Como Aumentar sua Conversão na Shopee
No artigo de hoje vamos conversar sobre conversão, é o nosso terceiro pilar da sequência de artigos, onde definitivamente e passo a passo eu vou levá-lo a vender na Shopee, depois ter uma consistência de vendas e por último escalar essas vendas.
Hoje, definitivamente, vamos iniciar a terceira e última etapa desta engrenagem do processo. Vale ressaltar que já falamos sobre o primeiro pilar, sendo a validação do produto, o segundo pilar que é a exposição do produto e agora vamos falar sobre a última, sendo a conversão.
E para você que acompanhou toda essa sequência, tenho certeza que você estava fazendo de trás para frente, você começava pela conversão e depois fazia o resto ou não tinha o conhecimento das duas primeiras etapas.
Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Vou disponibilizar um vídeo com um excelente conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como aumentar a sua conversão e escalar as suas vendas na Shopee:
Construa todos os pilares para faturar muito na Shopee
É muito importante que você faça a primeira e segunda etapa completa, se por algum motivo você falhar em alguma delas ou você fechar os olhos para alguma coisa, pode interferir muito na parte de conversão.
E a maioria das pessoas que depois de 2 ou 3 meses dentro da plataforma sem fazer vendas todos os dias, definitivamente estão errando no primeiro ou segundo pilar. Então é muito importante que você faça essa validação.
Como saber sua taxa de conversão é boa na Shopee
Existe um número de mercado, ele diz se a sua conversão está bom ou ruim e você precisa seguir esse padrão. Pode acontecer de você ter uma taxa de conversão acima do padrão, então o problema não está na taxa de conversão e sim na exposição.
Você precisa gerar mais exposição para que venda mais. Em outros casos, você tem muita exposição, muita visualização e pouca conversão, e como você sabe disso? Através dessa taxa padrão de mercado.
A taxa padrão de e-commerce é de 1.65% de venda. Eu com minha experiência de Shopee aumento um pouco essa taxa dentro da plataforma, porque converte muito mais que um e-commerce.
Então eu aceito minimamente dentro da Shopee 2%, o que seria isso? Por exemplo, para cada 100 pessoas que visualizam o seu anúncio, duas precisam comprar, porque 2% de 100 são duas pessoas.
Se qualquer coisa que estiver abaixo disso, você precisa trabalhar na correção imediata desse problema.
Qualquer coisa acima disso, você não precisa melhorar, posso dizer que você precisa melhorar, sim, sempre precisamos procurar a perfeição por mais que ela nunca aconteça. Mas a sua prioridade para aumentar as vendas, não está necessariamente na sua conversão, está na exposição, você precisa gerar mais visualizações para o seu anúncio.
Agora que falamos sobre essa taxa e você sabe sobre ela, eu vou mostrar como você identifica isso para cada anúncio.
Como identificar a taxa de conversão na Shopee
Na Shopee, em Informações Gerenciais e Produto, você vai acessar a página Performance do Produto, vai selecionar algum mês e clicar em selecionar métricas, por exemplo, a métrica taxa de conversão de visitados a feitos e visitados a pagos.
Com isso, você pode observar cada anúncio. Vale ressaltar que os visitados a feitos, são aqueles clientes que visitou o seu anúncio e finalizou a compra, não necessariamente ele pagou aquele pedido, por exemplo, ele gerou um boleto e não pagou ou ele gerou um boleto e ainda não pagou, isso só vai até a parte que ele gerou o pedido e finalizou.
Agora em visitados pagos, de fato, o cliente pagou por aquele produto, ele gerou o pedido e o pagou. Qual é o mais importante? A última opção, visitados a pagos, é o que nos interessa.
Em visitas feitas, ele é mais para ter uma métrica. Mas o que nos importa é os visitados pagos. Então você vai observar os anúncios, e aqueles que estiverem abaixo daquela porcentagem, você vai precisar melhorar e trabalhar nele para melhorar a sua conversão.
Agora, os anúncios que estão acima de 2%, você não vai precisar melhorar por enquanto, foque nos que precisam. Isso é a primeira coisa que você deve fazer, identificar quais os anúncios que precisam de correções e melhorias.
Como otimizar o seu anúncio na Shopee
E quais melhorias você precisa aplicar? Está na otimização do anúncio, ou seja, você precisa otimizar de maneira que o seu anúncio fique melhor para que seja convertido, para que as pessoas cliquem, e de fato, comprem esse produto.
Lembrando que aqui no meu blog eu tenho um artigo que fala Como otimizar anúncios na Shopee - guia completo. Em seguida deste artigo, vou disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar também: Como otimizar anúncios na Shopee - Guia Completo
Mas de uma forma compacta, vamos conversar sobre isso. A primeira coisa que você precisa fazer é:
- Melhorar a capa de anúncio para destacar ele;
- Carrossel de imagens do seu anúncio, coloque características daquele produto, quebre objeções do seu produto;
- Descrição do produto, você precisa discriminar o que está vendendo, seja o mais curto e objetivo possível;
- Avaliação, produto com avaliação, produtos com fotos, produtos com depoimento na avaliação performam muito mais do que produto sem avaliação. Mas, Cauê, eu não consigo vender, e agora? Então force uma venda, pede para alguém comprar, faça a postagem do produto e peça para ele avaliar. Só se atente se essa pessoa conectou na mesma internet que você, tirando isso não tem problema;
- Agregar benefícios, melhorar a sua oferta, ser mais competitivo, e o que você vai fazer? Vai utilizar a Central de Marketing a seu favor, como promoções, cupons, leve mais por menos, recompensa de seguidor, combo, enfim.
Utilize isso para gerar mais benefícios para o seu cliente. Entende-se que se possui visualização, exposição, o cliente clica e estão saindo do seu anúncio? Alguma coisa tem lá dentro, se estiver abaixo do padrão mais problemas ainda, acima não terá problema, isso é normal.
Onde as pessoas erram na Shopee
A grande maioria das pessoas falham por não entender esse processo e sai pulando tudo achando que em 1 semana vai ter mais de 50 vendas por dia. Errado, se passam, 5 dias, 1 semana e as vendas nada, onde pode estar o erro? O erro pode estar nessa parte, grande maioria pular metade do processo.
E não somente isso, existe uma parte que sabe esse processo e começa a executar ele certo, porém, a pessoa se perde no meio do caminho. Basicamente, ela perde o tempo que for necessário para cadastrar e otimizar o seu anúncio, e acaba falhando.
Ou seja, ela perde o foco daquilo que era o mais importante para se impor com outros aspectos que são importantes, mas, não mais importante que na parte onde ela estava. Então foque 100% naquilo que você está fazendo, não tire o seu foco por coisas que não são importantes naquele momento.
Com isso, o sucesso tende a vir a médio e longo prazo, mas, o que importa é que ele vai chegar.
E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que eu tenha te ajudado com esse novo assunto aqui no blog e agora você possa aumentar a sua conversão e escalar as suas vendas na Shopee. Vou ficar por aqui, te espero aqui amanhã.
FAQ
1. O que é conversão na Shopee e por que é importante?
Conversão na Shopee refere-se à proporção de visitantes que realizam uma compra em relação ao total de visitantes de um anúncio. É crucial porque indica o quão eficaz seu anúncio é em converter visualizações em vendas.
2. Por que é importante seguir os pilares da validação do produto e exposição antes de focar na conversão?
Validar o produto e garantir sua exposição adequada são etapas cruciais para criar uma base sólida para a conversão. Sem um produto validado e exposto ao público certo, a conversão será afetada negativamente.
3. Como saber se minha taxa de conversão na Shopee está boa?
Uma taxa de conversão considerada boa na Shopee é em torno de 2% ou mais. Isso significa que, para cada 100 pessoas que visualizam seu anúncio, pelo menos 2 delas devem realizar uma compra.
4. Como identificar a taxa de conversão de um anúncio na Shopee?
Você pode acessar a página Performance do Produto na seção de Informações Gerenciais e Produto da Shopee. Lá, selecione o mês desejado e escolha métricas como taxa de conversão de visitados a feitos e visitados a pagos.
5. Quais são algumas estratégias para aumentar a conversão na Shopee?
Algumas estratégias incluem otimizar a capa do anúncio, utilizar um carrossel de imagens para mostrar detalhes do produto, escrever uma descrição clara e concisa, incentivar avaliações dos clientes e agregar benefícios como descontos e promoções.