Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro
Se você comprou um produto pela Shopee e precisa devolver este produto por independentemente do motivo, neste artigo, vou mostrar uma forma bem simples e fácil de devolver o seu produto usando apenas o celular, sem a necessidade do seu computador ou notebook.
Afinal, esse artigo é muito importante, porque muitas pessoas estão tendo problema ao receber um produto e não estão sabendo o procedimento correto para devolver. Então, neste artigo vou explicar de uma forma bem rápida e simples como é o procedimento para que você não leve prejuízos.
Muitas pessoas não possuem nem computador em casa, compra pelo aplicativo. E eu vou mostrar que nem precisam desse computador, pelo próprio celular você consegue fazer esse procedimento todo.
Mas, é preciso respeitar alguns prazos, respeitar algumas etapas para que possamos fazer da forma correta e você não passe por nenhum prejuízo.
Preserve a etiqueta do produto da Shopee
Quando realizamos a compra de um produto, ao abrir a embalagem a gente precisa preservar a etiqueta enviada pelo vendedor chines. Então, abrimos na lateral ou na parte superior e guardamos essa etiqueta durante um tempo.
Mas, Cauê, para que isso? Isso é para provar que você comprou com um determinado vendedor, na China são diversos vendedores vendendo os mesmo produtos. E para você provar que comprou com esse vendedor, guarde a etiqueta e fale que tirou foto e mandou para o vendedor dizendo que foi dele que comprou.
Quando dar o feedback para o vendedor na Shopee?
Outra dica que eu já vou dar para vocês é a seguinte: você recebeu o produto, não dê o feedback de imediato para o vendedor, aguarde alguns dias. A gente possui um prazo para respeitar, a plataforma pede esse prazo.
Mas, espere ali pelo menos 2 a 3 dias testando o produto, para que você possa verificar se ele não está com defeito. Porque após 2 ou 3 dias, esse produto pode vir apresentar algum problema, por exemplo, na bateria, no carregador, etc.
Então, recebeu o produto? Teste ele por no mínimo 2 a 3 dias e aí, sim, vai dar o feedback para o vendedor. É claro que do mesmo jeito que você dá o feedback, você vai conseguir abrir disputa, mas será um pouco mais difícil.
Eu recomendo que você faça isso, teste o produto 2, 3 dias e depois você dá o feedback para o vendedor.
Como devolver o seu produto na Shopee
Então, bora para o assunto principal do artigo. Você recebeu seu pedido, abriu o pacote e preservou a etiqueta, vocês vão conferir, conferiu, tá tudo certo, dá feedback para o vendedor após 2 a 3 dias como eu indiquei.
Se estiver tudo certo nesses dias, pode dar o feedback e tudo certo. Agora, suponhamos que depois de alguns dias ou até mesmo no ato que você recebeu o produto está com defeito, você vai abrir essa disputa na Shopee.
Então, eu comprei dois produtos do mesmo vendedor e eles vieram no mesmo pacote, e na mesma hora que eu abri a embalagem eu já vi que veio com defeito. Esse produto veio com a tela descolando, com isso, eu mandei vídeo pro vendedor, eu recomendo que você faça isso, porque isso acelera o processo para que a Shopee concordar com você.
Assim, você vai devolver tudo que você, película, pulseira, tudo que veio dentro da embalagem, para que você não tenha nenhum tipo de problema. Afinal, se o vendedor reclamar que está faltando algo, você pode perder o seu reembolso.
É muito importante que você envie o produto junto com a etiqueta original que veio do vendedor, para que você não perca isso.
Processo para devolver o produto no celular na Shopee
Agora, como falei para você que não é necessário um computador, eu irei conversar com você sobre o procedimento pelo celular. O meu produto que irei fazer a devolução já está pronto para ser reembolsado.
Porém, quando eu enviei ele pela primeira vez, eles enviaram um endereço para mim, e não é dessa forma correta. A forma correta é pelo código de postagem.
Então, caso isso aconteça com você, entre no chat novamente e diga o seguinte: eu recebi um endereço e está errado, eu preciso do código de postagem e não pagar nada. Assim, eles iram te dar um prazo para que você possa postar o prazo, geralmente são de 3 dias, então não perca esse prazo.
Com isso, eu entrei em contato novamente e pedi para que eles enviassem esse código de postagem.
Problemas no produto após o prazo de dar feedback na Shopee
Ah, Cauê, eu recebi meu produto e durante esses 2 a 3 dias não tive problemas, mas após isso eles começaram a dar problemas, e agora? Temos um prazo após dar o feedback, e o que você irá fazer caso, precise? Você vai ao chat da Shopee e terá as opções de selecionar o reembolso.
Ao clicar nisso, irá aparecer todos os seus pedidos que você fez, assim você vai selecionar o pedido que você deseja receber aquele reembolso. Então, por exemplo, eu irei selecionar o pedido e irá aparecer algumas informações, como eu não recebi meu pedido, recebi itens danificados, incompletos, errados ou falsificados, ou o que é garantia Shopee.
Assim, você vai clicando nas informações e vai desenrolar uma conversa. Isso é muito tranquilo, o chat da Shopee é todo em português e muito fácil. Após finalizados, a Shopee vai te dar um prazo de 1 a 2 dias para te dar o feedback, se foi aprovado ou não seu pedido de reembolso.
Solicitação de reembolso na Shopee
Se o seu pedido de reembolso for aprovado, eles irão te mandar um código de postagem. Esse código, eles irão enviar por e-mail, não é pelo chat, por isso, fique ligado ao seu e-mail.
Esse e-mail que você vai receber terá algumas informações que você precisa levar em consideração, por exemplo, certifique-se de embalar todos os itens, incluindo presentes, informe ao atendente que deseja utilizar o serviço de logística reversa e que possui um código de retorno, etc.
Logo abaixo dessas informações, você vai observar o código para você postar na hora, ou mostrar para o atendente. Com isso, você não paga nada para devolver o produto.
Em seguida, você terá alguns prazos, por exemplo, eu vou ter até o dia 27/10, ou seja, você tem um prazo para arrumar essa situação. Se caso passar esse prazo, você vai perder esse pedido de reembolso e depois vai ficar mais complicado ainda.
Guarde o recibo da postagem
Outra informação importante é que você guarde o recibo da postagem até 48 horas, para que você possa provar que você colocou lá.
Qual o tempo para reembolso na Shopee?
Se você efetuou por boleto vai demorar de 5 a 15 dias úteis. Se você fez com o cartão de crédito, eles falam que tem de 2 a 3 faturas. Mas, enfim, o importante é que você coloque o pedido e receba o seu dinheiro de volta mais cedo ou mais tarde.
Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre o Fim da Shopee? Entenda tudo sobre a nova taxa de importação. Então, após finalizar a leitura deste conteúdo, irei disponibilizar o link para que você possa acompanhar esse conteúdo também: Será que é o Fim da Shopee?
E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o assunto. Vou encerrar por aqui, e claro, quero lembrar a todos que amanhã tem conteúdo novo, então não esqueçam de ficar por dentro e acompanhar tudo.
FAQ
1. Por que é importante saber como devolver um produto na Shopee pelo celular?
- Muitas pessoas compram pela Shopee usando apenas o celular e enfrentam dificuldades ao precisar devolver um produto. Este guia visa simplificar o processo de devolução, garantindo que os usuários possam resolver problemas sem a necessidade de um computador.
2. Como preservar a etiqueta do produto da Shopee?
- Ao receber o produto, é importante preservar a etiqueta enviada pelo vendedor. Isso serve como prova de compra com um determinado vendedor, especialmente quando múltiplos vendedores oferecem o mesmo produto. Guardar a etiqueta e comunicar ao vendedor é essencial em casos de devolução.
3. Quando dar feedback para o vendedor na Shopee?
- É recomendado aguardar de 2 a 3 dias após receber o produto antes de fornecer feedback ao vendedor. Isso permite que você teste o produto e verifique se há defeitos ou problemas. Dar feedback prematuro pode dificultar a abertura de disputas.
4. Como devolver o produto na Shopee?
- Se o produto estiver com defeito, é necessário abrir uma disputa na Shopee. É importante entrar em contato com o suporte da plataforma e solicitar um código de postagem para devolução. Certifique-se de devolver todos os itens, incluindo acessórios, e preserve a etiqueta original do produto.
5. Como solicitar reembolso na Shopee?
- Após abrir a disputa e enviar o produto de volta, se o seu pedido de reembolso for aprovado, a Shopee enviará um código de postagem por e-mail. Este código permite a devolução do produto sem custos adicionais. Guarde o recibo da postagem como comprovante.