Como eu Fiz 40 Mil Reais em 30 Dias no Shopee Ads
No artigo de hoje eu vou ensiná-lo a ser altamente lucrativo com o Shopee Ads. E não somente isso, mas vou passar todas as atualizações que houve no algoritmo e mostrar uma maneira simples que você pode lucrar muito através do Ads.
Tenho a convicção que o que irei ensinar aqui, você não vai encontrar em nenhum site gratuito. E chegou a dizer, que até em treinamento pago, você não vai ter esse tipo de informação privilegiada. Por isso, acompanhe esse artigo até o final.
Antes de você entender como se utiliza o Ads, como que você faz para ser lucrativo, primeiro você precisa saber porque você deve usar ele. Existem pessoas que usam de maneiras diferentes. O que vou dizer abaixo, é quais são meus objetivos com o Ads.
Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para todos os empreendedores que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como fazer 40 mil reais em 30 dias no Shopee Ads:
Para que utilizo o Ads em meus produtos na Shopee?
Eu trabalho com o Ads por meio de dois objetivos, o primeiro é a curto prazo de tempo. Ou seja, no curto espaço eu gero exposição e através dessa exposição, eu faço muitas vendas. E não somente vender, mas que eu seja lucrativo e existe uma diferença entre vender e vender sendo lucrativo.
O segundo objetivo do Ads para mim, é que através dele eu me posicione no orgânico o mais rápido possível. E aí, perde, aquelas conspirações, uma vez no Ads para sempre no Ads? Não, uma vez no Ads eu irei continuar nele até posicionar, depois eu corto ele. Esses são meus dois objetivos quando penso em utilizar o Ads.
O que é o Shopee Ads?
Agora que você sabe quais são os objetivos, a gente precisa contextualizar o que é o Shopee Ads. Ele faz parte de engrenagem, ou seja, em um processo de vendas, existem algumas etapas.
Para eu ter uma venda, primeiramente eu preciso de um clique e para ter um clique, primeiro preciso de uma exposição. Ou seja, o Ads, eu posso dizer que ele é a primeira parte desse processo.
Basicamente é através do Ads que eu vou gerar exposição. Estou gerando exposição, eu posso ter um clique ou não, com o também eu posso ter uma venda ou não. Isso precisa ficar muito claro, o Ads sozinho não vai trazer a venda, ele anda lado a lado com o seu anúncio. Então, ele é uma engrenagem.
Através do Ads, eu gerei exposição, ou seja, o meu anúncio apareceu para o cliente, não somente o meu, mas outros anúncios também de outros concorrentes. Se o cliente clicar ou não, não necessariamente é culpa do Ads, por que o cliente não clicou no seu anúncio?
O que faz um cliente clicar em seu anúncio na Shopee?
O que faz um cliente clicar em seu anúncio? Basicamente é duas coisas, a capa, o preço ou os dois, não tem uma terceira opção. Então, se você gerou exposição, não tem clique, olha sua capa, será que ela está boa, será que copiou a capa de alguém, será que sua capa não está destacando o produto, será que sua capa está desproporcional.
Por que o cliente está olhando para sua capa e não clicou em seu anúncio? Depois é o preço, será que ele é competitivo? Lembre-se, quando falamos de competitividade não é o menor preço, não precisamos disso. Mas, precisamos ter um preço de mercado.
Se eu tiver um capa que conecta e preço, eu vou ter clique. Porque se eu não tiver clique não tenho engajamento, e se não tiver engajamento, 99% das vezes não é culpa do Ads, é culpa do seu anúncio.
Ah, Cauê, eu estou fazendo cliques, só que não estou gerando vendas? Como está o seu anúncio, o seu carrossel de imagens, está de qualidade? Tem vídeos do seu anúncio, você está gerando benefícios, as avaliações como estão? Tudo isso vai interferir.
Eu quero que você entenda de uma vez por todas que o Ads é uma engrenagem, ele vai gerar exposição, o que vai fazer clicar é o seu anúncio, o que vai fazer comprar é o seu anúncio. Te garanto que 99% das falhas de faltas de venda ou na falta de clique é no anúncio e não em seu Ads.
Tipos de campanhas do Shopee Ads?
Para que você chegue nesta página, você vai navegar no menu à esquerda da Central do Vendedor e vai no Ads. Após isso, você será direcionado para essa página. Uma vez que isso acontecer, você vai encontrar as informações do Ads, basicamente existem dois tipos de campanhas que podemos utilizar.
As campanhas de descoberta e a campanha de busca. Dentro das campanhas de busca, eu posso gerar campanhas para o meu produto ou para a minha loja. Neste artigo em específico, vamos conversar sobre o anúncio de busca para o produto. Depois irei trazer um artigo sobre anúncio de busca para loja e anúncio de descoberta.
Como criar um anúncio de busca na Shopee?
Quando pensamos em utilizar o anúncio de busca, a primeira coisa que precisamos fazer é criar uma campanha. E para isso, é muito simples, você vai clicar em Criar novos anúncios e selecionar a opção de busca.
Primeiro ponto, o orçamento, nunca trabalhamos sem limite, sempre vamos definir um orçamento diário. O valor mínimo é de 3 reais por dia para gastar, eu recomendo que utilizemos 10 reais.
Cauê, eu posso utilizar menos do que isso? Sim, o que estou te dizendo é uma recomendação, que a gente utilize a partir de 10 reais, por quê? Porque precisamos de informações, precisamos que o Ads trabalhe, traga informações e através delas, vamos tomar os pontos de dicções.
Se eu tiver um orçamento baixo, eu vou precisar de mais dias. Por exemplo, eu coloquei 10 reais por dia, em 7 dias eu consigo analisar se aquilo é bom ou não, com 3 reais já fica mais difícil.
Então, vou precisar dar mais tempo para conseguir ter essa mesma informação, é isso que quero te dizer. Mas, fica ao seu critério, a recomendação é de 10 reais por dia. E em duração, irei deixar da maneira que está, sem limite de tempo.
Configurações do produto no anúncio de busca da Shopee
Agora, irei adicionar o meu produto. Então, vamos clicar em Adicionar. Lembrando que a Shopee permite subir até 50 anúncios por vez, mas a gente sempre trabalha individualmente, 1 campanha para 1 anúncio.
Abaixo temos as configurações de palavras-chave automático e manual, aqui, vai a primeira atualização que houve. O automático da Shopee melhorou drasticamente de 2022 para 2023. O que quero te dizer? Em 2022, para cada 10 campanhas que subiam, 1 ou 2 performativas eram lucrativas.
Em 2023, já melhorou muito, de cada 10 que eu subo, 5 a 6 performam e são lucrativas. Ou seja, melhorou drasticamente. Porém, outra informação, o manual sempre vai otimizar e vai ser mais lucrativo do que o automático.
Óbvio, sabendo utilizá-lo da maneira correta. Se você não sabe utiliza e não tem paciência, o automático vai performar melhor. Agora, se você sabe utilizar e tem métodos, ele vai performar melhor.
Então, o automático evita toda essa perda de tempo e energia, já no manual não. Porém, no manual você consegue ser mais lucrativo. Por isso, se você deseja subir no automático, você vai deixar ele ligado e subir a campanha.
Agora, se quiser ir para o manual, você vai desativar a seleção automática e adicionar as palavras-chave.
Quando ativar o lance dinâmico na Shopee?
E para finalizar, eu não ativar o lance dinâmico de início, porque ele vai aumentar o seu orçamento em 50% na palavra-chave com uma maior probabilidade de vender e vai diminuir em 50% a palavra-chave com uma menor probabilidade de vender.
Qual seria essa probabilidade? A taxa de conversão, se eu tenho uma taxa de conversão maior, a probabilidade de vender é maior. Então, no início da campanha o algoritmo não tem informações, por isso não faz sentido ligar ele, passou 7 a 10 dias, aí, sim, faz sentido ligar ele.
Leia também: Venda Muito Mais com a Ferramenta Combo na Shopee
FAQ
1. Para que utilizo o Ads em meus produtos na Shopee?
Uso o Shopee Ads com dois objetivos principais:
- Curto Prazo: Gerar exposição imediata e, consequentemente, aumentar as vendas de forma lucrativa.
- Orgânico: Posicionar meus produtos no orgânico rapidamente. Uma vez bem posicionado, reduzo ou desativo o Ads.
2. O que é o Shopee Ads?
Shopee Ads é uma ferramenta para gerar exposição dos seus produtos na plataforma. Ele é o primeiro passo no processo de vendas, pois sem exposição não há cliques, e sem cliques não há vendas. É importante lembrar que o Ads funciona em conjunto com a qualidade do seu anúncio.
3. O que faz um cliente clicar em seu anúncio na Shopee?
- Capa do Produto: Uma imagem atraente e de qualidade.
- Preço Competitivo: Preço de mercado, não necessariamente o menor, mas competitivo.
4. Como criar um anúncio de busca na Shopee?
- Criar Campanha: Acesse a Central do Vendedor, clique em "Criar novos anúncios" e selecione "Busca".
- Orçamento: Defina um orçamento diário, recomendando-se R$10 por dia.
- Adicionar Produto: Selecione o produto a ser anunciado.
- Palavras-Chave: Escolha entre configurações automáticas ou manuais para palavras-chave.
5. Qual a diferença entre palavras-chave automáticas e manuais?
- Automáticas: A Shopee seleciona palavras-chave para você. Melhorou significativamente de 2022 para 2023.
- Manuais: Você escolhe as palavras-chave, permitindo maior controle e potencial para maior lucratividade se bem utilizadas.