Esclarecimento Sobre a Alteração da Comissão na Shopee

Esclarecimento Sobre a Alteração da Comissão na Shopee

shopee 3 de Jul de 2023

No artigo de hoje, gostaria de esclarecer alguns pontos em relação ao último artigo de segunda-feira, onde eu conversei com você sobre algumas mudanças na comissão da Shopee que irão entrar em vigor no do dia 1 de julho de 2023.

Se você acompanhou aquele artigo e principalmente fez algum comentário, é importante que você acompanhe esse artigo completo. Então, te convido a ler o artigo até o final, porque hoje promete.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Quero disponibilizar um vídeo com excelente conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Alteração da Comissão na Shopee:

Minha opinião sobre a alteração da comissão da Shopee

Primeiramente eu gostaria de esclarecer uma coisa, que de fato, não vou mentir, me deixou chateado. Vi alguns comentários de pessoas dizendo que sou a favor, que estou falando isso porque sou parceiro da Shopee.

Se no artigo de segunda-feira eu não deixei claro, agora eu vou deixar. Eu não concordo com esse acréscimo na comissão, eu não compactuo e não acho favorável isso que a Shopee vai fazer.

Muito pelo contrário, eu achei muito pesado. Agora, o fato de eu não concordar com isso, não significa que eu preciso ficar me lamentando, não significa que preciso criticar a plataforma. 

Uma coisa que aprendi, é que não podemos comemorar por muito tempo, uma vitória e não podemos ficar lamentando por muito tempo uma derrota. Porque enquanto você comemora ou lamenta, alguém está fazendo acontecer. 

Então, ao invés de eu ficar criticando, reclamando, desanimando, eu vou encarar aquilo com algo positivo e vou partir para dentro. Com isso, vou fazer acontecer, fazendo as alterações que precisarem ser feitas para que eu possa continuar vendendo e escalando as minhas vendas. Contudo, foi isso que quis passar naquele artigo de segunda-feira.

Trabalhe com a lógica na Shopee

Outro ponto que também gostaria de comentar é, que tem muitas pessoas que vivem se baseando no achismo. Quando nos baseamos nisso, podemos ficar preocupados, desesperados e isso pode nos levar ao erro.

Vamos trabalhar com a lógica e o que é isso? Precisamos analisar as alterações que foram feitas no passado para formar uma opinião se aquilo vai, de fato, acontecer ou não. Então, vamos lá. 

Quando a Shopee começou no Brasil ela não cobrava comissão do vendedor, todo mundo falava que no dia que ela começa a cobrar comissão todo mundo vai parar de comprar na Shopee porque o preço vai aumentar.  

Com isso, ela saiu de 0% de comissão para 10% de comissão, e ela continuou crescendo. Depois, a Shopee saiu de 10% para 14%. E aí começaram de novo, a Shopee chutou o balde, ela perdeu todo o benefício que tinha, ela perdeu o diferencial que tinha em cima dos demais marketplaces, etc. Ela aumentou para 14% e continuou crescendo.

Em seguida, ela criou o programa de frete grátis extra, que você tinha a opção de ir para 20%. Ai pronto, isso é um absurdo, já passou da comissão do Mercado Livre, qual é o sentido de eu continuar na Shopee, todo mundo vai para de comprar nela porque o preço vai ficar alto, os produtos baratinhos vão parar de ser vendidos e a Shopee quebrou.

Não se basei no achismo dentro da Shopee

Agora, ela irá cobrar mais 2 reais. Então, seguindo as mudanças que foram acontecendo, a Shopee não perdeu o mercado, pelo contrário, ela continuou ganhando o mercado. Por isso, quando você fica baseando a sua opinião no achismo, você fica baseando a sua opinião sem lógica alguma, você vai ficar preocupado, desesperado achando que as coisas vão parar de funcionar. 

Mas, passe a raciocinar, a criar uma opinião com base na lógica, ai, sim, você vai ter motivos para se desesperar ou não. Com base no que acabei de explicar, a gente tem motivo para se desesperar? Acredito que não, é mais saudável para você quando passamos a trabalhar e raciocinar com a lógica. 

Enxergue tudo pelo seu lado positivo na Shopee

Antes de finalizar, uma coisa que falei no artigo de segunda-feira eu volto a repetir aqui. Tudo que acontece tem o seu lado positivo e o seu lado negativo, até quando você ver nitidamente que aquilo é negativo, por exemplo, essa alteração.

É nítido que aquilo é negativo, mas até nisso a gente pode pegar coisas positivas. O que eu quero te dizer? É muito mais saudável quando tentamos ver pelo lado positivo das coisas, ao invés de ficar somente no lado negativo, isso faz bem para você também, mentalmente isso vai te fazer muito bem, acredite nisso. 

Então, veja as coisas de um lado positivo. A Shopee vai ter esse aumento? Beleza! Não adianta ficar reclamando, não adianta ficar chorando e se desesperar, precisamos ver isso de um ponto positivo. 

Se esse aumento vai vir para que a Shopee possa resolver os problemas que ela tem, ou para que ela possa continuar inovando, perfeito! Vamos pensar positivo. Se o propósito desse aumento é para trazer melhorias e inovações, no final das contas ela vai continuar ganhando o mercado. E quanto mais mercado ela ganha, mais vendas a gente vai realizar.

Destrave e Escale na Shopee

Faça parte do meu treinamento

SAIBA MAIS

Mudança na comissão da Shopee vai impactar muito?

E, por exemplo, o produto baratinho, se tem alguma pessoa que vende isso de R$6 a R$8, um produto que passa disso para R$10, não tem um impacto muito grande para o cliente final, porque ele continua sendo barato. Um produto de R$5 que passa a ser vendido por R$7, não vai gerar tanto impacto assim, porque quem pode pagar 5 vai pagar 7.

Então, isso não é o que vai impactar o cliente a deixar de comprar, o que pode impactar o cliente a deixar de comprar é ele querer comprar um produto de R$ e pagar R$20 de frete, porque abaixo de R$39 é o cliente que paga o frete. Por isso, isso gera muito mais impacto nas vendas do que aumentar de R$5 para R$7. E não conseguimos pensar de maneira lógica, isso não vai gerar tanto impacto do que o cliente vai pagar R$5 no produto e ainda pagar o frete.

Esclarecimento Sobre a Alteração da Comissão na Shopee

Críticas sobre a logística da Shopee

Por isso, às vezes eu não consigo entender o motivo do desespero, e às vezes a gente percebe a falta de conhecimento da pessoa, a imaturidade de mercado de algumas pessoas. 

Existem pessoas que tem 1 ano de mercado, ela é recente nesse trabalho, e às vezes ela fala algumas coisas que você percebe nitidamente que ela é novata no mercado, por exemplo, um comentário que li, pode dar um caminhão de dinheiro para a Shopee que ela não resolve problema de logística dela. 

Outro comentário, a Shopee que nem resolveu o problema de logística e já está pensando em implementar o Full. São opiniões de pessoas que não tem conhecimento nenhum, por exemplo, que atua no Mercado Livre a mais de 7 ou 8 anos, sabe o transtorno que era a logística desse marketplace. Se você hoje reclama da Shopee, o Mercado Livre era 3 vezes pior do que isso.

E sabe o que resolveu o Mercado Livre? O Full. Ele resolveu o problema de logística quando implementou o Full. Contudo, chega uma pessoa que fala, como que a Shopee quer implementar o Full, se nem o problema de logística ela resolve. Mas é aqui que está, pra resolver esse problema eles precisam do Full.

Leia também: Nova Atualização no Valor Mínimo do Lance no Shopee Ads

E por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham entendido esse esclarecimento em relação à nova comissão da Shopee. Vou ficar por aqui, mas irei te esperar no conteúdo novo de amanhã.

FAQ

1. Qual é a minha opinião sobre a alteração da comissão na Shopee?

Eu não concordo com o aumento da comissão e não acho favorável. No entanto, em vez de criticar ou lamentar, prefiro encarar a mudança positivamente e ajustar minhas estratégias para continuar vendendo e crescendo.

2. Qual é a lógica por trás das alterações de comissão na Shopee?

Historicamente, a Shopee implementou aumentos de comissão e continuou crescendo. Isso inclui:

  • Passagem de 0% para 10% de comissão.
  • Aumento de 10% para 14%.
  • Implementação do programa de frete grátis extra com comissão de 20%.

A Shopee tem mostrado capacidade de adaptação e crescimento, mesmo com essas mudanças.

3. Por que não devemos nos basear no "achismo"?

Basear-se no "achismo" leva ao desespero e a erros. É crucial analisar mudanças passadas e formar opiniões baseadas em lógica e fatos. As mudanças anteriores na Shopee não prejudicaram o mercado, e a tendência é que ela continue crescendo.

4. Como enxergar o lado positivo nas mudanças da Shopee?

Embora a alteração da comissão pareça negativa, é importante ver o lado positivo. Se a mudança for para resolver problemas e inovar, a Shopee continuará a ganhar mercado, beneficiando todos os vendedores.

5. A mudança na comissão vai impactar muito as vendas?

O impacto pode ser menor do que se imagina. Pequenos aumentos de preço em produtos baratos (ex: de R$5 para R$7) não devem afetar significativamente a demanda. Maior impacto vem do custo do frete, especialmente para produtos abaixo de R$39, onde o cliente paga o frete.

Marcadores

Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.