Como Ativar e Usar a Publicidade do Mercado Livre (Ads)

Como Ativar e Usar a Publicidade do Mercado Livre (Ads)

shopee 5 de Set de 2023

Nesse artigo eu vim trazer para você um método que você usa para ativar o Ads na sua conta, explicar como funciona. Muitas pessoas me perguntam isso, o cara começou agora e ele sabe que o Ads é importante para escalar a conta e vender mais.

Porém, a pessoa não sabe como começar, como ativar, como vai pagar e quanto ela vai pagar. Então, nesse artigo eu vou te trazer todas essas informações para você. E se você não sabe o que significa o Ads, eu vou explicar e dar exemplos práticos aqui para você também.

O que é a publicidade do Mercado Livre?

A publicidade é uma ferramenta do Mercado Livre que permite aumentar a visibilidade dos seus produtos, mostrando-os aos compradores antes da concorrência. Os vendedores que o utilizam veem um aumento de 26% nas vendas.

Então, funciona assim:

Uma das primeiras coisas que acontece quando você ativa um anúncio é que ele automaticamente se transforma em um anúncio patrocinado, que você pode adicionar a uma ou mais campanhas.

Você pode decidir quanto investir ou escolher um orçamento diário recomendado. Sua fatura paga apenas por cada clique recebido e nunca ultrapassa o limite. Seu anúncio patrocinado aparecerá primeiro nos resultados de pesquisa, e a palavra “patrocinado” irá recomendá-lo em vez de anúncios de outros comerciantes.

A Publicidade permite que você gerencie seu orçamento, execute todas as campanhas que precisar, defina seus objetivos, ative ou pause suas campanhas e veja os resultados por meio de relatórios e métricas.

Quais comportamentos cumprir para utilizar o Ads do Mercado Livre?

As suas vendas e sua reputação dentro do Mercado Livre são fundamentais para começar a divulgar todos os seus anúncios.

A publicidade é uma ótima forma de aumentar as vendas do Mercado Livre. Para usar anúncios, você deve atender aos seguintes requisitos:

Se você é uma empresa:

  • Ele não tem reputação laranja ou vermelha.
  • O Mercado Livre não possui faturas pendentes.

Se você é um usuário gratuito:

  • Você tem uma reputação superior à amarela.
  • O Mercado Livre não possui faturas pendentes.

Agora, se você atende a esses requisitos, acesse sua conta do Mercado Livre e clique em “Anúncios”. A vantagem de usar anúncios é que seu produto terá mais destaque à medida que aparece nos primeiros resultados da pesquisa.

Você também pode exibir anúncios patrocinados, agrupá-los em campanhas e decidir quanto gastar nesses anúncios. Você pode pausar e ativar suas campanhas sempre que quiser e ver os resultados em relatórios e métricas.

Como posso anunciar os meus produtos no Ads do Mercado Livre?

Confira as etapas abaixo para ajudar mais compradores a encontrar você no Mercado Livre.

A publicidade é uma ferramenta que divulga os produtos do Mercado Livre para aumentar suas vendas aumentando sua visibilidade. Seus anúncios serão exibidos com destaque onde quer que os compradores pesquisem.

Para obtê-lo, abra “Anúncios” no menu e clique em “Iniciar”.

Como Ativar e Usar a Publicidade do Mercado Livre (Ads)

Você pode decidir quanto quer investir em anúncios patrocinados, seu orçamento ou escolher o valor que recomendava se preferir. Você paga apenas quando visita e nunca excede seu limite diário.

Seus anúncios patrocinados são agrupados em campanhas que podem ser pausadas ou ativadas a qualquer momento. Também recomendamos anúncios patrocinados com maior probabilidade de venda e com melhores resultados.

Meus resultados na publicidade do Mercado Livre

Estou em uma das contas que configurei os anúncios de publicidade e só para mostrar para você, a gente tem uma receita de 124 mil reais dentro do prazo de 30 dias. Então, você pode alternar e colocar 7 dias, que faturamos 30 mil reais e gastamos 2 mil reais.

Mas, eu deixo sempre entre os 30 dias para poder ver melhor as métricas. Então, dentro dos últimos 30 dias, gastamos 12 mil reais em publicidade e 124 mil reais de receita. Ou seja, o faturamento que esses 12 mil reais proporcionaram para gente.

E esse custo equivale a 9,79%, sendo o ACOS. Toda vez que você ouvir falar essa palavra, ela é uma métrica utilizada para medir todas as campanhas publicitárias de pagamento por cada clique.

Ou seja, são os custos de vendas por publicidade, qual o percentual do faturamento que você gastou para chegar a esse número. Então, o ACOS é isso, eu gastei quase 10%, que daria 12 mil e 400 reais. Isso seria o ACOS em uma campanha de publicidade.

O que é e como funciona o orçamento diário no Mercado Livre?

E na parte superior da publicidade, temos algumas configurações que é possível você fazer conforme o seu objetivo. Orçamento diário, o que seria isso? Nada mais é do que o valor que você coloca para permitir que o Mercado Livre trabalhe a divulgação do seu anúncio dentro desse orçamento.

Obviamente o Mercado Livre é bem difícil consumir todo orçamento diário. Quando você cria uma campanha nova, você que nunca teve uma campanha ativa e fala: Pô, vou começar a trabalhar com Ads, o mínimo que você consegue colocar são R$65 por dia.

Esse valor daria mais ou menos R$1.940 por mês. Porém, não é bem assim que funciona na prática, você não vai gastar esse dinheiro em publicidade, você não vai investir isso em publicidade, porque dificilmente o marketplace vai utilizar todo o seu orçamento diário dentro do dia e colocam como base justamente para não limitar a distribuição do seu anúncio.

É claro que se você coloca um orçamento muito baixo e digamos que você tenha uma quantidade muito grande de anúncios, por exemplo, 60 anúncios da sua campanha foram publicados. E esses anúncios consomem 1 real cada anúncio, já vai dar os 65 reais por dia.

Neste caso, o Mercado Livre vai chegar para você e falar que você precisa aumentar seu orçamento, se não eu não consigo te ajudar e distribuir os seus anúncios. Com isso, os anúncios vão ser pausados.

Esse pausado não é no sentido de não vender mais, é pausar na publicidade, no orgânico ele vai continuar ativo. Então, a minha estratégia quando estou fazendo uma campanha, é justamente colocar o valor do orçamento diário bem alto, para o Mercado Livre ter liberdade para trabalhar e eu ter métricas para saber qual a próxima etapa da minha estratégia.

O que é o ACOS no Mercado Livre?

Depois temos o ACOS objetivo, nada mais é do que o máximo que você quer que o Mercado Livre gaste com publicidade naquela campanha. Então, digamos que você jogou 20 anúncios lá e fala assim para o Mercado Livre, eu quero que você gaste até 10%.

Porque se o Mercado Livre gasta 20%, você já não tem lucro algum com uma margem de 20%. Claro que você vai ter uma receita maior, porém, você não vai lucrar. Não adianta vender um monte e não entrar dinheiro no bolso.

Então, você coloca um ACOS objetivo e ele vai conforme a sua estratégia. Eu não irei falar de uma por uma aqui, porque já tem conteúdo aqui no blog. Mas, basicamente, você tem rentabilidade, crescimento e visibilidade.

O que é a visibilidade no Mercado Livre?

Visibilidade é quando você está usando anúncios para ranquear. Então, você não está preocupado em ter um ACOS baixo, você está preocupado em investir dinheiro para que ele vá parar na vitrine do Mercado Livre.

Nessa estratégia você não usa para ganhar dinheiro e ter uma margem de lucro. Por enquanto é só para ganhar visibilidade e colocar seus produtos na vitrine para vender de maneira orgânica.

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SAIBA MAIS

O que é crescimento no Mercado Livre?

A segunda sendo o crescimento, é uma já meio-termo, já equilibrada, você está pensando em crescer, só que, ao mesmo tempo, você quer ter um ACOS mais baixo, você não quer gastar tanto em publicidade.

O que é rentabilidade no Mercado Livre

E quando você já tem anúncios bem ranqueados na vitrine no Mercado Livre, ou seja, na primeira página, você já pode configurar um ACOS de rentabilidade, que neste momento você pensa em ganhar dinheiro sem investir muito dinheiro em publicidade.

Leia também: Produtos Proibidos de Vender no Mercado Livre

FAQ

O que é a publicidade do Mercado Livre e por que é importante?

A publicidade do Mercado Livre é uma ferramenta que permite aumentar a visibilidade dos seus produtos, destacando-os aos compradores antes da concorrência. É importante porque os vendedores que a utilizam veem um aumento de 26% nas vendas.

Quais comportamentos são necessários para utilizar o Ads do Mercado Livre?

Para utilizar os anúncios no Mercado Livre, é fundamental ter um bom desempenho de vendas e uma reputação sólida na plataforma. Os requisitos variam para empresas e usuários gratuitos, mas incluem não ter reputação laranja ou vermelha e não possuir faturas pendentes.

Como posso anunciar meus produtos no Ads do Mercado Livre?

Para anunciar seus produtos no Mercado Livre, acesse sua conta, vá para a seção "Anúncios" e clique em "Iniciar". Você pode decidir quanto investir em anúncios patrocinados, configurar orçamentos diários e monitorar o desempenho de suas campanhas.

O que é o ACOS no Mercado Livre e como funciona?

O ACOS (Custo de Vendas por Publicidade) é uma métrica que mede a eficácia das suas campanhas publicitárias, representando a porcentagem do faturamento gasto em publicidade. Você pode configurar um ACOS objetivo para controlar o quanto deseja gastar em publicidade em relação ao seu faturamento.

Quais são os diferentes objetivos que posso definir para minhas campanhas de publicidade no Mercado Livre?

Os objetivos das campanhas de publicidade no Mercado Livre podem variar entre visibilidade, crescimento e rentabilidade. A visibilidade é para aumentar a exposição dos seus produtos, o crescimento busca equilibrar o aumento das vendas com os gastos em publicidade, enquanto a rentabilidade visa maximizar o lucro sem investir muito em publicidade.

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Caue Oliveira - Rei da Shopee

Cauê Oliveira, com 10 anos em e-commerce, desenvolveu o Método POM para Shopee. Seu blog ensina estratégias de venda e marketing para sucesso online.