Como Fazer Anúncios de Busca na Shopee
No artigo de hoje você vai aprender tudo sobre como configurar o anúncio de busca no Shopee Ads, passo a passo e sem enrolação. Então, fique comigo até o final deste artigo, porque hoje promete.
É extremamente importante você saber configurar o seu Ads no princípio logo no começo. Mas, não é somente isso, você saber o que está fazendo, não simplesmente clicar por clicar ou porque eu falei para você clicar, é ter a noção daquilo que está sendo feito.
Afinal, a partir do momento que você tem essa noção do que está sendo feito, futuramente, quando iniciarmos a parte de otimizar nosso anúncio, vai ficar muito mais simples para você entender. Já que, estamos em um processo de evolução, então gradativamente você vem aprendendo.
Por isso, é muito importante que você entenda o conteúdo deste artigo. Quando iniciamos uma campanha, precisamos entender que tudo é uma questão de método, o que seria isso? Eu faço determinada ação e faço o teste para ver se funciona, se funcionar eu repito aquela ação com outro produto, se eu tenho mais assertividade do que erros, significa que eu possui um método que funciona.
Existem diversos métodos que vão funcionar. E nesta sequência de artigo, eu irei ensinar todos os meus métodos
Mas antes deste artigo excelente começar. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber Como configurar corretamente os anúncios de busca do Shopee Ads:
Como funciona o anúncio de busca do Shopee Ads?
Existem dois anúncios tipo de anúncio, o anúncio de busca e o anúncio de descoberta. No artigo de hoje, vamos conversar sobre o anúncio de busca, e no próximo artigo vamos conversar sobre o descoberta.
Esse tipo de anúncio pago é ideal para exibir seus produtos em posições de relevância, quando os compradores pesquisam as palavras-chave pelas quais você ofertou, resultando em maior exposição.
Por exemplo, você vender relógio masculino, e o cliente vai na Shopee e pesquisa por relógio masculino, ou seja, ele utilizou essa palavra-chave que remete ao seu produto. Uma vez que você utiliza o Ads e estando posicionado, você vai aparecer para o cliente em uma das primeiras posições. E qual seria o resultado disso? Uma maior exposição, quanto mais exposição você gerar, mais vendas você vai conquistar.
Observação: É o melhor tipo de anúncio para aqueles produtos que já possuem vendas e visualizações orgânicas.
Mas, Cauê, você quer dizer que se eu não tenho nenhuma venda e estou começando agora, o Ads não vai funcionar? Não necessariamente. Todos sabem que um produto com avaliação tende a converter mais do que o anúncio sem avaliação.
Então, quando aquele produto já possui vendas, ele já tem avaliações, o Ads vai performar melhor do que um anúncio sem avaliação.
Quais as vantagens de utilizar os anúncios de busca na Shopee?
Vantagens de utilizar o anúncio de busca na Shopee:
- Exibe seus produtos em posições de relevância nos resultados da página de busca.
- Alto controle de onde seus anúncios aparecem e quanto você investe.
- Amplia o alcance a potenciais compradores que procuram produtos relacionados ao seu produto.
Então, vamos fazer isso, na prática, pesquisando por relógio masculino é uma palavra-chave, ao dar enter irá aparecer os anúncios patrocinados. Ou seja, esses anunciantes colocaram no Ads que eles querem aparecer quando o cliente digitar Relógio masculino.
Dentro do Ads no anúncio de busca, pode setar quais palavras que o meu anúncio aparece quando o comprador digitar. É por isso que o anúncio de busca vai exibir seus produtos em posições de relevância nos resultados das páginas de busca.
Se eu vou mostrar meu produto para quem, de fato, tem interesse no produto. Vale ressaltar como funciona a localização dos anúncios, existe uma diferença no posicionamento do Ads para quem navega pelo computador ou notebook para o Android.
Localização dos anúncios de busca na Shopee
Na versão desktop, computador ou notebook são exibidos os 5 primeiros e os últimos 5 por cada página de resultado. Agora, na versão mobile, são exibidos os 2 primeiros anúncios de produtos na página de resultados de busca. Depois disso, 1 anúncio é exibido a cada 4 anúncios.
Então, já existe uma diferença, durante o nosso processo de criação de anúncio, você vai entender a diferença de desktop para móbile.
Como criar anúncio de busca na Shopee
Vamos criar o primeiro anúncio, acessando a sua Central do Vendedor e clicar no Ads, você será direcionado para a página. Após isso, você vai clicar em Criar novos anúncios e selecionar o anúncio de busca.
A primeira coisa que iremos realizar é definir o orçamento, tratamos o Ads com duas partes. A primeira parte é a validação e a segunda, é a escalada.
Ou seja, o que seria a validação? A validação nada mais é do que primeiramente ver se o produto vai vender e paralelo a isso, vamos otimizar nosso anúncio. E para que isso aconteça a gente precisa dar tempo.
Uma vez que avaliamos o anúncio, partimos para a escala, é aumentar o orçamento para que nosso faturamento aumente. Então, normalmente nessa primeira fase eu deixo entre 10 a 15 reais e a duração irei deixar sem limite de tempo.
Assim, ele vai iniciar hoje e parar somente quando o meu orçamento zerar, quando meu crédito acabar ou quando eu decidir parar esse anúncio.
Configurações do produto na Shopee
Em seguida, vamos às configurações do produto, aqui você vai selecionar qual o produto que você deseja anunciar. Lembrando que antes de iniciar, certifique-se que o título, imagem, descrição esteja tudo correto.
Se você já vende na Shopee há um tempo e vai começar a utilizar o Ads, a própria Shopee nos mostra os melhores produtos para utilizar o Ads, ela destaca os mais vendidos e buscados.
Então, é importante que você sempre escolha produtos pelo qual a Shopee está selecionando para você. Caso você não tenha, ou seja, é um produto que você cadastrou na plataforma recentemente, pode ser que não vai trazer essa informação, aí você vai definir qual o produto.
Outra importância, produtos a partir de R$39 tendem a performar mais do que produto abaixo desse valor. Afinal, qual o valor mínimo de compra para o cliente ter frete grátis? R$39, produto acima disso tendem a performar mais do que produto abaixo disso.
Então, você vai definir seu produto e clicar em Confirmar. Por fim, temos as configurações de palavra-chave, temos 3 opções, podemos deixar 100% no automático, 100% no manual ou 50% no automático e 50% no manual.
Pontos importantes sobre os anúncios automáticos e manuais da Shopee
Agora irei explicar alguns pontos importantes que você precisa levar em consideração quando utilizamos o Ads manual. Ou seja, quando definimos as palavras-chave que eu quero mostrar o meu produto quando o comprador pesquisar.
Por exemplo, eu vendo blusas suede, a primeira coisa que eu faço é remover tudo aquilo que não tiver como contexto com o meu produto, como a palavra-chave calça jeans. Após remover todas as palavras que não fazem sentido, vamos ficar apenas com as palavras específicas e as palavras que falam do meu produto, mas é um pouco genérica.
O que é o índice de qualidade da Shopee?
O que significa o índice de qualidade. Essa é uma medida de quão atraente é o seu anúncio e sua relevância para a palavra-chave. Quanto maior o índice de qualidade, maior a classificação do seu anúncio. A classificação do anúncio é baseada nessa pontuação e no seu lance.
Leia também: Shopee Ads: Como Criar e Otimizar Anúncios
E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que você tenha aprendido e entendido tudo sobre esse novo assunto no blog. Fico por aqui, e claro, venho lembrá-lo que todos os dias tem artigo novo, então não se esqueça de acompanhar amanhã.
FAQ
1. O que é o Shopee Ads e como funciona o anúncio de busca?
Shopee Ads é uma ferramenta de publicidade paga que aumenta a exposição dos seus produtos. Existem dois tipos principais de anúncios: anúncio de busca e anúncio de descoberta. O anúncio de busca exibe seus produtos em posições de relevância quando os compradores pesquisam palavras-chave específicas.
2. Por que é importante configurar corretamente o Shopee Ads desde o início?
Configurar corretamente seu anúncio no início ajuda a entender todo o processo, o que facilita a otimização futura. Ter noção do que está sendo feito permite que você teste e desenvolva métodos eficazes para aumentar suas vendas.
3. Qual é a vantagem de usar anúncios de busca na Shopee?
- Exposição Relevante: Seus produtos aparecem em posições de destaque nos resultados de busca.
- Controle: Você decide onde seus anúncios aparecem e quanto deseja investir.
- Alcance Ampliado: Alcança compradores que estão procurando por produtos relacionados ao seu.
4. Onde os anúncios de busca são exibidos na Shopee?
- Versão Desktop: Os 5 primeiros e os últimos 5 anúncios de cada página de resultados.
- Versão Mobile: Os 2 primeiros anúncios na página de resultados e 1 anúncio a cada 4 produtos.
5. Como criar um anúncio de busca na Shopee?
- Acesse a Central do Vendedor e clique em "Ads".
- Crie Novos Anúncios e selecione "Anúncio de Busca".
- Defina o Orçamento: Comece com um orçamento de validação (entre R$10 e R$15) e sem limite de tempo.
- Configurações do Produto: Escolha o produto que deseja anunciar. Certifique-se de que título, imagem e descrição estão corretos. Produtos acima de R$39 tendem a performar melhor.
- Configurações de Palavra-chave: Escolha entre automático, manual ou uma combinação de ambos.