Como Converter os Carrinhos Abandonados na Shopee
No artigo de hoje eu vou ensiná-lo a converter os carrinhos abandonados na Spike Day na Shopee, eu tenho a ciência que são milhares e milhares de carrinhos abandonados. E hoje, através da transmissão por chat, você vai aprender a converter parte desses carrinhos abandonados.
O maior problema que nós vendedores encontramos na plataforma, são os carrinhos abandonados, são milhares e milhares de clientes que chegam até quase o processo de concluir a compra, só que de última hora, ele desiste disso.
E na Spike Day, esse volume triplica, então, no artigo de hoje eu vou ensinar através da transmissão por chat como converter uma fatia desses carrinhos abandonados.
Mas antes deste artigo excelente começar. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles empreendedores(a) que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como utilizar a transmissão por chat para converter carrinhos abandonados na Shopee:
Como acessar a transmissão por chat da Shopee
Para que possamos entrar em contato com todos os clientes que por algum motivo inicial o processo de compra, mas abandonou o carrinho, vamos utilizar a ferramenta transmissão por chat.
E para você acessar a ferramenta, você vai observar à esquerda da Central do Vendedor e encontrar a opção de Clientes. Em seguida vamos localizar a Visão Geral, Gestão do Cliente e por último a Transmissão por chat da Shopee.
Vale ressaltar que a ferramenta transmissão por chat não está disponível para todos os sellers da plataforma. E para você ter acesso a ela, primeiramente você precisa atingir alguns dos requisitos que a Shopee solicita para você.
Caso você seja um vendedor CNPJ e estiver fazendo parte do programa de vendedor indicado, você não pode possuir nenhuma pontuação, nenhuma penalização e a sua taxa de resposta deve estar acima de 70%. Agora, caso você seja uma loja oficial, os requisitos na questão da resposta do chat não se aplicam para você.
Se você é um vendedor CPF, você não pode possuir nenhuma pontuação, nenhuma penalização ativa e você deve ter 90% do seu chat respondido.
Como funciona a ferramenta na Shopee
Quando conversamos sobre a ferramenta transmissão por chat, basicamente vamos nos comunicar com o consumidor final, ou seja, o comprador de compra das nossas mercadorias. Existem três métodos para você enviar mensagens para esses consumidores.
E claro, você não vai enviar essa mensagem para todo o banco de dados dos consumidores da plataforma, você vai somente enviar a mensagem para os consumidores que por algum motivo fizeram contato com a sua empresa, ou seja, seguiram a sua loja, curtiu sua loja ou algum produto seu, clicou em algum anúncio seu, gerou algum pedido, mas não finalizou, e o principal, abandonou o carrinho.
Afinal, esses consumidores tiveram algum tipo de contato com você ou sua loja, então é para esse tipo de cliente que vamos disparar as mensagens.
Lembrete de compras pendentes na Shopee
Então, vamos utilizar a opção lembrete de compras pendentes, e olha o que diz: lembre os 5.470 compradores para comprar produtos de seus carrinhos de compra. E eu possuo uma cota de envio desse tipo de mensagem.
Irei clicar em Criar, e nesta página já está ticado o lembrete de compras pendentes, você não consegue alterar isso, porque o intuito dessa ferramenta é a comunicação com esses clientes que abandonaram o carreirinho.
Logo abaixo tem o tipo de transmissão, manual ou automática, eu recomendo que você deixe manual, porque assim você vai conseguir disparar a hora que você quiser. Agora, o nome da transmissão pode ser qualquer nome, porque ele não aparece para o consumidor final, isso é mais para uma organização sua.
Em hora da transmissão tem duas opções: enviar agora e enviar mais tarde. Caso você vá enviar agora, certifique-se de que o horário de envio seja entre 8:00 e 22:00 para evitar incomodar os destinatários.
Caso você vá agendar, lembre-se também de estar dentro desse horário para enviar.
Agora, iremos trabalhar no conteúdo da transmissão, iremos escrever aquilo que o comprador vai receber em seu celular ou computador. Eu irei deixar abaixo uma mensagem como exemplo para você.
- Não esqueça do produto que você deixou no carrinho!
- Estou disponibilizando um cupom para você de 5% de desconto para concluir esse pedido!
- Isso mesmo que você está vendo, 5% de desconto. Então tá esperando o quê? Corra e aproveite o cupom que acaba eu algumas horas.
Cuidado importante na transmissão por chat da Shopee
Nesta mensagem, a gente incentivou o cliente a finalizar a compra, geramos um benefício para ele de cupom de 5% e também gerou a escassez, que o cupom vai se encerrar em algumas horas. Lembrando que é importante colocarmos alguns emoticons, mas não exagere.
É importante que você não encha o texto de emoticons e não coloque caracteres repetitivos, por exemplo, ao invés de colocar somente uma interrogação, eu coloco 3 ou mais.
Isso pode ser considerado como spam, quando você clicar em enviar a própria Shopee vai te mandar uma mensagem dizendo que pode ser caracterizado como spam. Então, não coloque muitos emoticons e não coloque muitos caracteres repetitivos.
Pré visualize seu lembrete na Shopee
Irei disponibilizar uma imagem de como vai aparecer essa mensagem e a foto do seu produto para os clientes que enviarem. Confira:
Lembrando que você não pode esquecer de inserir o cupom de desconto, para que não dê nenhuma propaganda enganosa para os clientes. Caso você não tenha nenhum tipo de cupom, basta você criar um cupom e depois inserir ele no lembrete de compras.
Por que os consumidores abandonam o carrinho na Shopee?
Entre diversos motivos para os consumidores não comprarem o seu produto, existe uma posição de carrinhos abandonados na Shopee, isso é um estudo que foi feito há algum tempo atrás, e agora irei listar alguns logo abaixo:
- Preço do frete;
- Valor do produto;
- Prazo de entrega;
- Objeções gerais.
Solução para converter os carrinhos na Shopee
Esses são alguns dos maiores tipos de desistência e abandono de carrinho. Por tanto, é muito importante você trabalhar com mensagens relacionadas a esse tipo de problema. Confira abaixo:
- O valor do produto, você pode destacar todas as qualidades que esse produto possui de diferente dos outros.
- Objeções gerais, você pode falar que seus produtos são todos testados, verificados e enviados conforme o cliente solicitou.
- No prazo de recebimento, você pode dar algum cupom de desconto para os consumidores e informar que a entrega é feita em 24 horas úteis.
- Agora, no preço do frete, infelizmente não podemos fazer nada, então não terá nenhum tipo de mensagem que podemos enviar para converter isso.
Mas, quero que você entenda que cada contexto acima é uma mensagem e um público. E lembrando, um cliente que foi ao seu anúncio, clicou e fechou, esse cliente não necessariamente vai ser igual aquele cliente que abandonou o seu produto no carrinho.
Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Como funciona a transmissão por chat da Shopee. Após o término da leitura deste artigo, irei disponibilizar o link para que você possa acompanhar e ler esse outro artigo maravilhoso: Como Funciona a Transmissão por Chat na Shopee
E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado desse artigo maravilhoso, e a partir de agora você possa entender um pouco melhor sobre a transmissão por chat da Shopee. Fico hoje por aqui.
FAQ
Como acessar a transmissão por chat da Shopee para converter carrinhos abandonados?
- Na Central do Vendedor, clique na opção "Clientes".
- Em seguida, vá para "Visão Geral" e depois "Gestão do Cliente".
- Por último, selecione "Transmissão por chat da Shopee".
Quais são os requisitos para ter acesso à transmissão por chat na Shopee?
- Para vendedores CNPJ: não podem possuir nenhuma pontuação ou penalização ativa, e a taxa de resposta deve estar acima de 70%.
- Para vendedores CPF: não podem possuir pontuação ou penalização ativa, e devem ter 90% dos chats respondidos.
Como funciona a ferramenta de transmissão por chat na Shopee?
Essa ferramenta permite que você se comunique com os clientes que abandonaram carrinhos de compra. Existem três métodos de envio de mensagens: manual, automático e lembrete de compras pendentes.
Qual é a melhor estratégia para converter carrinhos abandonados na Shopee?
Para converter carrinhos abandonados, é importante oferecer incentivos como cupons de desconto e criar senso de urgência com mensagens que destacam benefícios e prazos limitados.
Por que os consumidores abandonam carrinhos na Shopee?
Alguns dos motivos incluem preço do frete, valor do produto, prazo de entrega e objeções gerais. É essencial abordar essas questões em suas mensagens para converter os carrinhos abandonados.