Como validar produto sem estoque
E no artigo de hoje vamos conversar sobre validação do produto, irei ensinar o meu método passo a passo que eu faço a validação dos produtos que irei vender, mesmo não tendo uma peça em estoque. É muito importante você acompanhar este artigo até o final.
Vale ressaltar que antes de começar esse artigo maravilhoso, irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de uma forma diferente, segue o link do vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre Como validar produto sem estoque:
A melhor forma de validar seu produto na Shopee
Você precisa entender a validação do produto, o quanto ele é procurado e quanto você é competitivo, a forma que irei ensinar hoje pode ter certeza que quanto mais validado seu produto maiores são as suas chances de conquistar o sucesso dentro da plataforma ou de vender e consequentemente escalar essas vendas.
Então é o que eu sempre falei, a validação do seu produto ela é 60% do seu processo, você fazendo isso bem feito tenha certeza que terá muito sucesso ou as suas chances vão aumentar.
No que consiste a validação do produto na Shopee?
A validação do produto ele consiste em 2 grandes etapas, a primeira é você identificar o tanto quanto aquele produto ele é procurado e a segunda etapa e o quanto você e competitivo, quanto maior for o volume de pesquisa e sua competitividade mais esse produto tem chances de escalar as suas vendas e a quantidade de vendas que você vai fazer por dia com aquele produto ele está ligado diretamente ao volume de pesquisa daquela mercadoria.
Essa validação você não necessariamente precisa ter essa mercadoria em mãos, você pode fazer essa validação antes mesmo de comprar um produto, ou seja, você consegue identificar o tanto quanto você vai ser forte, sem ter ele em mãos.
O que vender na Shopee?
Para quem está começando do zero e não sabe o que vender dentro da Shopee, você pode utilizar a “Central de marketing”, “Central de vendas” e procurar os produtos mais vendidos, pela categoria e subcategoria, então você tem uma identificação com algum tipo de nicho, você pode ir no seu nicho e observar, por exemplo, você tem uma identificação com sapatos, basta você procura por sapatos masculinos e depois procura o subnicho, essa é uma das maneiras de ter um norte, você também pode pesquisar na página logo abaixo que é “Produtos em alta”.
Como fazer a validação de um produto na Shopee?
Vamos supor que eu queira fazer a validação de um vestido e digamos que esse vestido é canelado, porém ele tem vários modelos diferentes. O que você precisa pesquisar será o quanto eles são procurados e o quanto você é competitivo, para isso utiliza a Shopee ou uma planilha para anotar essas informações.
Primeiro de tudo vá no shopee ADS e crie um anúncio, lembrando que você não precisa ter saldo, somente o anúncio ativo para que você consiga fazer isso. Após criar o anúncio de busca coloque qualquer produto, uma vez que você colocou o produto, clique em “Selecionando manualmente” e depois “Adicionar palavras-chave”, nesta página você irá fazer todas as pesquisas sobre o vestido e irá fazer a validação do seu produto.
Observação importante sobre palavras-chave na Shopee
Uma observação que irei te passar, normalmente não gosto de utilizar como base palavras muito amplas, por exemplo, vestido canelado curto. Você pode perceber que conforme foi aumentando a palavra foi diminuindo o volume de pesquisa, quanto mais específico maiores são as suas chances de vender, por exemplo, a pessoa que está interessada no vestido, são milhares de vestidos, curto, longo, enfim.
Então nem sempre os clientes terão interesse no vestido que você vende, você terá muita exposição e pouco clique, a chance de você escalar seu anúncio na palavra vestido fica muito mais difícil, agora quando você trabalha com vestido canelado a régua já vai aumentando, basicamente já estamos falando do tecido do seu produto.
Termômetro de volume de pesquisas do produto na Shopee
Após identificar o volume de pesquisa, irei deixar uma imagem com o termômetro do volume de pesquisas:
O interessante é que ele fique entre o amarelo até o verde, se você tem um produto no vermelho não terá uma frequência de vendas, dificilmente você vai conseguir ter vendas deste produto. Quanto mais perto do verde melhor o seu produto será escalado e com isso terá um volume de vendas muito melhor do que um amarelo ou um vermelho.
Com isso você já poderia validar esse produto na questão de volume de pesquisa, porém irei mostrar mais um ferramentas para retificar a sua análise.
Outra ferramenta para validar seu produto na Shopee
Essa ferramenta nada mais é do que o Google Trends, procurando pelo produto que no caso era o vestido, é muito importante você ser específico neste site, pois melhor será seu diagnóstico. No Google Trends irá aparecer diversas informações muito importante, por exemplo, no gráfico mostra o volume de pesquisa, o tempo que ele teve mais pesquisas e que não teve nada de pesquisa.
Uma outra coisa interesse que nele mostra quais são os estados que pesquisam por esse produto, então basicamente quem pesquisou por este produto de diversos países irá aparecer para você. Para quem está começando e tem uma dificuldade com a competitividade na questão do frete pode ser uma boa análise por aqui também.
E o mais importante você consegue ter a informação de pesquisas relacionadas ao produto que você quer vender e com isso pode fazer a mesma pesquisa na Shopee e ver se este produto está com uma grande quantia de pesquisas na Shopee também.
Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que explico um pouco mais sobre o Google Trends, caso venha a despertar seu interesse, irei disponibilizar o link aqui: Como encontrar um produto usando o Google Trends
Competitividade de preço na Shopee
Você pegando o seu volume de pesquisas do seu produto e sempre pegue o mesmo produto que o seu, procure na Shopee por um produto igual o seu com o menor preço e um com o maior preço, logo depois você irá anotar algumas informações importante, como a taxa da Shopee 14% ou 20%, quantos de impostos você tá pagando ou você ainda não emite nota fiscal, taxa de antecipação, isso tudo você pode preencher na planilha que disponibilizei na descrição do vídeo no início deste artigo, passa lá e faz o download que irá facilitar muito sua vida.
Com base nessas informações você nem precisa ter em mãos esse produto, você já sabe o quanto ele é procurado, agora você precisa ser competitivo, encontrando um fornecedor e um fabricante que te passe esse produto barato ou você comece a fabricar este produto que será muito mais fácil.
Como conseguir o melhor preço para seu pedido na Shopee
Sabendo que você não pode fabricar esse produto de imediato, primeiro você deve procurar um fornecedor, fabricante ou um distribuidor para não ganhar absolutamente nada, começo aplicar as estratégias para escalar esse produto e conforme eu escalo esse produto eu preciso escalar minha margem de lucro, porque não irei conseguir sobreviver ganhando 3%.
Existem duas maneiras para isso, ou você aumenta seu preço final desse produto ou você baixa o seu custo, um desses dois você precisará fazer, aconselho que você ataque o seu preço de custo de todas as maneiras possíveis. Você terá que conseguir maneiras para diminuir esse custo e tem diversas maneiras, basta você se dedicar e dar a devida atenção.
E por hoje é isso, espero que este artigo tenha te ajudado, fico por aqui empreendedor e te espero no artigo de amanhã.
FAQ
1. O que é a validação do produto na Shopee e por que é importante?
A validação do produto na Shopee consiste em avaliar o quanto um produto é procurado e quão competitivo ele é dentro da plataforma. É importante porque determina as chances de sucesso e escalabilidade das vendas. A validação bem feita pode representar até 60% do processo de vendas.
2. Como fazer a validação de um produto na Shopee sem ter estoque?
Para validar um produto na Shopee sem tê-lo em estoque, você pode utilizar ferramentas como Shopee Ads para pesquisar o volume de pesquisa e competitividade do produto. Também é possível utilizar o Google Trends para verificar tendências de busca. Essas informações ajudam a decidir quais produtos são viáveis para vender na plataforma.
3. O que considerar ao escolher produtos para vender na Shopee?
Ao escolher produtos para vender na Shopee, é importante considerar o volume de pesquisa do produto, sua competitividade dentro da plataforma e a possibilidade de obter o melhor preço possível junto aos fornecedores. Observar tendências de busca e produtos mais vendidos também pode ajudar na escolha.
4. Como avaliar a competitividade de um produto na Shopee?
Para avaliar a competitividade de um produto na Shopee, é importante verificar o preço dos concorrentes, a taxa da plataforma (como a taxa da Shopee), os impostos aplicáveis e outras despesas relacionadas à venda. Isso ajuda a determinar a margem de lucro e a competitividade do produto.
5. Como conseguir o melhor preço para um produto na Shopee?
Para conseguir o melhor preço para um produto na Shopee, é necessário negociar com fornecedores, fabricantes ou distribuidores. Reduzir custos de produção ou encontrar maneiras de diminuir despesas relacionadas à venda também são estratégias viáveis. Aumentar a eficiência na cadeia de suprimentos e produção pode contribuir para reduzir os custos e garantir uma margem de lucro satisfatória.