Configuração Para Anúncios Descoberta na Shopee

Configuração Para Anúncios Descoberta na Shopee

shopee 3 de Jul de 2023

No artigo de hoje vamos conversar sobre o anúncio de descoberta para o Shopee Ads. Definitivamente, esse tipo de campanha é extremamente eficaz para novos anúncios, anúncios sem avaliações.

Lembrando que esse artigo faz parte da nossa sequência de artigos onde, definitivamente, você vai aprender a manusear o Shopee Ads. E não somente isso, mas transformar a ferramenta em lucratividade para você.

Quando falamos do anúncio de descoberta, precisamos entender que ele é um pouco diferente do anúncio de busca. Na verdade, a maneira de gerar exposições para os seus anúncios, gerar vendas, é de maneira diferente do anúncio de busca.

Principalmente, essa ferramenta é muito boa para novos anúncios, anúncios que você queira validar, identificar se você vai conseguir escalar. Então, o anúncio de descoberta acaba gerando mais exposição do que o anúncio de busca, e por consequência, você pode ter mais vendas mesmo com poucas ou nenhuma avaliação.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como configurar corretamente os anúncios de descoberta na Shopee:

 

O que são os anúncios de descoberta da Shopee?

Sempre falo ao iniciar que o tipo de anúncio pago, no caso para o anúncio de descoberta. Anúncio ideal para produtos que acabaram de ser cadastrados na plataforma e que são complementares a outros, pois serão vistos nas seções de Você Também Pode Gostar e Descoberta do Dia.

Ou seja, você cadastrou um novo produto, quer validar ele, começar a vender, o anúncio de descoberta acaba gerando mais exposição para você. E por isso, é muito interessante para quem cadastrou recentemente um novo produto.

Quais as vantagens de utilizar o anúncio de descoberta da Shopee?

Agora eu preciso dizer para você, quais as vantagens de utilizar o anúncio de descoberta. Confira abaixo:

  • Ele irá aumentar a exposição dos seus produtos, exibindo ele em mais locais do marketplace;
  • Foca em produtos com seus interesses individuais;
  • Facilidade de configuração.

O anúncio de descoberta é otimizado, por exemplo, você criou um anúncio de busca e por algum motivo não teve um desempenho, vale a pena testar o anúncio de descoberta. Ou você posicionou no orgânico um produto, não faz muito sentido você jogar o Ads no busca, porque você já está posicionado.

Com isso, você acaba utilizando a descoberta para gerar mais meios de exposição. Então, a descoberta é muito interessante, ele tem as suas vantagens quando você coloca ele para rodar.

Como os anúncios de descoberta aparecem na Shopee?

Agora que você já entendeu as vantagens, vamos conversar sobre como ele aparece. O anúncio de descoberta vai aparecer em dois lugares diferentes, ou seja, ele tem duas maneiras de gerar exposição.

A primeira delas é quando você acessa a home da Shopee, descendo até Descobertas do Dia. Nesta página, o seu anúncio vai aparecer através do Ads, por exemplo, você passando o seu mouse acima dos anúncio e aparecer “Ad”, esses anúncios são do Ads.

Vale ressaltar que nas descobertas do dia aparecem 55 anúncios, desses 55 anúncios, 26 estão aparecendo por conta do Ads. Além da descoberta do dia, o seu anúncio ele também pode aparecer no você também pode gostar.

Na seção você também pode gostar, a exposição dos produtos é um pouco diferente, ou seja, vão aparecer 30 anúncios e desses anúncios, 14 provém do Ads. Além disso, essa seção fica disponível no carrinho de compra e ao finalizar uma compra.

Agora que aprendemos por onde gera a exposição dos anúncios de descoberta, vamos criar a nossa primeira campanha.

Como criar um anúncio de descoberta na Shopee

Para isso, vou acessar o meu Shopee Ads e clicar em “Criar”, você terá duas opções, os anúncios de busca e os anúncios descoberta. Ao clicar em anúncio de descoberta vamos fazer as primeiras modificações.

Por padrão, a Shopee aumenta o automático ligado, ou seja, se você manter automático, a própria Shopee vai organizar os lances diários. Então, automaticamente ela vai fazer isso para você.

Se você manter desativado, por padrão você precisa colocar os valores, você vai fazer esse ajuste manual. Então, por enquanto vamos deixar ele automático.

Logo abaixo, temos as configurações básicas, ou seja, vamos adicionar produto ou anúncio que eu quero utilizar o Shopee Ads. Clicando em Adicionar produtos, a Shopee nos mostra alguns produtos em destaque, seja por mais vendidos, bom ROAS e mais buscadas.

Então, você pode acatar a sugestão da plataforma e escolher algum produto que tenha algum tipo de destaque, ou qualquer outro produto que você queira utilizar o Ads. Eu irei selecionar a calça flare e confirmar.

Orçamento dos anúncios de descoberta na Shopee

Uma vez que eu confirmo, o lance está automático porque eu deixei configurado desse jeito. Depois disso, temos o orçamento, você pode definir por limite, orçamento diário e orçamento total.

Sempre recomendo o orçamento diário para que você tenha um controle do que está sendo gasto. O orçamento mínimo é de R$3, eu recomendo que no mínimo R$5 e no máximo R$10, mais que isso eu não recomendo por enquanto, porque estamos validando esse anúncio, depois que ele validar e passar alguns dias estiver entregando e sendo lucrativo, aí você aumenta conforme sua necessidade.

Mas, eu irei deixar por padrão R$10. Duração, sem limite de tempo ou definir data de início e encerramento, por padrão deixo sem limite. Desta maneira, podemos clicar em Publicar anúncios.

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SAIBA MAIS

Como criar anúncio no manual da Shopee

Mas, Cauê, eu quero fazer manual, primeiramente você deve desmarcar a otimização automática. Feito isso, o lance não está mais automático, você vai inserir o valor.

Então, a Shopee está sugerindo R$0,12, eu irei manter esse valor. Vale lembrar que a cobrança do Ads existe quando tem um clique, ou seja, o seu anúncio aparece para o cliente não tem nenhum custo, seu anúncio apareceu e ele clicou, ai, sim, vai gerar o custo por clique.

Então, você paga pelo clique e não pela exposição e pela venda. Antes de finalizar, podemos ir para as configurações avançadas.

Configurações avançadas dos anúncios de descoberta da Shopee

Configuração Para Anúncios Descoberta na Shopee

Nas configurações avançadas vamos configurar a nossa classificação premium, o que seria isso? Basicamente é o percentual que você está disposto a pagar mais sobre o clique, para que a plataforma tenha mais exposição.

Por exemplo, aqui você também pode gostar, você vai e fala para a Shopee que irá pagar 20% a mais sobre o lance do clique e em troca disso você vai me dar mais exposição. Basicamente é isso a classificação premium.

O que eu recomendo que você faça? Siga a recomendação da plataforma, por exemplo, temos a seção descoberta do dia e você também pode gostar. Em descoberta do dia, a Shopee sugere que você não faça nenhum tipo de alteração, ela sugere que você mantenha em zero.

Agora na seção você também pode gostar, ela sugere que você aumente para 20%. Então, vamos fazer isso. Lembrando que você pode aplicar um percentual de até 50%. E lembrando também, que o lance mínimo é de R$0,11, ou seja, começa a partir desse valor por clique.

Uma vez que você configurou, você vai clicar em publicar anúncios e ele será publicado com sucesso. Pronto, o anúncio foi criado e agora você tem o controle do seu Ads.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que eu ensino Como realizar uma recarga no Shopee Ads. Então, ao finalizar esse artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar em seguida: Como Fazer uma Recarga no Shopee Ads

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre os anúncios de descoberta do Ads. Vou encerrar por aqui, mas claro, não se esqueçam que todos os dias tem conteúdo novo aqui no site, então não deixem de acompanhar o de amanhã.

FAQ

1. O que são os anúncios de descoberta na Shopee e como funcionam?

  • Os anúncios de descoberta são uma forma de publicidade paga na Shopee que visam aumentar a exposição de novos produtos ou anúncios, especialmente aqueles sem avaliações. Eles são exibidos em seções como "Descobertas do Dia" e "Você Também Pode Gostar", proporcionando maior visibilidade aos produtos.

2. Quais são as vantagens de utilizar os anúncios de descoberta na Shopee?

  • As vantagens incluem aumento da exposição dos produtos, direcionamento para interesses individuais dos usuários e facilidade de configuração. Além disso, esses anúncios são particularmente eficazes para novos produtos que precisam ser validados e impulsionados.

3. Como os anúncios de descoberta aparecem na Shopee?

  • Os anúncios de descoberta são exibidos em duas seções principais da Shopee: "Descobertas do Dia" e "Você Também Pode Gostar". Eles são identificados como anúncios ("Ad") e podem ser vistos pelos usuários enquanto navegam pelas categorias, pesquisam produtos ou finalizam compras.

4. Como criar um anúncio de descoberta na Shopee?

  • Para criar um anúncio de descoberta, acesse a plataforma Shopee Ads e selecione a opção de criar um novo anúncio de descoberta. Em seguida, escolha os produtos que deseja promover, defina o orçamento e duração da campanha, e ajuste as configurações avançadas, como a classificação premium para aumentar a exposição.

5. Qual é a estratégia recomendada para configurar os anúncios de descoberta na Shopee?

  • Recomenda-se começar com um orçamento diário entre R$5 e R$10 para validar a eficácia do anúncio. Além disso, é importante ajustar a configuração da classificação premium de acordo com as sugestões da plataforma para maximizar a exposição dos produtos. Monitore regularmente o desempenho da campanha e faça ajustes conforme necessário para otimizar os resultados.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.