Conceitos Básicos que Precisa Antes de Criar um Shopee Ads

Conceitos Básicos que Precisa Antes de Criar um Shopee Ads

shopee 8 de Jul de 2023

No artigo de hoje vamos conversar sobre conceitos básicos que você deve saber antes de iniciar no Shopee Ads. Então, te convido a ficar comigo até o final deste artigo, porque hoje você vai ficar por dentro de todos esses conceitos.

Antes de mais nada, gostaria de lembrar que esse artigo é patrocinado pela Shopee e ele faz parte da nossa sequência de artigos, onde definitivamente, passo a passo, você vai aprender a utilizar o Shopee Ads. E não somente aprender, mas o intuito aqui, é que você utilize essa ferramenta para se tornar cada vez mais lucrativo dentro da plataforma.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo maravilhoso do meu canal para aqueles vendedores que preferem absorver um conhecimento de forma diferente e em forma de vídeo, segue o link abaixo com tudo que você precisa saber sobre Alguns conceitos básicos que você precisa saber antes de criar um Shopee Ads:

Do básico ao avançado no Shopee Ads

Como eu disse, estamos em uma sequência de artigos onde definitivamente, você vai aprender do básico ao avançado a utilizar o Shopee Ads. E não somente a utilizar, mas que de fato, você torne essa ferramenta lucrativa.

E com base nisso, a gente precisa ter o discernimento que muitas pessoas que vão acompanhar esse artigo, não tem conhecimento nenhum ou está muito básico, e a gente vai em uma progressiva de conhecimento.

Então, precisamos entender alguns conceitos básicos antes de nos aprofundarmos para os conceitos mais intermediários e subsequentes ao avançado. Por isso, hoje você vai aprender conceitos básicos de Shopee Ads, por exemplo, o que é orçamento, o que é duração, o que é custo por clique e muito mais.

Assim que você acessar o Shopee Ads pela primeira vez, você será direcionado para a página de todos os seus produtos e campanhas. Eu gosto de separar em três blocos essa página.

A parte superior eu consigo ver quantos créditos eu tenho, vejo meu histórico de transações, pode restabelecer os meus créditos e também consigo iniciar a criação da minha campanha no Ads.

Um pouco abaixo, conseguimos ter as informações gerais da minha campanha, como ele está performando, quantas impressões, quantos cliques, quanto de CTR, quanto que eu já investi, etc.

Como observar as informações e métricas do Shopee Ads?

Ah, Cauê, como vejo individualmente as métricas, as informações, o crescimento de uma campanha, eu consigo ver? Sim, você consegue ver ao clicar nela. Você pode observar na imagem abaixo que tenho alguns produtos que anúncio e eles são minha campanha.

Se eu clicar em calça legging, eu serei direcionado para as informações daquela campanha, daquele anúncio em específico. Então, você consegue ver tanto as informações gerais com todas as campanhas juntas, como você também consegue ver individualmente essas informações.

E se você clicar no botão de voltar, você vai voltar para as informações gerais do seu anúncio. Então, você consegue ver as informações de um modo geral, com todos os seus anúncios e campanhas, como também consegue ver individualmente cada uma delas.

Conceitos Básicos que Precisamos Antes de Criar um Shopee Ads

O que é orçamento na Shopee?

Agora, vamos conversar o que seria um orçamento na Shopee. Quando falamos sobre esse assunto, basicamente estamos resumindo em quantos queremos investir. Por isso, partimos do princípio que vamos dizer para a Shopee o quanto que vamos investir naquela campnha.

E temos 3 opções, sem limite, ou seja, vamos deixar sem limite de orçamento. Eu consigo também orçamento diário, onde vamos dizer para a Shopee que estou disposto a gastar X valor por dia. Ou orçamento total, é o quanto que estou disposto a investir em um total e a campanha vai funcionar até atingir isso.

Por exemplo, se eu colocar 20 reais, significa que estou dizendo para a Shopee que irei pagar 20 reais por dia. Quando bater esse valor, automaticamente a plataforma vai parar de mostrar o meu anúncio para potenciais compradores.

O que é duração no Shopee Ads?

E logo depois do orçamento, temos a duração. Dentro dela, temos duas opções, sem limite de tempo ou definir a data de início e encerramento. Então, aqui fica bem claro, se eu colocar sem limite de tempo, a partir do momento que eu iniciar, ele vai percorrer até o meu orçamento finalizar. Caso eu deixe sem limite, ele vai continuar percorrendo até eu pausar ou parar o meu anúncio.

Se eu definir a data de início e data de encerramento, eu irei marcar o horário que começará, irá marcar a data que vai iniciar e a data de encerramento. Com isso, vai iniciar dentro daquela data e encerrar quando chegar na data de encerramento, ou se eu definir um orçamento total, vai ser até chegar nele.

É importante ressaltar que para definir uma data, ela tem a sua vantagem, por exemplo, vamos pegar o período do carnaval. Eu tenho produtos focados para o carnaval e sei que tem período dele, eu posso colocar uma data de início e de encerramento para esse período.

Outro exemplo, a Shopee com muita frequência faz aquela semana da moda, semana da decoração, semana da cama, mesa e banho. Então, eu posso definir uma data inicial e uma data final para aquela campanha que a plataforma faz.

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SAIBA MAIS

O que custo por clique no Shopee Ads?

Agora, vamos conversar sobre um assunto muito importante. O que é custo por clique? Cauê, eu pago para a Shopee toda vez que a venda acontece, como que funciona isso? A maioria das pessoas que não tem conhecimento nenhum de Shopee Ads, elas acreditam que pagamos para a Shopee quando realizamos alguma venda através do Ads.

E não funciona desta maneira. Como funciona então? Toda vez que o cliente clicar no seu anúncio através do Shopee Ads, você vai gerar um custo para a plataforma. Por exemplo, vou acessar a Shopee e pesquisar por algum produto aleatório, rações para gato.

Ao clicar em ração para gato, eu fui direcionado para alguns produtos. Lembrem-se que os produtos da primeira fileira são providos do Shopee Ads. Então, digamos que um desses seja o meu anúncio, o cliente foi e viu esse meu anúncio e clicou nele.

Indiferente se ele comprar ou não, o fato dele ter clicado no anúncio já gerou um custo para você. Ou seja, se ele for comprar ou não, só pelo fato de ter clicado no seu anúncio já irá gerar um custo.

Como também, o fato dele não ter clicado, não irá gerar custo e mesmo assim, a Shopee trabalhou para você. E o fato dela ter trabalhado para você, não te gerou nenhum custo.

Vale ressaltar que se o cliente clicou em seu anúncio, ele tem interesse naquele produto, partimos desse princípio. Confira abaixo a imagem do custo por clique:

Conceitos Básicos que Precisamos Antes de Criar um Shopee Ads

Importância de entender tudo sobre o orçamento na Shopee

E só para resumir e ficar mais claro para todos, porque é importante que você entenda isso, já que nos próximos artigos vamos entrar em outros assuntos e não irei explicar com muito detalhe isso.

O orçamento é a definição de quanto você está disposto para investir por dia ou uma campanha. A duração é o tempo que vai começar e finalizar, você consegue fazer isso agendando uma data inicial e uma data final, ou fazendo isso manual.

E por último, o custo por clique. É como que funciona o algoritmo na questão de investimento, quanto que você paga, com o que funciona você comparado ao seu concorrente e principalmente, agora você entendeu que investe quando o cliente clica em seu anúncio.

Leia esse artigo maravilhoso: Como Configurar os Anúncios de Busca de Loja na Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedores(a). Espero que todos tenham gostado e vou te esperar no próximo artigo de amanhã.

FAQ

1. O que é orçamento na Shopee Ads?

O orçamento na Shopee Ads refere-se ao valor que você está disposto a investir em suas campanhas de publicidade. Existem três opções de orçamento:

  • Sem limite: A campanha continua até ser pausada manualmente.
  • Orçamento diário: Define um valor máximo que será gasto por dia.
  • Orçamento total: Define um valor total para a campanha, que será exibida até atingir esse valor.
  • Exemplo:

Se definir um orçamento diário de R$20, a campanha será pausada automaticamente quando esse valor for atingido no dia.

2. O que é duração no Shopee Ads?

A duração da campanha é o período em que o anúncio ficará ativo. Existem duas opções:

  • Sem limite de tempo: A campanha continua até ser pausada manualmente ou o orçamento acabar.
  • Definir data de início e término: A campanha começa e termina nas datas especificadas.

Exemplo:

Para campanhas sazonais, como Carnaval ou promoções específicas, você pode definir uma data de início e término para aproveitar esses períodos.

3. O que é custo por clique (CPC) no Shopee Ads?

O custo por clique (CPC) é o valor que você paga cada vez que um cliente clica no seu anúncio. Não importa se a compra é realizada ou não; o custo é gerado pelo clique no anúncio.

Exemplo:

Se um cliente pesquisa por "ração para gato" e clica no seu anúncio, você pagará pelo clique, independentemente de ele realizar a compra.

4. Como observar as informações e métricas do Shopee Ads?

Na página inicial do Shopee Ads, você pode ver informações gerais sobre todas as suas campanhas, incluindo impressões, cliques, CTR (taxa de cliques), e investimento. Para ver métricas específicas de uma campanha, clique no anúncio correspondente.

Exemplo:

Ao clicar em uma campanha específica, como "calça legging", você verá detalhes sobre o desempenho desse anúncio em particular.

5. Por que é importante entender orçamento, duração e CPC antes de iniciar?

Compreender esses conceitos é crucial para planejar suas campanhas de forma eficaz, definir metas realistas e otimizar o retorno sobre o investimento (ROI). Sem esse conhecimento, você pode gastar mais do que o necessário ou não alcançar os resultados desejados.

Exemplo:

Definir corretamente o orçamento e a duração de uma campanha pode maximizar a visibilidade do seu produto durante promoções específicas, enquanto entender o CPC ajuda a controlar os custos e avaliar a eficácia dos anúncios.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.