Como Pedir Reembolso Na Shopee?

Como Pedir Reembolso Na Shopee?

shopee 7 de Jun de 2022

Fica comigo que eu vou te mostrar exatamente tudo o que você precisa saber para solicitar o seu devido reembolso.

Então aqui vão alguns dos pontos que vamos abordar aqui no artigo sobre reembolso na Shopee:

1- Como pedir um reembolso na Shopee?

2- Eu pago alguma coisa?

3- Eu preciso levar nos correios?

4-  Eu comprei por cartão de crédito, boleto ou Pix, como recebo meu dinheiro de volta?

Vamos para as respostas...

"Eu comprei um produto e não gostei, não serviu ou chegou danificado, o que devo fazer?"

Eu recomendo que você sempre entre em contato primeiramente com o vendedor, as vezes eles podem achar uma solução melhor e mais rápida para o seu problema do que como pedir reembolso na Shopee.

Caso o vendedor não responda ou a solução que ele propôs não seja do seu agrado, aí você deve abrir uma solicitação de reembolso e o processo é muito mais simples e rápido. Como pedir reembolso na Shopee?

1.Abra o aplicativo da Shopee.

2. Toque na opção Eu.

Como Pedir Reembolso Na Shopee?

Feito isso, você será direcionado para o painel do comprador.

3. Toque na opção A receber

4. Procure pelo pedido que você está com problema e toque nele.

5.  Você será direcionado para a tela do pedido, na parte de baixo vai aparecer duas opções: Pedido de Reembolso e Pedido Recebido. Toque na opção Pedido de Reembolso.

Como Pedir Reembolso Na Shopee?

Importante!

⚠️ Uma Observação: Se por algum motivo a opção pedido de reembolso não aparecer, significa que os Correios ou a transportadora ainda não confirmou o recebimento, neste caso você aguarde até que a Shopee receba essa confirmação, uma vez confirmado pela Shopee essa opção vai aparecer.

Depois que você tocou em Pedido de Reembolso você será direcionado para a lista de produtos que comprou, tudo que você comprou com esse vendedor vai aparecer.

Caso você queira devolver tudo, selecione todas as opções, agora, se você for devolver apenas um produto entre outros que você comprou, selecione o produto em questão.

Como Pedir Reembolso Na Shopee?

Uma vez que você selecionou o produto, toque na opção selecionar motivo.

Agora você vai selecionar a opção que melhor define o motivo do reembolso, em caso de dúvida ou se o motivo não aparecer nesta lista, selecione a última opção, mudança de ideia.

Como Pedir Reembolso Na Shopee?

Selecionou o produto, selecionou o motivo.

Agora você precisa tirar algumas fotos do defeito caso tenha, se o motivo não for defeito, pule essa parte.

Agora chegou a hora de informar qual é o motivo pelo qual quer devolver o produto e receber seu dinheiro de volta, clique em descrição e informe.

Por último, informe um e-mail de contato, de preferência um que você acesse com frequência.

Feito isso, toque no botão Enviar, vai abrir uma janela dizendo se você deseja confirmar o reembolso, toque em enviar.

Pronto, solicitação aberta, o que faço?

Agora, você irá aguardar o respaldo do vendedor por meio essa solicitação.Lembrando que ele tem dois dias úteis para responder, caso exceda esse prazo a Shopee confirma a solicitação.

Solicitação confirmada, e agora? Devolução Shopee quem paga?

De maneira alguma você paga, a devolução é 100% gratuita e quem arca é a Shopee ou o vendedor.

Devolução Shopee Correios?

Se houver a necessidade de devolver o produto, você deverá levar esse pedido aos Correios.

Por isso é importante ao abrir o pedido manter intacta a embalagem, caso seja necessário devolver você pode reutilizar.

O processo é muito simples, você deve reembalar o produto e ir aos Correios mais próximo com o código de devolução reversa ou simplesmente o código de devolução, entregue o produto junto com o código e informe ao agente dos Correios que se trata de uma devolução, ele vai fazer todo o procedimento e pronto.

Lembrando que você tem um prazo para levar o produto aos Correios, caso o prazo seja excedido a Shopee entende que você desistiu de devolver e cancela a solicitação.

Para gerar e pegar esse código de devolução você deve tocar em Selecionar entregador, selecionar a opção Correios e por fim toque em confirmar.

Pronto, agora vai aparecer o código de devolução você pode copiar ou anotar.

Reembolso Shopee Quanto Tempo?

Uma vez que você entregou o produto aos Correios, sua parte foi finalizada e dentro de algumas horas a Shopee vai atualizar o status da solicitação para Retorno em Andamento e também informar um prazo para o vendedor confirmar o recebimento.

Esse prazo normalmente é suficiente para que o produto retorne para o vendedor e ele confirme que chegou tudo certinho. 

Lembrando que se o prazo exceder a Shopee confirma automaticamente e o processo de estorno começa.

Como funciona o Reembolso na shopee no cartão de crédito?

Compras feitas por cartão de crédito o estorno é feito pelo próprio cartão de crédito e pode demorar até 2 faturas para o estorno aparecer, esse prazo depende muito do dia que o processo de estorno foi iniciado e o fechamento da sua fatura.

Como pedir reembolso na Shopee pelo Boleto?

A Shopee vai transferir o dinheiro para uma conta sua, neste caso ela vai enviar um e-mail (aquele e-mail que você informou na abertura do reembolso) solicitando seus dados bancários.

Destrave e Escale na Shopee

Faça parte do meu treinamento

SAIBA MAIS

Como pedir reembolso na Shopee pelo Pix?

Então, ele funciona igualmente para compras por boleto.

Antes de finalizar, durante esse processo por algum motivo o vendedor pode solicitar intermediação, se ele entender que a solicitação é indevida, ou que o produto devolvido chegou com marcas de uso, avaliações e entre outros.

Caso o vendedor solicite a Shopee vai intermediar, verificar o que aconteceu e procurar soluções corretas para não prejudicar o comprador ou o vendedor.

Com isso, espero ter sanado todas as suas dúvidas, caso persista, utilize os comentários aqui em baixo. Há compartilhe conosco aqui nos comentários sua experiência com o processo de devolução, caso tenha.

Eu fico por aqui e até o próximo artigo!

FAQ

Como faço para solicitar um reembolso na Shopee?

Para solicitar um reembolso na Shopee, abra o aplicativo, vá para a seção "Eu", selecione "A receber", encontre o pedido com o problema, toque em "Pedido de Reembolso", selecione o produto, escolha o motivo e forneça as informações necessárias. Depois, clique em "Enviar".

Há algum custo para solicitar um reembolso na Shopee?

Não, a solicitação de reembolso na Shopee é gratuita, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Preciso levar o produto nos correios para solicitar um reembolso na Shopee?

Se necessário devolver o produto, você deve levá-lo aos Correios. A devolução é gratuita e a Shopee fornece um código de devolução para facilitar o processo.

Como recebo meu dinheiro de volta após solicitar um reembolso na Shopee?

Se a compra foi feita por cartão de crédito, o estorno é feito pelo próprio cartão e pode demorar até duas faturas para aparecer. Se foi por boleto, a Shopee transfere o dinheiro para sua conta bancária, solicitando os dados necessários por e-mail. Para compras feitas via Pix, o processo é semelhante ao do boleto.

O que fazer se o vendedor não responder à solicitação de reembolso na Shopee?

Se o vendedor não responder ou se a solução proposta não for satisfatória, você pode abrir uma solicitação de reembolso diretamente na Shopee. A plataforma irá intervir se necessário para resolver o problema.

Marcadores

Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.