Como Funciona a Transmissão por Chat na Shopee

Como Funciona a Transmissão por Chat na Shopee

shopee 26 de Jan de 2023

No artigo de hoje vamos conversar sobre a transmissão por chat, e tudo que envolve essa ferramenta. Então acompanhe comigo até o final deste artigo, que hoje promete.

Depois de muito tempo sem abordar o assunto, sem trazer conteúdo aqui relacionado a transmissão por chat, hoje eu resolvi trazer. Na verdade, eu fiquei na parte de dezembro sem utilizar essa ferramenta, e nesta semana irei voltar a utilizá-la dentro da minha loja.

Por isso, estou trazendo esse conteúdo ensinando todos os aspectos, como você ativa a transmissão por chat, como utilizá-la e cria os grupos de transmissão, enfim.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo com um maravilhoso conteúdo para aquelas pessoas que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como funciona a transmissão por chat na Shopee:

Como encontrar a transmissão por chat na Shopee

Para você acessar a transmissão por chat, você vai navegar à esquerda na Central do Vendedor, você irá observar a opção de clientes, vamos ter a visão geral, gestão do cliente e a transmissão por chat.

Lembrando que essa ferramenta, ela não fica disponível para todos os vendedores da Shopee, para você ter essa ferramenta, você precisa atingir os pré-requisitos que a plataforma solicita.

Então se você é vendedor CPF, você não pode ter nenhuma pontuação, nenhuma penalidade ativa e você precisa ter 90% do seu chat respondido.

Agora se você for CNPJ e fizer parte do vendedor indicado, você não pode ter nenhuma pontuação, nenhuma penalização e sua taxa de resposta precisa ficar acima dos 70%. Se você for loja oficial, não tem requisitos na questão da resposta do chat.

Ao clicar na transmissão por chat, você será direcionado para a página da ferramenta e nela já fala, visão geral do desempenho da transmissão.

Como funciona a transmissão por chat na Shopee

Quando falamos sobre transmissão por chat, resumidamente, vamos se comunicar com o cliente final, ou seja, o consumidor que compra os produtos. Existem 3 maneiras de você pegar esses clientes e mandar mensagens para eles.

Você não vai disparar para o banco de dados de todos os compradores da Shopee, você vai conseguir enviar mensagem para compradores que por algum motivo fizeram algum contato com a sua loja, seja, ao seguir a sua loja, curtiu ela ou seu produto, clicou em seu anúncio, gerou um pedido e não finalizou, abandonou o carrinho.

Ou seja, esse cliente teve algum contato com a sua loja, então é para eles que você vai conseguir disparar essa mensagem.

Níveis de recompensa na transmissão por chat da Shopee  

O primeiro ponto que você precisa considerar é que a Shopee distribui a transmissão por chat por níveis, sendo nível 1, nível 2 e nível 3 dentro da plataforma. Quando utilizamos a ferramenta, o nosso maior objetivo é trazer vendas e subir o nosso nível.

Afinal, quando subimos o nosso nível, acabamos tendo mais benefícios. Então para quem está no nível 3, tem mais benefícios do que alguém que esteja no nível 2, e assim sucessivamente.

Para avançar para o próximo nível de recompensas, você precisa cumprir as metas de todas as métricas. Por exemplo:

  • Taxa de visualização maior que 15%;
  • Taxa de clique maior de 15%;
  • Taxa de bloqueio menor do que 2%.

E abaixo, a Shopee diz os benefícios de cada nível. Digamos que eu tenha disparado 100 mensagens, dessas mensagens eu preciso ter 15% de visualização, 15% das pessoas precisam clicar e dessas 100, somente uma pode bloquear, afinal, se duas pessoas bloquearem já irá passar do exigido.

Cota de disparo de mensagens na Shopee

A Shopee nos dá uma cota de disparo, ou seja, agora eu consigo disparar até 70 mil mensagens, e isso vai crescendo conforme você for utilizando a ferramenta. Então, normalmente, quando você começa vai ter uma quantidade baixa de cota.

Conforme você for utilizando, você vai começar a ter mais quantidade de mensagens para mandar para os consumidores.

Meios para disparar as mensagens na Shopee

Agora que você entendeu isso, você precisa entender quais são os meios de mandar as mensagens para os consumidores. Basicamente a Shopee nos dá 3 opções de disparar essas mensagens, cada uma tem o seu propósito, então nunca vamos disparar mensagens diferentes com roteiros iguais, sempre cada um com seu propósito.

Seguidores ou compradores na Shopee 

O primeiro deles é os seguidores ou compradores, envolva seus seguidores mais ativos ou compradores que mais gastam para ver compras em sua loja. Basicamente aqui, eu consigo disparar mensagem para as pessoas que já compraram comigo, que me seguem ou que possuem algum envolvimento com a minha loja.

Lembrete de compras pendentes na Shopee

A segunda opção é lembrete de compras pendentes, lembre os 11213 compradores para comprar produtos de seus carrinhos abandonados. O intuito dessa ferramenta é pegar aquele cliente que foi ao seu anúncio, adicionou o produto no carrinho e não finalizou a compra.

Avaliação de comprador pendente na Shopee

Por último, o menos utilizado é a avaliação de comprador pendente, lembre os 692 compradores de fazer avaliação dos produtos de compras recentes. Ou seja, aquele cliente que comprou, já foi confirmado o recebimento pelos correios ou transportadoras, mas ainda não avaliou o produto, aqui você consegue disparar mensagens especificamente para esse público.

Como funciona a gestão de cliente na Shopee

Você precisa configurar a sua gestão do cliente, porque ela basicamente vai criar filtros personalizados para disparar mensagens específicas para quem segue a nossa loja, para quem já comprou em algum período no passado ou que teve algum envolvimento com a sua loja.

Ao acessar a ferramenta, você pode observar que tem alguns grupos, segue abaixo a explicação:

  • Compradores potenciais: são compradores que provavelmente compraram em sua loja.
  • Compradores: são compradores únicos que já compraram da sua loja.
  • Clientes recomendados: são compradores que seguem a sua loja.

Então conseguimos separar esses grupos, a plataforma tem esses três como grupos recomendados.

Podemos criar um grupo também, clicando em “Criar grupo”, você vai adicionar o nome desse grupo, por exemplo, você vai criar uma lista para quem faz aniversário em janeiro. Em seguida, você pode selecionar algumas configurações e criar a sua nova lista.

Como Funciona a Transmissão por Chat na Shopee
Como Funciona a Transmissão por Chat na Shopee

Por que os clientes abandonam o produto no carrinho na Shopee?

Existem diversos motivos para os clientes não compre o seu produto, mas existe uma posição de mais carrinhos abandonados, isso foi um estudo, feito e agora vou listar ele abaixo:

  • Valor do frete;
  • Preço do produto;
  • Prazo de recebimento;
  • Objeções gerais;

Soluções para converter carrinhos abandonados na Shopee

Esses são os maiores tipos de desistência, então é muito importante você trabalhar com mensagens relacionadas a isso. Por exemplo:

  • Prazo de recebimento, você pode dar um cupom de desconto e dizer que o envio é feito em até 24 horas úteis.
  • O preço do produto, você pode destacar a qualidade que ele possui.
  • Objeções gerais, você pode falar que todos os produtos são testados, verificados, enviados conforme ele solicitou.
  • Valor do frete, infelizmente não conseguimos mexer no frete, então não tem o que fazer.

Mas entenda que para cada contexto é uma mensagem, é um público. Relembrando, um público que foi ao seu anúncio e fechou, ele não necessariamente vai ser igual aquele que abandonou o carrinho.

Transmissão por chat vai gerar muitas vendas na Shopee?

Dificilmente, a transmissão por chat é um agregador de vendas, no final do mês ela vai agregar uma pequena porcentagem no seu volume de vendas. Então a transmissão por chat é um agregador, ela não vai te gerar muitas vendas.

Por tanto, o seu principal foco não deve ser nessa ferramenta.

Leia também: Como Enviar Cupom Pelo Chat da Shopee Passo a Passo

E hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que tenham gostado desse novo assunto. Fico por aqui, e até amanhã no novo artigo.

FAQ

Como posso acessar a transmissão por chat na Shopee?

Você pode acessar a transmissão por chat navegando para a seção "Central do Vendedor" e selecionando "Clientes" e, em seguida, "Transmissão por chat". Lembre-se de que essa ferramenta pode não estar disponível para todos os vendedores, pois é necessário atender a certos pré-requisitos para utilizá-la.

Quais são os pré-requisitos para usar a transmissão por chat na Shopee?

Para usar a transmissão por chat, você deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Se for vendedor CPF, não pode ter pontuação ou penalidades ativas e deve responder a 90% dos chats.
  • Se for CNPJ e fizer parte dos vendedores indicados, não pode ter pontuações ou penalidades ativas, e sua taxa de resposta precisa ser acima de 70%.
  • Se for uma loja oficial, não há requisitos específicos em relação à taxa de resposta do chat.

Quais são os diferentes níveis de recompensa na transmissão por chat da Shopee?

A transmissão por chat é dividida em níveis: nível 1, nível 2 e nível 3. Para avançar nos níveis e obter mais benefícios, você precisa cumprir as metas de visualização, taxa de clique e taxa de bloqueio:

  • Taxa de visualização maior que 15%.
  • Taxa de clique maior que 15%.
  • Taxa de bloqueio menor que 2%.

Quais são as três opções de disparo de mensagens disponíveis na transmissão por chat da Shopee?

A Shopee oferece três opções de disparo de mensagens para os consumidores:

  • Seguidores ou compradores: envolva seus seguidores ativos ou compradores frequentes com mensagens sobre seus produtos ou promoções.
  • Lembrete de compras pendentes: envie mensagens para lembrar os compradores de produtos em seus carrinhos abandonados.
  • Avaliação de comprador pendente: lembre os compradores de avaliar os produtos de compras recentes.

A transmissão por chat na Shopee gera muitas vendas?

A transmissão por chat é uma ferramenta agregadora de vendas que pode contribuir com uma pequena porcentagem no volume de vendas no final do mês. No entanto, não é a principal fonte de vendas, por isso não deve ser o foco principal de suas estratégias de vendas.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.