Evite escrever essas palavras no chat da Shopee

Evite escrever essas palavras no chat da Shopee

shopee 16 de Mar de 2023

No artigo de hoje vamos conversar sobre o que você não pode falar no chat da Shopee. Recentemente, recebi muitas mensagens de inscritos do canal que foram banidos da Shopee por escrever o que não deveria no chat.

E no artigo de hoje vamos conversar um pouco sobre. Então, já pegue sua anotação e sua caneta e não perca nada, quero pedir para você acompanhar até o final.

A Shopee tem pouca tolerância com usuários ou vendedores que escrevem no chat para o consumidor o que não deve ser escrito. Por exemplo, já vi muitos vendedores serem banidos por enviar para o cliente palavras como Aliexpress, o fato dele ter falado isso no chat para o consumidor, a Shopee baniu ele definitivamente.

Ele não foi pontuado ou penalizado, ela definitivamente baniu a conta desse vendedor e não é só isso que gera banimentos e também pontuações. E hoje vamos falar muito sobre isso. 

Mas antes deste artigo excelente começar. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles empreendedores(a) que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Guia para não ser banido na Shopee, evite algumas palavras no chat:

Regras do chat da Shopee

Existem algumas regras que você precisa seguir, especificamente você precisa se atentar a duas coisas, uma coisa é você mandar alguma mensagem para o consumidor que você vai ser banido imediatamente ou nos próximos minutos vai ser banido.

E existe uma outra é que você recebe uma pontuação e você sabe que tendo pontuações e por consequência disso, você vai recebendo penalidades, e conforme isso, você vai cada vez mais sendo minado na plataforma.

Ou seja, vai chegar um momento que vai ficar inviável você vender na plataforma da Shopee.

Seja cordial no chat da Shopee

Então, deixo como base, sempre seja cordial no chat da Shopee, por mais difícil que seja às vezes, eu sei que existem muitos clientes que é folgado, que fala coisas que não eram para falar e acaba irritando. 

Já atendi o meu chat por muito tempo, tanto no Mercado Livre quando comecei, e eu sei que muitas das vezes precisamos engolir. Quando acontecer isso, o que eu vou fazer? Eu não respondia naquele momento, responder no calor do momento você sempre vai estar errado, porque você está na razão e acaba perdendo isso pelo modo que você escreve.

Então, se você está muito estressado, com muita raiva, não responda naquele momento, espere passar, pede para uma outra pessoa responder, se você faz parceria com alguém da família, pede para ele responder.

Mas, sempre seja cordial, por mais difícil que seja, e por mais que às vezes o cliente errou ou tentou te passar para trás, enfim. Seja sempre cordial. 

Evite palavrões e gírias no chat da Shopee

Evite escrever essas palavras no chat da Shopee

Segundo ponto, evite palavrões e gírias no chat, palavrões tanto gírias você acaba perdendo um pouco da credibilidade e isso afeta um pouco a sua conversão.

Evite algumas situações no chat da Shopee

Agora, vamos falar sobre evitar algumas situações. Primeiro de tudo, palavras como de outro marketplace, por exemplo, Aliexpress, Mercado Livre, Magalu, qualquer outro marketplace, até os que a Shopee é dona, por exemplo, a Shein, evite, porque aqui é banimento imediato.

A Shopee vai banir você sem aviso prévio, sem absolutamente nada, simplesmente você vai ser banido por utilizar outras palavras de marketplaces, principalmente o aliexpress.

E olha que teve muito inscritos do meu canal que já falou isso no chat, que utilizou palavras de outro marketplace ou aliexpress, e em questão de minutos ou horas a conta foi desativada. Isso, de fato, você não pode fazer de maneira alguma.   

Agora, o que vamos conversar agora, você pode até fazer que você não seja banido de imediato, mas, você pode receber pontuações e aquilo que falei, por consequência você acaba recebendo penalizações.

Penalizações no chat da Shopee

Então, cancelamento dos pedidos, evite essa palavra e principalmente pedir para o cliente cancelar o pedido. Mesmo que você esteja na razão, por exemplo, você foi postar o pedido do cliente nos correios e deu CEP invalido, assim o correio não consegue postar.

Então, você não pode chegar para o cliente explicar isso e pedir para cancelar, você pode chamar ele e explicar o que aconteceu e em seguida, você vai ao chat da Shopee para tomar as devidas providências.

Caso aconteça da Shopee pedir para você cancelar o pedido, você pode printar e falar que printou para saber que eu não posso pedir para o cliente cancelar e eu não vou cancelar se não vai afetar minha taxa. Se você não resolver, eu irei abrir um chamado com esse protocolo para que a Shopee possa observar o seu comportamento, porque normalmente do atendente do chat não está em um bom dia e não quer resolver, e por algum motivo ele induzir você a cancelar ou pedir para você pedir pro cliente cancelar, você fala isso para ele.  

Reembolso pelo chat da Shopee

Reembolso é possível fazer? Sim, é possível, eu recomendo? Não mais que você faça isso. Qualquer tipo de reembolso você resolve dentro da plataforma, mesmo porque hoje a Shopee permite que você reembolse partes do produto para o cliente.

Antigamente era normal, por exemplo, você vendeu 2 unidades e por algum motivo enviou uma para o cliente, e aí, você acordava com ele para pagar por uma peça e você pedia o pix e você ressarcia essa peça, e tudo resolvido.

Hoje em dia, podemos abrir reclamação para devolver parcial o valor, por exemplo, ele comprou duas e recebeu 1, ficou caracterizado que ele recebeu uma, existe a opção de devolver apenas uma unidade.

Ah, Cauê, eu quero fazer por pix, pode fazer isso? Sim, mas evite palavras como o pix, ressarcimento, esse tipo de coisa. Caso você queira falar pix, você pode colocar p.i.x, assim você pode fazer o ressarcimento para ele.

Uma vez que você fez isso, você não vai enviar o comprovante, você vai enviar uma mensagem para ele confiar para ver se caiu o dinheiro. Isso pode ser feito, mas tome cuidado, afinal, você pode receber pontuações.

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SAIBA MAIS

Outras situações que penalizam sua conta na Shopee  

Contato pessoal, de maneira alguma você pode passar algum contato pessoal, Instagram, WhatsApp, telefone, de maneira alguma você pode fazer isso. Isso é a pontuação certa, você vai receber. 

E por último, spam, evite ficar fazendo spam, ficar mandando muitas mensagens para o cliente. É muito normal você tentar converter um boleto, por exemplo, o cliente pagou o boleto, você vai enviar uma mensagem para ele, mas não fique mandando 100, 200 mensagens por dia para o cliente, porque isso caracteriza como spam.

E spam, também é pontuação. Essas, são as principais situações que mais acontecem para você receber algum banimento ou pontuação. Caso você conheça mais alguma, não esqueça de deixar aqui nos comentários.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Contas Banidas na Shopee? Como evitar que isso aconteça. Então, após o término da leitura deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que possa acompanhar esse outro artigo maravilhoso: Contas Banidas na Shopee? Evite que Isso Aconteça!!

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado e aprendido tudo que ensinei hoje, e a partir de agora não recebe pontuações e banimentos por conta disso. Fico por aqui, e claro, quero lembrá-los que amanhã tem conteúdo novo, então não deixe de acompanhar.

FAQ

Quais são as condutas proibidas no chat da Shopee?

A Shopee tem pouca tolerância com usuários ou vendedores que utilizam o chat para enviar mensagens inadequadas aos consumidores. Palavras como "Aliexpress" ou outras referências a marketplaces concorrentes podem resultar em banimento imediato da conta.

Como evitar ser banido ou penalizado no chat da Shopee?

Evite usar palavrões, gírias e referências a outros marketplaces no chat da Shopee. Além disso, seja sempre cordial e evite situações que possam resultar em pontuações negativas, como pedir para cancelar pedidos ou fornecer informações de contato pessoal.

Como agir diante de situações desafiadoras no chat da Shopee?

Em situações desafiadoras, como lidar com clientes irritados, é importante manter a calma e responder de forma cordial. Evite responder no calor do momento e, se necessário, peça ajuda de um colega ou familiar para responder.

É possível fazer reembolsos ou resolver problemas diretamente pelo chat da Shopee?

Embora seja possível resolver alguns problemas pelo chat, como reembolsos parciais, é importante evitar usar termos como "pix" ou "ressarcimento". Tais ações podem resultar em pontuações negativas. É recomendável resolver questões de reembolso dentro da plataforma da Shopee.

Quais outras condutas podem resultar em penalizações na Shopee?

Além das mencionadas anteriormente, outras condutas que podem resultar em penalizações incluem o envio de spam, o fornecimento de informações de contato pessoal e o envolvimento em práticas enganosas. É importante seguir as diretrizes da Shopee para evitar problemas com a plataforma.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.