Descrição e Característica é Essencial para Vender na Shopee?
Descrição de anúncio e características do seu anúncio é determinante e fundamental para que você venda ou aumente as suas vendas dentro da Shopee? No artigo de hoje vamos conversar tudo sobre esse tema.
Por isso, quero te convidar a ficar comigo até o final deste conteúdo. Antes de mais nada, preciso informar que chegamos ao último artigo da nossa série, onde de fato, eu ensinei a você todo o processo que eu faço aqui para criar e otimizar o meu anúncio.
Tenho a convicção que você colocando em prática tudo isso que ensinei, além de colocar em prática outros aspectos que envolvem as vendas, eu tenho a certeza absoluta que você não somente vai vender, como você também vai conseguir escalar as suas vendas na Shopee.
Então, esse é o nosso último conteúdo da série onde, de fato, eu ensinei a você a cadastrar e otimizar o seu anúncio. Para finalizar esse assunto, vamos conversar sobre dois aspectos do nosso anúncio, a descrição e as características do produto.
Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aquele
s que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Se a descrição do seu anúncio e as características do produto é essencial para vender na Shopee:
A descrição e características do produto é determinante na Shopee?
De fato, eu já irei responder para você, isso é pré-determinante e fundamental para que a venda aconteça? Na minha opinião e experiência, essas duas informações que preenchemos no nosso anúncio, são as duas informações que menos impactam na hora do cliente ter a decisão de realizar a compra.
Por isso, e por questões lógicas, esse foi o nosso último artigo da série. Mas, o fato de eu ter a convicção e a certeza que isso é o que menos impacta na hora do cliente realizar a sua compra ou na hora de determinar se vai comprar com você ou não, o fato disso, não faz com que eu deixe em branco, ou pior, eu faça de qualquer jeito.
Tudo é uma questão de trabalhar em conjunto, é um corpo e cada parte dele tem o seu membro. Quando falamos de vendas, é o mesmo, a gente depende que todos os membros do corpo trabalhem de maneira correta, de maneira ordenada para que as vendas aconteçam.
E por mais que a descrição do anúncio ou característica do produto seja o dedinho do pé, fique sem ele para você ver se não vai ter alguma dificuldade. Então, é mais ou menos por essa analogia.
A descrição do produto é importante na Shopee?
Basicamente eu acabei de subir um anúncio, é um novo produto que trouxe para a Shopee, para quem já me conhece sabe que vendo Blusa Suede e agora eu coloquei na minha grade a Blusa Suede com babadinho na manga.
Então, é um anúncio que acabei de criar e eu segui tudo aquilo que ensinei para vocês na questão de capa, falta o vídeo ainda que não finalizei, questão do título. Tudo que envolve eu apliquei.
E agora, chegamos na parte final. Primeiro vamos começar pela descrição do produto. A descrição do produto eu quero que você entenda uma coisa e foque nisso quando você for criar ela.
99% dos consumidores não lê a sua descrição do produto ou ele só lê até a metade, a maioria não lê e o pouco que ele lê, não lê por inteiro. O que eu quero te dizer e agora vai fazer sentido para você, porque a gente bate muito na capa, no carrossel de imagens e no vídeo? Porque o cliente não lê a descrição.
Ah, Cauê, como você sabe disso? Eu sei disso e quem vende na Shopee já tem um pouco de vendas ou já começou a fazer ela, também sabe disso. Você já recebeu uma pergunta de um cliente que a resposta está na descrição.
Por exemplo, você envia no tamanho P e não tem o tamanho P na descrição. Então, é isso, o consumidor não lê a mensagem e repito, poucos que fazem a leitura não lê por completo.
O que fazer diante dessa situação na Shopee?
Diante disso, a primeira coisa que fazemos é focar na capa, no vídeo e no carrossel de imagens. Segundo, a gente deixa a nossa descrição o mais curta possível. Por mais que a Shopee permite você colocar até 5 mil caracteres, eu deixo o mais simples possível.
De fato, informações relevantes, como o tamanho, tecido. Evite colocar um monte de informação, por exemplo, um produto top, o queridinho das blogueirinhas, verão 2023. Se você encher de linguiça a sua descrição, ai que vai ficar mais difícil para o consumidor ler.
Então, a melhor dica que eu posso te dar é: seja o mais simples possível e coloque, de fato, informações relevantes.
O que é a especificação na Shopee?
Agora, temos as especificações. A gente precisa especificar o que é o nosso produto, e para cada categoria são especificações diferentes. Se você trabalha em um nicho diferente do meu, que é moda feminina, você provavelmente vai ter outras informações que não tem na imagem abaixo.
Então, você precisa preencher todas essas informações diante do seu produto. Lembrando que algumas especificações a gente é obrigado a responder, por exemplo, a marca, as demais são opcionais. Quanto mais você preencher, melhor.
O que fazer nas especificações da Shopee?
Então, eu vou preenchendo as informações relevantes até que o quadradinho da imagem acima fique com o certinho nas especificações. Ou seja, quando as especificações estão vazias, não vai ter um certinho laranja e sim um x vermelho.
Por isso, eu vou preenchendo todas as informações relevantes e quando eu vejo que já completou as especificações, se eu não tiver mais nada relevante, o resto que ficar, por exemplo, tamanho do pacote, para mim é irrelevante, eu deixo em branco, porque já preenchi o que era mais importante.
Então, as informações da descrição do nosso anúncio e as especificações são importantes. A descrição é meio que para ajudar aquele cliente que lê a descrição.
Como funcionam as especificações da Shopee?
Agora, as especificações ou especificação, estão atribuídas ao filtro de pesquisa. Se você for na Shopee e realizar uma busca por Blusa Suede, à sua esquerda podemos encontrar o filtro. Ele praticamente usa partes do que está na especificação.
Então, por exemplo, se no filtro tiver plus size ou não, o que vai determinar qual anúncio é plus size ou não, na especificação. Outro exemplo, como a ocasião, eu quero um produto básico, como que a Shopee vai identificar quais os produtos que têm como básico, quando você coloca no estilo que ele é básico.
Por isso, preencher essas informações pode ajudar o consumidor final a encontrar o seu produto mais facilmente através dos filtros.
Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um conteúdo que fala tudo sobre Política de comissão da Shopee ajustada em outubro de 2023. Então, caso você queira acompanhar e ficar por dentro dessas informações, irei deixar o link para acesso aqui: Política de Comissionamento será Ajustada a partir de 1 de outubro de 2023 na Shopee
E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre a descrição do anúncio e as características do produto na Shopee. E que a partir de hoje, você possa vender muito mais, e não somente isso, mas a escalar suas vendas na plataforma.
FAQ
A descrição do anúncio e as características do produto são determinantes para vender na Shopee?
Embora sejam importantes, na minha experiência, a descrição do anúncio e as características do produto são menos impactantes na decisão de compra do cliente em comparação com outros elementos, como imagens e vídeos.
Por que a descrição do produto é importante?
A descrição do produto é uma parte fundamental do anúncio, pois oferece informações detalhadas sobre o item. No entanto, a maioria dos consumidores não lê a descrição completa, ou apenas a lê parcialmente. Portanto, é essencial fazer uma descrição clara, concisa e direta ao ponto.
O que deve ser incluído na descrição do produto?
Inclua informações relevantes e específicas, como:
- Tamanho
- Tecido
- Instruções de cuidado
- Qualquer outra informação essencial que possa ajudar o cliente a entender o produto
Evite informações desnecessárias ou "encher linguiça" com frases genéricas como "produto top" ou "queridinho das blogueirinhas".
Como devo estruturar a descrição do produto?
A descrição deve ser curta e objetiva. Mesmo que a Shopee permita até 5.000 caracteres, mantenha as informações o mais simples e relevantes possível. Use listas e parágrafos curtos para facilitar a leitura.
O que são as especificações na Shopee e por que são importantes?
As especificações são atributos específicos do produto que ajudam a categorizar e filtrar os itens nas buscas. Elas são cruciais porque ajudam os clientes a encontrar seu produto mais facilmente através dos filtros de pesquisa na Shopee.