procura diminuiu.
Ou seja, quem vendeu antes da copa e durante, vendeu muito bem e ganhou muito dinheiro. Depois, as vendas vão diminuir ao ponto de quase ninguém procurar por artigos da seleção brasileira.
Se você trabalha com produtos sazonais ou produtos do momento, você precisa entender que eles tem começo, meio e fim. E esse ciclo vai se renovando, se você trabalha com produtos de verão, se renova uma vez por ano.
O seu anúncio está gerando exposições na Shopee?
E qual seria a próxima? Exposição, será que o seu anúncio continua gerando exposição como era antes? Você precisa observar isso. Mas, como que eu irei fazer isso? Dentro das Informações Gerenciais.
Você vai selecionar métricas, vai clicar na parte de visitantes do produto e vai olhar quantas pessoas estão visitando seu anúncio. Ou seja, essas visitas são as pessoas que clicaram eu seu anúncio.
E o que você irá fazer? Comparar o período que estava vendendo muito com o período que parou de vender. Ah, Cauê, a minha exposição caiu muito, parou de gerar visitas ao meu produto. Pronto, o problema está aí, você precisa gerar exposição.
Mas, Cauê, eu sempre vendi pelo orgânico, eu nunca precisei de outra maneira para gerar exposição. Significa que o seu posicionamento caiu, e você precisa resolver isso para que ele volte a se posicionar.
Outro exemplo que pode ocasionar isso, a Shopee tem dois posicionamentos, ela tem o orgânico e tem o rotativo. Se você procurar por qualquer produto na plataforma, você vai encontrar na primeira página produtos que têm muitas vendas e produtos com poucas vendas no orgânico.
Aqueles que têm muitas vendas, é o orgânico relevância, de fato, a pessoa começou lá de baixo e por mérito próprio começou a se posicionar. Aquele que tem poucas vendas ainda, é o posicionamento rotativo, significa que a Shopee tira um pequeno espaço e dá visibilidade para os novos vendedores.
Taxa de conversão na Shopee
Ah, Cauê, meu problema não está nas conversões, então provavelmente está na taxa de conversão. Com isso, o que você vai observar? A mesma coisa, Informações Gerenciais, Performance do produto e selecionar as métricas.
Você vai observar a sua taxa de conversão, aqui em produto pago, você vai marcar a opção Taxa de conversão visitados a pagos. E assim você vai observar sua taxa de conversão.
Leia também: É Possível Vender na Shopee sem Investir?
Por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que tenham gostado do conteúdo.
FAQ
1. Por que minhas vendas caíram na Shopee?
As vendas podem cair na Shopee por diversos motivos, como pontos de penalização recebidos, problemas com frete e logística, sazonalidade dos produtos, diminuição da exposição do anúncio ou queda na taxa de conversão. Identificar a causa específica é essencial para resolver o problema.
2. Como identificar a causa da queda nas vendas na Shopee?
Para identificar a causa da queda nas vendas, é importante analisar se o problema afeta todos os produtos ou apenas alguns, e em seguida investigar possíveis razões, como penalidades recebidas, mudanças no frete, sazonalidade dos produtos, exposição do anúncio ou taxa de conversão.
3. O que fazer se receber pontos de penalização na Shopee?
Se receber pontos de penalização na Shopee, é necessário aguardar o período de penalização de 28 dias para que a conta volte ao normal. No entanto, mesmo após o término da penalização, pode ser necessário esperar um tempo adicional para que as vendas retornem ao ritmo anterior.
4. Como lidar com a sazonalidade dos produtos na Shopee?
Para lidar com a sazonalidade dos produtos na Shopee, é importante entender que alguns produtos têm demanda variável ao longo do ano. Se trabalha com produtos sazonais, é necessário se preparar para períodos de alta e baixa demanda, ajustando o estoque e a estratégia de vendas de acordo com a temporada.
5. Como aumentar a exposição do anúncio na Shopee?
Para aumentar a exposição do anúncio na Shopee, é possível utilizar estratégias de marketing, como otimização das palavras-chave, participação em eventos promocionais da plataforma, aprimoramento das imagens e descrições dos produtos, e até mesmo investimento em anúncios pagos. Analisar as métricas de exposição do anúncio nas Informações Gerenciais também é fundamental para entender o desempenho e fazer ajustes necessários.