Como Precificar seus Produtos na Shopee

Como Precificar seus Produtos na Shopee

shopee 11 de Jan de 2023

No artigo de hoje vamos conversar sobre precificação. Cauê, como posso precificar o meu produto? O que eu levo em consideração ao precificar o meu produto ou o que devo embutir dentro do meu preço final, para que eu não fique no prejuízo? Fique comigo e acompanhe esse artigo até o final, porque iremos abordar todos esses assuntos.

Quando falamos sobre precificação, precisamos contextualizar alguns fatores que são determinantes para você basear o seu preço final.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo maravilhoso do meu canal para aqueles empreendedores que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como precificar os seus produtos na Shopee: 

Preocupações em precificar um produto

Falar sobre precificação, é um assunto muito simples mas ao mesmo tempo é muito complexo. A simplicidade dele é tão grande que precisamos levar em consideração dois aspectos.

A primeira delas sendo um preço que você tenha margem de lucro, ou seja, definimos a nossa margem de lucro. E o segundo aspecto, é que esse preço seja competitivo, que você não tenha um preço muito elevado, mas também não tenha um preço muito baixo. Podemos dizer encontrar um preço justo, um preço de mercado.

Esses dois aspectos, são os que precisamos levar em consideração. Normalmente a maioria das pessoas que estão começando, leva apenas um desses contextos em consideração, que é a margem de lucro. 

Ela não se preocupa se o preço que ela vai comercializar é um preço de mercado, se ela vai ser competitiva com aquele preço. E normalmente ela faz isso sem ter conhecimento disso, não é nem culpa dela e não se lembrar disso, porque ela não sabe disso. Mas essas são as nossas duas preocupações em criar um preço, em precificar um preço. 

Agora quando falamos sobre complexidade, levamos no sentido que uma margem de lucro satisfatória para mim, pode ser diferente para você. Eu mesmo já vi pessoas dizendo pra mim que ela não iria dedicar tempo e esforço para ganhar menos do que 50% de lucro, essa pessoa não vai se adaptar a uma margem de lucro muito baixa.

Alguns pontos importantes 

Mas quando falamos de Marketplace, Shopee ou Mercado Livre, vamos dizer para o Mercado Livre. Alguns pontos você precisa levar em consideração: 

  • Primeiro: precisamos identificar o preço do mercado;
  • Segundo: precisamos identificar  nossa margem de lucro;
  • Terceiro: quanto mais concorrido for aquele produtos/nicho menor a sua concorrência.

Quando trabalhamos com o Marketplace, dificilmente você vai conseguir ter uma margem muito grande, principalmente para quem está começando. Para quem fabrica ou possui um produto muito específico com baixa concorrência, você consegue sim ter uma margem mais significativa.     

Eu mesmo já vi vendedores com uma margem de quase 100%, porém são vendedores fora da curva, casos específicos. Na grande maioria a margem de lucro é baixa, em torno de 5 a 25% e no máximo 30%.

Possuindo uma margem de lucro de 25% para cima sendo competitivo, na minha opinião é uma margem de lucro excelente.

Evite vender produtos que os grandes atacadistas vendem

A um tempo atrás, um seguidor me chamou para tirar uma dúvida e eu respondi ela para tirar essa dúvida. Mas ela me falou que tinha uma margem de 40% e com isso eu questionei ela, perguntei se ela fabricava os produtos e ela me disse que comprava com um fornecedor. 

Então ela não fabrica e nem comprava de um fabricante, ela comprava de um fornecedor e tinha uma margem de lucro. Fiquei incomodado com isso! Então fui e perguntei, como você consegue uma margem de lucro assim? E ela me responde que evita vender produtos onde estão os grandes vencedores. 

Mas obviamente tem um menor volume de pesquisa daquele produto, porque entende-se que quanto maior for o volume de venda daquele produto, maior o interesse dos grandes querem fabricar para vender.

Porque fabricar requer um custo muito alto e um volume satisfatório de mercadorias que você precisa fabricar, para que você tenha um melhor custo possível. Ou seja, quanto mais você fabrica daquela peça, mais barato ela vai ficar.

Então um fabricante pequeno , médio ou grande, ele evita esses produtos de baixa procura. Porque vai ficar a mercadoria parada durante um período, e isso é prejuízo para quem fabrica. Então os grandes ou até pequenos que fabricam, para vender na Shopee eles evitam esse tipo de produto. 

Com isso, você consegue ter uma margem de lucro melhor pegando até mesmo de um fornecedor, porém você não vai ter grandes volumes de vendas. Mas você acaba compensando isso fazendo aquela escala horizontal, onde você vai possuir mais de um produto sendo vendido.

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Como definir um preço para o seu produto

Então sabendo desses pontos, você entra no mercado. Você precisa entender que quanto maior for a concorrência daquele produto ou nicho, maior é a sua concorrência e quanto menor é aquele produto ou nicho, menor é a sua concorrência. Uma vez que você sabe disso, você já tem um norte. 

O primeiro ponto que você vai definir o seu preço sempre é identificar o preço de mercado. Mas, Cauê, minha margem de lucro é 30%, porém estou vendendo o que o mercado está sugerindo para eu vender. Dificilmente você vai conseguir vender esse produto, então não tem a necessidade de você ter essa margem de lucro e não te trazer vendas.  

Então você precisa diminuir a sua margem de lucro ou diminuir o seu custo daquele produto. Se você só diminuir sua margem de lucro, o seu preço final vai cair, com isso você pode voltar a ser competitivo.

Se você manter a sua margem de lucro e encontrar maneiras de diminuir o custo daquele produto, do mesmo jeito você vai conseguir diminuir o preço final dele e vai se manter competitivo.

Seja competitivo na questão de preço

Então o primeiro ponto é, você precisa ser competitivo na questão de preço, indiferente da sua margem de lucro, se ela for positiva tudo bem. Principalmente para quem está começando, o mais importante é você ter espaço e para isso você precisa ter preço. 

Como fazer uma análise de preço na Shopee

Ao entrar no site da Shopee, você pode pesquisar pelo seu produto e você vai ter uma noção de preço dele, por quanto está comercializando. E lembre-se, você precisa contextualizar o seu tipo de produto, se você vende maçã, a sua comparação vai ser com maçã. Isso eu acredito que você já tenha esse conhecimento.

Quando falamos de blusa, camiseta, etc, vai ter um pequena diferença de preço e o gosto por aquilo que o cliente vai comprar, é o que é levado em consideração. Uma vez que você aprender isso, você vai comparar qual é o preço médio na primeira página.

Quanto mais perto do primeiro você ficar, mais forte você vai se tornar e quanto mais baixo deixar, mais fraco você vai se tornar. Então quanto mais perto do primeiro, mais rápido você irá crescer, essa é a lógica e assim que as coisas funcionam. 

Como fazer o cálculos dos seus custos

Uma vez que você identificou o preço de mercado, você precisa fazer o cálculo dos seus custos, e quais são esses cálculos? Existem dois custos, o custo fixo e o variável. Por exemplo:

  • Preço do produto;
  • Taxa da Shopee;
  • Imposto para quem emite nota fiscal; 
  • Embalagem;
  • Fita;
  • Folha;
  • Tinta;

Então tudo isso é o custo que você precisa embutir dentro do valor para identificar qual vai ser a sua margem líquida removendo o custo variável.

Como calcular os seus insumos

Mas Cauê, como que eu calculo os meus insumos? A embalagem é muito simples, você irá comprar ela na unidade, então se você compra envelope paga na unidade.

Comprei 500 envelopes e paguei R$80 reais, você vai dividir esse valor que irá dar R$0,16 centavos em cada envelope. 

A folha normalmente você utiliza uma ou duas, uma com a etiqueta e outra com a declaração ou etiqueta com a nota fiscal. Se você pagar R$28 reais em um pacote com 500 folhas, você vai dividir esse valor também e pagará R$0,11 centavos por folha.  

A tinta, você vai recarregar a tinta ou o cartucho, depende da sua impressora, você vai pegar todos os seus custos e identificar quantos pedidos você imprime com aquilo que você acabou de colocar. Então digamos que uma tinta de 1 litro eu consiga imprimir 10 mil pedidos e pago R$80 reais, você vai pagar R$0,08 centavos por tinta.

A fita é a mesma coisa, você pega ela lacrado e vê quantos pedidos você fecha com ela, por exemplo, eu fecho 50 pedidos e o custo dela é R$2,50, você vai pagar R$0,05 centavos. Então você vai somar todos esse preço e o valor será os seus insumos.

Acompanhe esse artigo também: Como Escalar Uma Operação de Poucos Pedidos na Shopee

Fico por aqui empreendedor(a). Espero que eu tenha ajudado você com esse novo assunto e que você consiga precificar os seus produtos de maneira fácil e rápida.

FAQ

Como posso precificar o meu produto?

A precificação envolve dois aspectos principais: a margem de lucro desejada e a competitividade no mercado. É importante definir uma margem de lucro que seja satisfatória e garantir que o preço seja competitivo para atrair clientes.

O que preciso considerar ao definir o preço?

Considere o preço de mercado, sua margem de lucro e o grau de concorrência do produto ou nicho. Uma alta concorrência pode exigir preços mais baixos, enquanto uma baixa concorrência pode permitir uma margem de lucro maior.

Como faço uma análise de preço na Shopee?

Ao pesquisar o seu produto no site da Shopee, observe o preço pelo qual outros vendedores estão comercializando produtos semelhantes. Compare seus preços com os dos concorrentes e ajuste conforme necessário para manter-se competitivo.

Como calculo meus custos?

Identifique seus custos fixos e variáveis, incluindo o custo do produto, taxas, impostos, embalagens, entre outros. Some esses custos para determinar o custo total de produzir e vender o produto.

Como otimizar minha margem de lucro?

Você pode otimizar sua margem de lucro de duas maneiras: diminuindo os custos ou aumentando o preço de venda. Analise formas de reduzir custos de produção, como comprar materiais em maior quantidade ou negociar com fornecedores, e considere estratégias de precificação que agreguem valor ao seu produto sem perder a competitividade.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.