Como Ranquear Produtos sem Queimar Preço no Mercado Livre

Como Ranquear Produtos sem Queimar Preço no Mercado Livre

23 de Ago de 2023

No artigo de hoje eu vou acatar uma sugestão que recebi no Instagram, como ranquear produtos sem queimar preço no Mercado Livre. Há alguns dias eu coloquei uma caixinha de perguntas lá pedindo algumas sugestões para artigos do blog, para ver o que eles querem acompanhar.

E eu tive essa pergunta bem interessante, na verdade, o pessoal tem bastante dúvida em relação a isso. Que é o seguinte: quando você está no processo de ranqueamento de um anúncio, é normal que a gente abaixe o preço do anúncio, colocando no valor mínimo do Mercado Livre, por exemplo, 7, 8 a 9 reais.

E sabemos que hoje em dia, colocar o valor de 7 reais está gerando problema, a plataforma em algumas situações está até suspendendo algumas contas, desconfiando que você está tentando burlar de alguma forma.

Afinal, você pega um produto que custa R$40 no Mercado Livre e está vendendo a R$7, é bem provável que alguma coisa esteja muito errada. E por isso, o marketplace está dispensando algumas contas por isso.

Então, uma das sugestões que recebi foi a seguinte: como ranquear um produto na primeira página. Então, como colocar ele na vitrine do Mercado Livre sem necessariamente ter que reduzir o valor no mínimo dele. Ou seja, colocar um valor aceitável que você tenha uma margem de lucro acima do seu custo que tem na mercadoria, para conseguir jogar seus produtos nas primeiras colocações.

E para chegarmos nesse ponto, existem algumas etapas, algumas dicas, na verdade, que você pode seguir para que isso aconteça, sem que a gente precise reduzir o preço para R$7 a R$8 reais. Existem algumas estratégias, e nesse artigo vou falar tudo sobre isso.

Envie seus anúncios novos para o Full do Mercado Livre

A primeira dica é a seguinte: se você é um cara que já tem o Full liberado na sua conta, essa dica é válida somente para quem possui ele na conta, você manda seus anúncios novos para o Full.

Você sabe quando cria um anúncio novo, você consegue enviar até umas 10 unidades e após vender elas, o Mercado Livre libera uma quantidade maior para você mandar. E o Full por si só, já é um grande diferencial em relação ao seu concorrente.

Então, você consegue utilizar o filtro do Full ou filtro do Chegará amanhã para você receber a mercadoria mais rápido e consequentemente, você consegue esse ranqueamento a mais. Todos os anúncios que estão no Full conseguem ranquear de maneira mais rápida.

Então, só de você ter o seu produto no Full, você já sai na frente de todos os que não utilizam o Full. Essa é a primeira dica, tem um produto novo, está no Full e quer ranquear um produto novo, já manda ele para o Full logo de cara.

Claro que antes de você mandar para o Full, existe uma análise prévia que você já tem que saber fazer, será que o produto é bom, será que tem bastante gente vendendo, será que é fácil vender esse produto, será que é um produto recorrente. Existem algumas ferramentas que você pode descobrir se é um produto que irá performar.

Disponibilize brindes em seus anúncios do Mercado Livre

Dica número dois, você enviar brindes, você usar a palavra brinde em algum anúncio seu. Geralmente quando você dá um brinde, você diferencia o seu anúncio do concorrente, e com isso, você consegue vender mais do que ele por conta do seu brinde.

Eu vou te dar um exemplo, eu tenho um aluno meu que vende um produto de bicicleta e esse produto pega com o fornecedor dele tabelado. E ele falou para mim que o produto é bom, tenho uma margem de lucro boa. Porém o preço é tabelado, ele não deixa trabalhar e com preço menor, senão é injusto com o resto do pessoal e o produto não vai valer mais nada.

Então, o próprio fornecedor já limita o piso, o valor mínimo que a gente consegue trabalhar. E ele falou para mim como eu me diferencio, o que eu posso fazer para vender mais do que meus concorrentes, além das estratégias que já conhecemos do Ads, etc.

Com isso, ele me falou para colocar um brinde. E eu ajudei ele a colocar um brinde, ele colocou um brinde que normalmente a margem de lucro na venda deste anúncio. Este brinde não vai significar muita coisa, talvez um percentual muito baixo, só para você oferecer algo a mais.

Afinal, só do cliente receber alguma a mais, um mimo que seja, qualquer coisa ele já vai ficar contente. Então, vamos dizer que esse cara estivesse vendendo um lubrificador de correntes de bicicleta, você manda de brinde aquela peça de ferro para colocar na roda.

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Precificação do seu produto no Mercado Livre

Terceira dica: em relação a precificação do produto, você sabe quem dita o preço da mercadoria que você vai vender é sempre o seu concorrente, sempre as pessoas que estão vendendo na plataforma.

Então, qual a estratégia de você ranquear sem necessariamente queimar o preço do seu produto a R$7. Existe o nível de agressividade que você pode ter no momento de ranquear o anúncio.

Quando você trabalha com o valor muito baixo, é um nível mais agressivo de todos, ou seja, você tem dinheiro para queimar no ranqueamento. Mas, nem todos têm estômago para isso, o ideal é sempre você trabalhar com o percentual de desconto em cima do valor final praticado na primeira página.

Então, digamos que na primeira página o pessoal esteja vendendo a R$40 ou R$50, se vai trabalhar com desconto, 20% mais barato, 30% mais barato. Você pode utilizar a Central de Promoções. Como também, você pode criar um desconto naquele anúncio ou simplesmente abaixar o preço dele é trabalhar com esse valor inferior.

Isso também vai te dar um diferencial, vai te ajudar a ranquear. Porém, para isso tem uma questão, você está trabalhando com valor mais baixo. E por isso, você precisa conseguir jogar seus produtos em destaque, para que as pessoas percebam o valor mais baixo.

Utilize a campanhas de publicidade no Mercado Livre

Como Ranquear Produtos sem Queimar Preço no Mercado Livre

E para isso, ele precisa de uma comparação com a primeira página. Então, para que você consiga ocupar as posições da primeira página, é necessário utilizar o Ads. Por isso, essa será a quarta dica.

Ativar o Ads para você conseguir catar tudo isso que falamos até agora, que é o Full, o Brinde, o Preço com desconto e jogar isso em destaque na cara das pessoas. Afinal, a partir do momento que você utiliza o Ads, seu produto aparece na primeira página por algum momento do dia.

Então, enquanto ele estiver na primeira página, digamos que ele está com o preço de 20% a 30% abaixo do que os seus concorrentes. Automaticamente você já chama mais a atenção, porque você vai estar na primeira página.

Geralmente o comprador que não vende no Mercado Livre não sabe que o patrocinador que aparece embaixo. Isso quer dizer que você não pertence aquela página, você só está lá porque patrocinou. Com isso, o cliente compra seu produto e você consegue vender, essa seria uma maneira de escalar sem necessariamente poder queimar o preço do produto.

Vale lembrar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre A novidade do Mercado Livre: o Meli+. Caso você queira saber mais sobre essa novidade e descobrir tudo sobre ele, irei deixar o link para acesso do conteúdo aqui: [Novidade] Mercado Livre Meli+: Como Vender o Dobro?

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado e aprendido como ranquear o seu anúncio na plataforma sem queimar o preço. E que a partir de hoje, você possa vender muito mais no Mercado Livre.

FAQ

1. Qual é a importância do ranqueamento de produtos no Mercado Livre?

O ranqueamento dos produtos é crucial para aumentar a visibilidade e as vendas no Mercado Livre. Quanto melhor o posicionamento do seu anúncio nas páginas de resultados, maior a chance de atrair clientes e fechar negócios.

2. É necessário reduzir drasticamente os preços para conseguir um bom ranqueamento?

Não necessariamente. Embora a redução de preços seja uma estratégia comum para atrair compradores, existem outras formas de melhorar o ranqueamento sem comprometer os lucros, como otimizar a descrição do produto, oferecer brindes ou utilizar a publicidade paga oferecida pelo Mercado Livre.

3. Como posso destacar meu produto sem diminuir seu preço?

Você pode se destacar no Mercado Livre sem reduzir os preços adotando outras estratégias, como oferecer brindes, usar a opção de envio Full, que garante entregas mais rápidas, e otimizar a descrição do produto com informações relevantes e imagens de qualidade.

4. Qual é o papel do Full no ranqueamento dos produtos?

O envio Full é um diferencial no Mercado Livre, pois garante entregas rápidas e uma melhor experiência para o cliente. Os produtos com envio Full costumam ter prioridade no ranqueamento, pois o Mercado Livre valoriza vendedores que oferecem esse serviço.

5. O uso de publicidade paga no Mercado Livre é eficaz para melhorar o ranqueamento?

Sim, o uso de publicidade paga, como o Mercado Ads, pode ser muito eficaz para melhorar o ranqueamento dos produtos. Ao patrocinar seus anúncios, você consegue posicioná-los em destaque nas páginas de resultados, aumentando sua visibilidade e atraindo mais compradores.

Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.