Como Escalar Uma Operação de Poucos Pedidos na Shopee

Como Escalar Uma Operação de Poucos Pedidos na Shopee

shopee 18 de Dez de 2022

No artigo de hoje vamos conversar como escalar as suas vendas com poucos pedidos na Shopee. Então acompanhe este artigo até o final.

Lembrando que este artigo é uma sequência, que iniciamos na segunda-feira, onde definitivamente e passo a passo estou ensinando desde o começo como vender e escalar as suas vendas na Shopee.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como escalar as suas vendas com poucos pedidos na Shopee: 

Contextualizar os Grupos 

Para iniciarmos, eu vou abordar um assunto no qual eu falei ontem, mas é muito importante para o nosso crescimento. Se você acompanhou o artigo de ontem, lembra que eu conversei qual grupo você estava, o grupo A é aquele que tem produtos de média a baixa procura e o grupo B é o grupo que você tem produtos de média a alta procura. 

Isso é muito importante para definir o nosso crescimento. Por exemplo, o nosso objetivo é chegar a cem pedidos por dia, porém quem está no zero a cem pedidos é um objetivo muito difícil de se alcançar na questão de tempo. Então você vai desistir muito antes de chegar nele, e a gente quebra isso em partes.

Então primeiro objetivo dez vendas por dia, segundo objetivo vinte vendas, terceiro objetivo trinta vendas, quarto cinquenta e assim sucessivamente. E com isso você vai encontrar o feeling de entender os produtos que você tem está travando você chegar no seu objetivo ou não.  

Grupo A  

Então, se você está no Grupo A, produtos de média para baixa procura, você vai precisar aumentar o número de produtos. Então digamos que você tem quatro produtos, você está encontrando dificuldades para chegar nos dez pedidos por dia? Você vai chegar, porém dificilmente você vai chegar aos vinte pedidos por dia e com isso você precisa aumentar o número de produtos para que você consiga chegar naquele objetivo.  

Grupo B    

E vale a mesma coisa para quem está no Grupo B, produtos de média para alta procura. Você vai conseguir chegar até determinado objetivo, só que depois daquilo você vai travar e aí você precisa aumentar o número de produtos.

Uma que você entende isso e que existe o crescimento na horizontal e vertical, o seu trabalho fica muito claro e objetivo para chegar nele.

Trabalhe com produtos acima de R$39,90

Sim, você precisa ter uma porção de produtos acima do valor mínimo de compra da Shopee para que o cliente possa utilizar o frete grátis. Ah, Cauê, então eu devo esquecer os produtos baratinhos? Não, você também tem que trabalhar ou se você tiver condições de trabalhar com produtos baratos, ele também são válidos ainda, porque principalmente aquele produtos que as pessoas compram mais de duas unidades para que atinja o frete grátis ou quando você tem uma diversificação de produtos que ela compra aquele barato, outro barato, que os dois ou três ela vai usar e que todos eles passem de R$39,90.  

Mais do que isso dê preferências para alguns acima de R$59,90, já que a probabilidade da Shopee aumentar a régua novamente para compras mínimas isso vai acontecer. Eu acredito que há R$39,90, o frete grátis que a Shopee paga ainda não é um valor de equilíbrio para a empresa, eu acredito que este valor de equilíbrio passe dos R$50,00.

É importante que você faça isso, já pensando um pouco lá na frente, não espere para trabalhar com produtos acima do valor mínimo de compra depois que a Shopee estimular aquilo. Por isso que sempre falo é mais fácil você resolver um problema que ainda não aconteceu do que resolver um que já aconteceu. 

Produto chamariz e produto lucrativo

Essa na minha opinião é a melhor estratégia que você pode tomar na plataforma. Você precisa ter uma pequena porção de produtos chamariz, que é o seu produto estrela e uma outra porção de produtos lucrativos. Então por exemplo, produtos de alta competitividade, esse é o seu chamariz, normalmente você tem uma margem menor.

Você precisa ter produtos de média ou baixa competitividade, que é onde você tem a sua margem de lucro um pouco maior. Normalmente entre 80% a 90% das suas vendas, elas vão ocorrer nos produtos de alta competitividade, seu produto estrela. 

E entre 10% e 20% são os produtos de média a baixa competitividade, onde você tem uma margem de lucro maior. Isso ajuda muito a aumentar a sua margem de lucro dentro da Shopee.

Os seus produtos de alta competitividade você precisa ser top 3 até top 5 dentro da Shopee, produtos de média a baixa procura, você precisa ser top 8 até top 14, isso é só um exemplo para ter um norte.

Destrave e Escale na Shopee

Faça parte do meu treinamento

SAIBA MAIS

Devo deixar a minha margem de lucro no zero no começo?  

Talvez, depende de algumas situações que você vai entender agora. Quando vamos precificar o nosso produto e definir a nossa margem de lucro, precisamos primeiro ser competitivos, quanto mais competitivo formos mais rápido vamos crescer. Ou seja, quanto mais próximo do top 3 você ficar, melhor vai ser.

E com isso você vai definir a sua margem de lucro. Por exemplo, minha margem de lucro é 15%, falta pouco para eu chegar no top 1, deixa eu vira o top 1 para ganhar 10%, isso vale a pena. Agora eu sou top 1 e tenho 15% de margem de lucro, vale a pena eu diminuir o meu preço para ficar mais distante do segundo e diminuir a minha margem de lucro? Não vale a pena, você não vai aumentar as suas vendas por conta de você se distanciar tanto do segundo colocado, só o fato de você estar no top 3 já está muito bom.

Então você vai precificar com base na competição de preço, só não compensa você ficar negativo, porque é um risco que possa correr e que pode dar muito bem como dar muito ruim. Mais importante é que você seja competitivo independente da sua margem de lucro.

Corrigir alguns problemas

Quando estamos escalando as nossas vendas, passamos por alguns problemas que não conseguimos identificar o erro e sem identificar ele você não conseguirá solucionar o problema. Mas para que isso possa funcionar, você precisa entender algumas métricas de mercado.

Taxa de conversão

Uma taxa de conversão de mercado fala que o mínimo tem que ser 1,65%. qualquer coisa acima disso está tudo bem, qualquer coisa abaixo disso o seu foco é corrigir isso.

CTR

O mercado diz que o seu CTR fique entre 1,5 até 2%. Qualquer coisa acima disso você não precisará melhorar, mas abaixo disso, você precisa melhorar. 

Anúncio apareceu para 10 mil pessoas

Digamos que o seu anúncio aparece para 10 mil pessoas, seja no Ads, orgânico, enfim. Todas essas pessoas viram, porém não clicaram. Então a média de cliques é entre 1.5% a 2%, para cada 10 mil pessoas que olhar o seu anúncio, 2% vão clicar que é equivalente a 200 cliques e para esses cliques eu terei 4 vendas.     

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo falando sobre como fazer os seus primeiros 20 pedidos por dia na Shopee. Este artigo é um da série de artigos que estou postando esta semana. Então acompanhe ele após o término deste artigo, irei disponibilizar o link aqui: Como Fazer os Primeiros 20 Pedidos Por Dia na Shopee    

E por hoje é isso empreendedor. Espero que você tenha entendido o assunto deste artigo e eu tenha te ajudado um pouco mais a escalar as suas vendas. Fico por aqui e te espero no artigo de amanhã.

FAQ

1. O que significa escalar vendas na Shopee com poucos pedidos?

Escalar vendas com poucos pedidos envolve aumentar gradualmente o número de vendas diárias, mesmo que você comece com uma quantidade pequena de pedidos. O objetivo é crescer de forma sustentável e constante.

2. Por que é importante seguir uma sequência de metas de vendas?

Dividir o objetivo de alcançar cem pedidos por dia em metas menores e mais alcançáveis (como 10, 20, 30, etc.) ajuda a manter a motivação e facilita a identificação de quais produtos e estratégias estão funcionando melhor.

3. Como identificar se meu produto pertence ao Grupo A ou Grupo B?

  • Grupo A: Produtos de média a baixa procura. Se você tem dificuldades para alcançar 10 pedidos por dia com esses produtos, pode ser necessário aumentar a variedade de produtos.
  • Grupo B: Produtos de média a alta procura. Esses produtos podem alcançar objetivos iniciais mais facilmente, mas também podem necessitar de uma diversificação de produtos para continuar crescendo.

4. Qual a importância de trabalhar com produtos acima de R$39,90?

Trabalhar com produtos acima de R$39,90 é importante porque permite que os clientes aproveitem o frete grátis oferecido pela Shopee. Produtos mais baratos podem ser combinados para atingir o valor mínimo de compra.

5. O que são produtos chamariz e produtos lucrativos?

  • Produtos Chamariz: Produtos de alta competitividade e menor margem de lucro que atraem muitos clientes.
  • Produtos Lucrativos: Produtos de média a baixa competitividade com margens de lucro maiores.

Marcadores

Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.