Editar Anúncio na Shopee Ajuda ou Atrapalha?
No artigo de hoje vamos conversar sobre o que eu posso ou o que eu não posso editar no meu anúncio. Sim, algumas coisas que você mexe em seu anúncio podem influenciar no posicionamento orgânico, influenciar no seu CTR e na sua taxa de conversão.
Hoje, definitivamente, você vai aprender o que editar e o que alterar nessa edição no seu anúncio. Então, já pegue seu papel e caneta e acompanhe esse artigo até o final.
Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Editar anúncio na Shopee ajuda ou atrapalha? Entenda tudo:
Informações básicas dos anúncios da Shopee
É muito importante que você acompanhe esse artigo por completo, porque você vai entender o que fazer e o que não fazer ao editar o seu anúncio. E principalmente entender cada aspecto que vai mudar, ou seja, certas alterações que você realizar, você pode melhorar ou piorar o seu CTR ou sua taxa de conversão.
E certas coisas que você alterar, você pode piorar o seu posicionamento orgânico, ou simplesmente desaparecer para aquele termo.
Para iniciarmos, vamos começar pelo cabeçalho da nossa edição, uma vez que você clica em editar, você vai conseguir alterar todas as informações do seu anúncio, exceto a categoria.
E isso é um ponto muito interessante na Shopee, porque diferente de outros marketplaces que você fica muito engessado na edição dos anúncios, principalmente se ele já trouxe vendas, na Shopee não, a única coisa que você não consegue alterar é a categoria.
Começando pelas imagens do produto e o vídeo do produto, quando você pensa em editar as fotos, substituir ou melhorar, ele não vai interferir diretamente no seu posicionamento orgânico na Shopee, ele vai interferir para melhor ou pior no seu CTR e na sua taxa de conversão.
O que é CTR e taxa de conversão na Shopee?
O que seria CTR na Shopee? É a proporção entre impressões e cliques dentro do seu anúncio e a taxa de conversão é a proporção de cliques para vendas.
Então, você fazer quaisquer alterações nas imagens e no vídeo do produto, ele não vai interferir no seu posicionamento orgânico, e sim no seu CTR ou taxa de conversão.
Título dos anúncios na Shopee
Agora, vamos falar sobre o nome do produto, que basicamente é o título do nosso anúncio. No título, você pode diretamente mexer no seu posicionamento, inclusive você pode ser eliminado em algum termo.
Por isso, é extremamente importante, você só fazer alterações, principalmente remover palavras se for necessário, porque aqui vai te prejudicar no seu posicionamento.
Por exemplo, o meu anúncio possui o título Regata Suede com Alça Ajustável Blusa Feminina, para cada palavra eu tenho um termo de pesquisa que ela pode ser individual ou conjunta.
A Regata é um termo de pesquisa? Sim, Regata Feminina é um termo de pesquisa? Sim, por mais que uma esteja no começo e outra no final, é um termo de pesquisa. Ou seja, se o cliente pesquisar por Regata Feminina, o meu anúncio vai aparecer em algum posicionamento para ele.
Então, para cada palavra, seja individual e como também pode se transformar em uma palavra conjunta.
Cuidado ao remover palavras do título dos anúncios na Shopee
Mas, Cauê, se o cliente pesquisar por Blusa Suede, mesmo que esteja ao contrário, Suede antes de Blusa, vai aparecer? Sim, vai aparecer, por isso, é importante você entender isso antes de fazer qualquer alteração.
Porque, se por algum motivo eu remover uma dessas duas palavras e o cliente digitar Blusa Suede, eu não vou mais aparecer. Afinal, eu removi um termo de pesquisa.
Se eu remover a palavra feminina do meu título, qualquer contexto que o consumidor pesquisar, como: Regata Feminina, Blusa Feminina, etc. Eu não vou mais aparecer para esses consumidores.
Por isso, para remover ou alterar, você precisa tomar muito cuidado. Agora, adicionar palavras não tem problema, porque o termo vai continuar lá. Então, se eu remover a palavra feminina vou ter problemas, se eu editar aquele termo, por exemplo, Regata Suede e colocar Regatas, pode ser que eu tenha algum tipo de dano.
Agora, inserir, por exemplo, Regatinha Suede eu não vou perder o posicionamento, porque eu não removi ou editei nada.
Descrição do produto na Shopee
Descrição do produto, basicamente você vai mexer na taxa de conversão, para melhor ou para pior. Se você fizer uma descrição melhor do que estava antes, a tendência é que você tenha uma taxa melhor, se você piorar tende-se a piorar a sua taxa.
Ou seja, a descrição do produto não influencia diretamente no seu posicionamento.
Especificações do produto na Shopee
Especificações do produto, sim, isso pode mexer no seu posicionamento, não na questão de alterar e sim da falta de informações. Ou seja, quanto mais completo estiver os atributos preenchidos, melhor será o seu posicionamento.
Quanto menos informações tiverem, tendem a ter um menor relevância, que no final das coisas são transformadas em posicionamento. Então, as especificações do produto é algo que você precisa preencher por completo.
Fazer alterações não vai mudar grandes coisas, por a condição ser que você tenha as informações ou não tem. Se você tiver é uma coisa, se não tiver é outra coisa.
Informações de venda na Shopee
As variações e os preços, não influenciam no seu posicionamento, ele pode influenciar na sua taxa de conversão. Se você tem um preço atrativo, tende-se a ter uma maior taxa de conversão, se você tem um preço menos atrativo, tende-se a ter uma menor taxa de conversão.
Ah, Cauê, dizem por aí que eu possuo um estoque muito alto, o sistema da Shopee interpreta isso como ótimo e ela acaba me dando um posicionamento melhor, ou seja, me destacar melhor.
Muitas pessoas falam isso, sinceramente, eu não tenho opinião formada sobre isso, se de fato, anúncios que tenham um volume de estoque maior tendem a ter uma melhor relevância comparado ao anúncio do mesmo produto com um menor estoque.
No topo da primeira página, eu tenho a convicção que isso não interfere em absolutamente nada. Mas, no posicionamento temos outros tipos de posicionamentos, pode ser que isso faça sentido.
Então, na dúvida, se você tiver um controle de estoque fora da Shopee muito bem equilibrado, pode colocar uma quantidade maior.
Informações fiscais e envios na Shopee
As informações fiscais são irrelevantes, porque ela se torna opcional. Envios também não interferem em nada, porque é uma questão de logística.
Pré-Encomenda influencia nos anúncios da Shopee?
Em seguida, temos a parte da pré-encomenda, ela também não existe uma definição se você tem o maior posicionamento ou não, isso e mais na questão de taxa de conversão. Um produto a pronta entrega, ele tende a converter mais do que um produto de pré-encomenda, porque quem compra tem uma característica muito importante, sendo a pressa.
Ah não é que a pessoa saiba que é um produto que precisa ser feito, é sobre encomenda. Neste caso, a taxa de conversão não entra nisso, a mesma coisa vale para a condição do produto, não agrega no posicionamento.
Você tende a ciência sobre o que você pode mexer ou não pode mexer, você vai ficar muito mais tranquilo para mover e editar os seus anúncios.
Não edite muito o seu anúncio na Shopee
Quando você mexe muitos no seu anúncio, principalmente quando você deixa uma descrição muito grande, existe uma maior probabilidade do seu anúncio entrar em revisão. Afinal, a Shopee possui um robô que quando você insere um anúncio ou edita ele, ele passe por essa filtragem do robô para ativar o seu anúncio.
Qualquer coisa que esse robô não entender ou interpretar errado, ele vai pausar o seu anúncio e colocá-lo em revisão, para um humano poder olhar aquilo.
Então, tome muito cuidado com a sua descrição, quanto maior for ela, maior a probabilidade de você entrar em revisão, quanto mais coisas você colocar em suas imagens, existe a probabilidade do seu anúncio entrar em revisão.
Leia também: Shopee: Sumiço das Visitas nos Anúncios.
Por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido o que fazer e não fazer no seu anúncio.
FAQ
O que posso editar em meu anúncio na Shopee?
Você pode editar praticamente todas as informações do seu anúncio na Shopee, exceto a categoria do produto. Isso inclui imagens, título, descrição, especificações do produto, variações de preço e estoque, entre outros.
Quais são os aspectos que posso editar sem afetar o posicionamento orgânico?
Você pode editar imagens, título, descrição e especificações do produto sem afetar diretamente o posicionamento orgânico. No entanto, essas edições podem influenciar no CTR (taxa de cliques) e na taxa de conversão.
Como o título do anúncio influencia no posicionamento na Shopee?
O título do anúncio é crucial para o posicionamento na Shopee. Remover palavras-chave relevantes pode prejudicar o posicionamento do seu anúncio, enquanto adicionar palavras pode não ter impacto negativo, desde que não remova termos importantes.
O que devo ter cuidado ao editar a descrição do produto?
Ao editar a descrição do produto, é importante não remover informações relevantes que possam afetar a taxa de conversão. Adicionar informações extras pode ser benéfico, mas cuidado para não tornar a descrição muito longa e complexa, o que pode levar à revisão do anúncio.
A pré-encomenda e a condição do produto afetam o posicionamento na Shopee?
A pré-encomenda e a condição do produto (por exemplo, novo, usado) não têm impacto direto no posicionamento na Shopee. No entanto, a pré-encomenda pode afetar a taxa de conversão, pois os clientes podem preferir produtos prontamente disponíveis.