Fui penalizado na Shopee e Agora? Entenda tudo Sobre isso

Fui penalizado na Shopee e Agora? Entenda tudo Sobre isso

shopee 17 de Mai de 2023

Recebi penalizações na Shopee, e agora, Cauê, o que vai acontecer? Vou deixar de vender, minha conta vai parar, você pode me explicar o que vai acontecer? Sim. No artigo vou te explicar o que acontece quando você recebe uma penalização na Shopee.

De tempos em tempos, e com muita frequência, eu recebo comentários no YouTube ou mensagens no Direct do Instagram sobre penalidades. As pessoas que vem me procurar, muito provavelmente receberam algum tipo de penalização e, de fato, não sabem o que vai acontecer.

Normalmente quais são as maiores dores? Cauê, será que minhas vendas vão diminuir por conta disso ou às vezes as vendas diminuíram e ela atribui essa queda de vendas à penalização, e às vezes nem penalização ela tem.

Então, no artigo de hoje, eu vou mostrar para você onde você vê a penalização dentro da Central do Vendedor e o que ocorre durante a penalização e a penalização.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Vou disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles vendedores que preferem absorver o seu conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre o que fazer se você estiver com penalizações na Shopee:

Como funcionam os pontos de penalidades na Shopee?

Antes de explicar o que acontece quando você recebe uma penalização, eu preciso contextualizar como que isso ocorre. Então, o primeiro ponto que você precisa entender, é que pontos são diferentes de penalização.

Ou seja, para você receber uma penalização, primeiramente você precisa receber pontos. E esses pontos sendo acumulativos dentro de um período, vai acarretar penalizações. Então, a Shopee permite que dentro de um período você receba até 2 pontos sem se transformar em penalizações.

A partir do 3 ponto em diante, você vai acabar recebendo sanções e restrições dentro da plataforma. Ou seja, até 2 pontos não acontece nada, a partir do 3 ponto adianta você vai receber, quanto mais pontos você recebe mais restrições vão ser aplicadas na sua conta.

O que fazer para receber pontos de penalidade na Shopee?

Agora que você entendeu isso, eu vou explicar de maneira rápida e explicativa o que te leva a receber pontos. Dentro da Central do Vendedor, descendo até o rodapé, temos as penalidades.

Clicando no botão “Mais”, você será direcionado para a página de desempenho da conta. Nesta página, tem as métricas da Shopee, ela é separada por categorias e dentro dela, tem as métricas.

Basicamente a gente possui 9 métricas, dessas 9 métricas, 3 a gente recebe ponto quando a gente não atinge ou quando a gente ultrapassa o limite. O restante é opcional, fica a seu critério bater ou não.

Métricas que te levam a receber pontos de penalidade na Shopee

E agora, eu vou explicar somente as que, de fato, te levam a receber pontos. Violação de anúncios graves, você recebe um ponto de penalidade se você fizer algo de errado e for pego nas violações de anúncios graves.

Taxa de não cumprimento, quando o pedido é cancelado automaticamente porque você não enviou ele, você recebe um ponto de penalidade. Taxa de envio em atraso, ou seja, você postou o pedido do cliente, mas você postou um dia depois ou depois do tempo que você tinha para postar, também recebe um ponto de penalidade.

As demais métricas, é opcional, você não é obrigado a atingir, porque não te dá nenhum tipo de ponto de penalidade. Uma importância, a taxa de não comprimento da Shopee e o envio atrasado, ele é calculado com base na última semana.

A Shopee pede para que você fique 8% em um quanto em outro, menos dos 8%, porque isso já recebe pontos. Se você dobrar em uma semana, automaticamente é dois pontos de uma vez só.

Ou seja, eu preciso estar abaixo de 8 e eu recebi 9% da taxa de comprimento, automaticamente eu recebi um ponto. Se eu estivesse feito 16% de cancelamento, automaticamente eu receberia 2 pontos.

Como a Shopee calcula os pontos de penalidade?

Lembrando que os pontos são acumulativos, ou seja, os pontos são calculados por período, por trimestre. Então, dentro de um trimestre ele vai começar, você vai receber os pontos, eles são cumulativos.

Terminou neste trimestre, zera os pontos para que comece um novo trimestre. Então, no trimestre que estamos na escrita desse artigo, ele começou no dia 3 de abril de 2023 e vai até o dia 2 de julho de 2023.

Hoje estamos no dia 16 de maio, até o dia 2 de julho, eu só posso receber um ponto. Caso eu receber mais 2 pontos, eu já serei penalizado, e quando chegar no dia zera tudo. Então, não se esqueça que é acumulativo dentro de um trimestre, e o fato de você ter recebido 3 pontos de penalidade e recebeu alguma restrição, terminou esse período, você pagou por isso. Porém, eles são cumulativos, se você receber mais um, volta tudo.

Por isso, tome muito cuidado com os pontos de penalidade, porque, de fato, ele vira uma bola de neve e detona totalmente a sua conta da Shopee.

Como funciona as penalizações da Shopee

Agora que você entendeu tudo isso, você recebeu 2 pontos de penalidade e por algum motivo recebeu mais 1, que são 3 pontos. Ou seja, automaticamente você recebeu a sua primeira penalização.

Quando você tem uma penalização em andamento, vai aparecer do seu Desempenho da Conta, qual a restrição que a Shopee está aplicando e quantos dias ainda faltam para ela sair da sua conta.

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Por exemplo, esse vendedor, ele possui 9 pontos. Ele recebeu 7 pontos por taxa de não comprimento e 2 pontos por violação de envio em atraso. Automaticamente a Shopee já colocou quais as penalidades que ele recebeu e quantos dias ele vai ficar com essas restrições.

Ou seja, durante 28 dias ele vai ficar com baixo ranque de anúncio na pesquisa. Então, os anúncios deles praticamente não vão aparecer quando o cliente pesquisar. Assim como ele perdeu o frete grátis e descontos no frete por 28 dias, e mais 28 dias proibido de campanhas de marketing.

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SAIBA MAIS

Qual a melhor maneira para evitar receber penalizações na Shopee?

Então, a melhor maneira de isso não acontecer, é não pagar para ver. Ou seja, não deixe sua conta receber mais do que 3 pontos, porque automaticamente você vai ser penalizado. Um exemplo, é você resolver um problema antes mesmo que ele aconteça.

Tenho um aluno que faz mentoria comigo, e o fornecedor ficou de entregar o produto dele em 10 dias, porém atrasou para 20 dias. Com isso, ele falou que provavelmente a quantidade que eu tenho no estoque é de 12 dias, depois disso vai acabar e terei problemas.

Então, eu não quero pausar minha conta, eu preciso diminuir um pouco a minha quantidade de vendas. Para que ao invés de durar 12 dias, dure até 17 a 18 dias. Ele já tinha um problema antes de acontecer, ele precisava arrumar um outro fabricante, mesmo que fosse um pouco mais caro para suprir essa lacuna de espaço sem mercadoria.

Ou ele precisaria fracionar os pedidos dele sem pausar o anúncio. Então, o que ele fez? Ele aumentou um pouco o valor final do produto, automaticamente as vendas diminuíram um pouco, só que ele conseguiu manter durante aquele período.

Vale ressaltar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre Como funciona a carteira, minha renda e o antecipa da Shopee. Caso você tenha o interesse de acompanhar, irei disponibilizar o link do conteúdo para ficar por dentro de tudo: Shopee: Como Funciona a Carteira, Minha Renda e o Antecipa?

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido sobre esse novo conteúdo excelente no blog. E agora, que você saiba o que fazer quando receber algum ponto de penalidade ou penalização.

FAQ

O que são pontos de penalidade na Shopee e como eles afetam as vendas?

Os pontos de penalidade na Shopee são acumulados quando um vendedor não cumpre determinadas métricas de desempenho. Até 2 pontos podem ser acumulados sem resultar em penalizações diretas, mas a partir do terceiro ponto, restrições podem ser aplicadas à conta do vendedor, afetando as vendas e a visibilidade dos anúncios.

Quais métricas podem levar à recepção de pontos de penalidade na Shopee?

Violações graves de anúncios, taxas de não cumprimento e envio em atraso são algumas das métricas que podem resultar em pontos de penalidade. Essas métricas são monitoradas pela Shopee e os vendedores podem receber pontos se não atenderem aos requisitos estabelecidos.

Como os pontos de penalidade são calculados e resetados na Shopee?

Os pontos de penalidade são calculados por trimestre e são cumulativos dentro desse período. Se um vendedor acumular pontos suficientes para resultar em uma penalização, as restrições serão aplicadas à conta. Após o término do trimestre, os pontos são resetados. No entanto, é importante notar que os pontos podem acumular-se novamente se o vendedor não melhorar seu desempenho.

Quais são as consequências de receber penalizações na Shopee?

Receber penalizações na Shopee pode resultar em restrições à conta do vendedor, como baixo ranqueamento de anúncios, perda de benefícios de frete grátis e descontos, e proibição de campanhas de marketing. Essas restrições podem afetar diretamente as vendas e a visibilidade dos produtos do vendedor na plataforma.

Qual é a melhor abordagem para evitar receber penalizações na Shopee?

A melhor maneira de evitar receber penalizações na Shopee é manter um bom desempenho nas métricas de vendas e cumprir os requisitos estabelecidos pela plataforma. Isso pode incluir garantir que os pedidos sejam enviados dentro do prazo, evitar violações de anúncios e manter uma taxa de cumprimento adequada. Além disso, resolver problemas potenciais antes que eles ocorram pode ajudar a evitar situações que levem a penalizações.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.