Funil Perfeito para Dropshipping e Explodir as Vendas

Funil Perfeito para Dropshipping e Explodir as Vendas

5 de Mai de 2023

No artigo de hoje eu irei te ensinar na prática sobre análise de funil. Para que você não precise torrar dinheiro com o Facebook. Se você quer aprender a testar produtos da maneira certa e correta, sem torrar rios de dinheiro com tráfego, fique neste artigo até o final.

Sabe aquela pergunta, por que eu estou colocando pessoas na minha loja e não estou vendendo? Essa pergunta será respondida até o final do artigo, se você deseja saber como vender todo dia com sua loja, não perca nada.

Eu irei desmembrar todas as etapas do funil, para que você entenda 100% analisar suas campanhas, e claro, saber se o produto que você está testando tem potencial ou não.

Como entender a análise de um funil

Para que você possa entender a análise de um funil, você precisa saber as etapas dele e elas são basicamente divididas em 3 partes. A primeira parte, é o topo do funil onde passa o tráfego.

A segunda parte é o meio do funil, onde fica a sua loja virtual. E a última parte é basicamente, checkout/página de pagamento. Ou seja, página de obrigado, é basicamente onde tem a compra.

E o problema mais comum de uma análise de funil, é que a galera que faz Dropshipping, eles não sabem diferenciar as etapas, eles não sabem diferenciar as métricas de tráfego junto com as métricas do meio do funil, etc.

Algumas pessoas têm métricas boas de tráfego, matam o produto porque não sabem ajustar onde estão errando, que é basicamente aqui na loja. Então, para você entender e analisar o passo a passo de tudo.

Métricas principais do topo do funil 

Para você entender as métricas principais do topo de funil, é onde passa as pessoas, você precisa se basear mais ou menos em 3 métricas, o CPM, CPC e o CTR. Mas, o que seria o CPM? Custo por mil impressões, é quanto você paga para o Facebook imprimir o seu anúncio. Isso é onde as pessoas veem e clicam nos seus anúncios, na sua foto, no seu vídeo, etc.

O que é o CPC? É o custo por clique, é quanto que você investe e claro, que o Facebook ou TikTok cobra para ter um clique em seu anúncio. Lembrando que as métricas são muito bem relacionadas.

Se você tem um CPM que mil pessoas veem e o seu CPM que você paga é 1 mil reais, e uma pessoa apenas clicar, o seu CPC também vai ser 15 reais. Essas são as métricas ideias para você se basear.

E o que seria o CTR? É a porcentagem de consumidores que clicam no seu anúncio. Lembrando que cada pessoa que clica no seu anúncio para cada ver, essa métrica é baseada em porcentagem. Ou seja, quanto maior, melhor.

Então, não teria uma métrica ideal. Se o seu CTR estiver em torno de 10%, perfeito. Mas, o normal é sempre acima de 2% até 4%.

Erro ao desligar o anúncio com pouco orçamento gasto

E o erro principal que vejo muitas pessoas fazendo, é desligar o anúncio ou a campanha com pouco orçamento gasto. Mas, Cauê, eu tive 100 pessoas na minha loja e ninguém comprou.

Calma, se você saber o passo a passo e entender cada etapa do funil, você vai saber tomar as decisões mais importantes para validar o seu produto. Ainda não chegamos no meio do funil, para saber se temos venda, se não teve venda e onde a gente de agir estrategicamente para desligar ou deixar rodar as nossas campanhas.

Todos sabem que para colocar 30 pessoas na sua loja, você vai pagar praticamente 10 reais, porque o seu CTR é 3%. Então, irei colocar que na metade do dia, as 14 horas da tarde, eu já investi mais de 50 reais no meu anúncio, porque o orçamento é de 100 reais.

E se eu gasto 10 reais para colocar 30 pessoas, o que eu irei fazer? Eu irei multiplicar 30 vezes 5, seria praticamente o orçamento que eu joguei. E nessa análise breve de topo de funil, tem alguma coisa para corrigir? Eu te falo com total absoluta certeza que não.

Se você tiver métricas boas, pagando um CPM de 10 reais, um CTR de 3%, e um CPC de 50 centavos, você não tem nada para corrigir.

Funil Perfeito para Dropshipping e Explodir as Vendas

Métricas principais do meio do funil

Então, o primeiro ponto a ser analisado é o carregamento da sua página. Se você teve muitas pessoas que clicaram em seu anúncio, mas na sessão da sua página está muito inferior na quantidade de pessoas que clicaram eu seu anúncio, você precisa ajustar o carregamento.

Você precisa verificar os Gifs da sua página, o tema, os scripts instalados, os aplicativos, o vídeo de venda, verificar se toda a estrutura está normal, se não tem nada muito diferente da nota que é pra ser, que é uma nota A ou B.

Se a nota estiver C ou a nota D, você sabe que você precisa ajustar a sua página sem falta, não adianta colocar orçamento e gastar ele com anúncios se a nota da sua página está de baixa qualidade.

A segunda coisa a analisar dentro da sua página de vendas, se você não estiver vendendo, além de carregar, a segunda coisa é a sua oferta. Ou seja, a página do produto, se realmente o seu produto é bom, se ele é atrativo.

Por que o cliente não compra meus produtos?

Após isso, vamos para a próxima etapa, que é entender o porquê que o cliente não está comprando e o que seus produtos não estão trazendo de transformação na vida dele.

Geralmente o cliente sempre olha o preço primeiro, se ele não estiver competitivo, esquece, ele vai sair da sua loja e nunca mais voltar.

Outra coisa que se deve observar é a comunicação visual, a beleza da sua página, a logomarca, nos banners, a foto de coleção, a foto dos produtos. Então, a comunicação visual é extremamente importante para a construção da sua página de venda.

É importante observarmos os gatilhos mentais, aqueles gatilhos de escassez, urgência, por exemplo, faltaram tantas unidades no estoque, compre agora que a promoção vai se encerrar em tantas horas.

E a última, que não é tão importante, são as provas sociais. Pessoas fazem o que as outras fazem, você compra o que compra porque tem comentários positivos ou talvez negativos.

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SAIBA MAIS

O que é conversão de página? 

A conversão de página é primordial no seu negócio para que você saiba o que é escala, para que você defina ordem de prioridade e orçamento, para que você saiba matar um produto ou não.

O que taxa de conversão?

A taxa de conversão é a porcentagem de pessoas que compram em relação a pessoas que entram. Então, se eu tenho 100 pessoas que entram na minha página e 1 pessoa compra, eu tenho uma taxa de conversão de 1%. Isso é uma métrica padrão de conversão de vendas para e-commerce.

Vale lembrar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre Entendendo as métricas do Shopee Ads. Caso você tenha o interesse de acompanhar, irei disponibilizar o link do artigo para que você possa ficar por dentro de tudo: Como Funcionam as Métricas do Shopee Ads

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido tudo sobre a nossa análise de funil de Dropshipping. Vou encerrar por aqui, e claro, venho lembrar você que amanhã tem artigo novo, então não esqueça de acompanhar também.

FAQ

O que é análise de funil?

A análise de funil é uma técnica utilizada para entender e otimizar o processo de vendas, dividindo-o em etapas distintas, desde a aquisição de tráfego até a conversão em vendas. No contexto do Dropshipping, é essencial para identificar onde estão os gargalos no processo de vendas.

Quais são as etapas do funil no Dropshipping?

No Dropshipping, as etapas do funil geralmente são divididas em três partes: o topo do funil (tráfego), o meio do funil (loja virtual) e o fundo do funil (checkout/página de pagamento).

Quais são as métricas principais do topo do funil?

As principais métricas do topo do funil incluem CPM (Custo por mil impressões), CPC (Custo por clique) e CTR (Taxa de cliques). Essas métricas ajudam a avaliar o desempenho dos anúncios e a eficácia em atrair tráfego para a loja.

Quais são as métricas principais do meio do funil?

No meio do funil, é importante analisar o carregamento da página, a qualidade da oferta (página do produto), a conversão de página e a taxa de conversão. Essas métricas ajudam a identificar problemas na experiência do usuário e na eficácia da oferta em gerar vendas.

Por que os clientes não compram produtos no Dropshipping?

Vários fatores podem influenciar na decisão de compra dos clientes no Dropshipping, incluindo preço não competitivo, má comunicação visual, falta de gatilhos mentais (como escassez e urgência) e falta de provas sociais (como avaliações positivas de clientes).

Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.