Central do vendedor Shopee - Como Funciona?
No artigo de hoje vamos falar sobre como funciona a central do vendedor na Shopee. Então fique comigo até o final deste artigo, definitivamente você vai entender tudo.
A Central do Vendedor é um espaço de administração da sua empresa na Shopee, que permite acompanhar as vendas na plataforma, gerenciar os pedidos, os produtos e aprender com os conteúdos e cursos que a plataforma oferece.
Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Quero disponibilizar um vídeo com excelente conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como funciona a Central do vendedor da Shopee:
Entendendo a Dashboard da Central do Vendedor da Shopee
Quando você entrar na Central do Vendedor, você será direcionado para a Dashboard.
Lista de tarefas da Shopee
Na lista de tarefas, aqui conseguimos ter uma noção de como está o nosso dia a dia dentro da Shopee.
Os pedidos não pagos são aqueles clientes que realizaram a compra e ainda não pagaram por essa compra. Por exemplo, a pessoa realizou uma compra através do boleto e não pagou ou ainda não compensou este pagamento.
Vale ressaltar que um comprador que realiza a compra no cartão de crédito e não é autorizado, não irá constar aqui, só vai constar os pedidos que foram concluídos. E a única maneira de você concluir um pedido e não pagar aquele momento é por boleto ou pix.
Em envios a processar, todos os pedidos concluídos e pagos, aparecem nesta aba envios a processar, significa que o cliente já realizou a compra, pagou, porém, você não começou o processo de envio daquela mercadoria.
Envios processados mostram os pedidos que você já iniciou o processo de envio. Então toda vez que você imprimir uma etiqueta de algum pedido, ele vai sair dos envios a processar e vir para cá.
Cancelamentos pendentes, essa estatística de fato ela nunca funcionou, sempre ficou zerada. Ela devia mostrar os pedidos cancelados, dos clientes que realizou o pedido e não pagou.
Devolução e reembolso pendentes, basicamente são os clientes que abriram uma reclamação de reembolso ou pedidos de devolução.
Em seguida tem produtos banidos, esses são produtos banidos, por exemplo, produtos falsificados.
Temos os produtos esgotados, isso é quando você possui um estoque e ele zera, ele mostra a quantidade de produtos que estão com estoques zerados.
Por últimos, as campanhas pendentes, isso ainda é novo e a Shopee ainda não explicou sobre isso, ela ainda não funciona. Então basicamente utilizamos as 3 primeiras informações no dia a dia, o resto basicamente não utilizamos.
Tudo sobre Informações Gerenciais da Shopee
A primeira informação que a Shopee disponibiliza é os visitantes, ou seja, quantas pessoas acessaram os nossos produtos.
Em seguida temos a visualização da página, nela se eu sou indivíduo, cliquei duas vezes no anúncio e você é outro indivíduo e clicou uma vez, vai aparecer dois visitantes e três visualizações. Então aqui é indiferente quantas vezes eu acessei aquele anúncio, ele vai ser somado, não importa que acessou e sim quantos acessos tiveram.
Logo abaixo temos os pedidos, aqui são todos os pedidos pagos e não pagos, são só pedidos gerados.
E por último, temos a taxa de conversão, ela é um cálculo que pega a quantidade de visitantes e a quantidade de pedidos gerados, com isso ele vai te dar uma porcentagem. Então aqui, você consegue informações muito importantes sobre o seu desempenho.
Avisos e notificações da Shopee
Ao lado direito está um mural da Shopee, são informações importantes, ela sempre coloca quando vai fazer alguma atualização ou mudar alguma regra, ela sempre informa neste avisos.
Ferramentas da Central de Marketing da Shopee
Conseguimos ver por data toda vez que participamos de uma campanha, seja elas individuais da sua loja ou campanhas gerais da Shopee, sempre podemos ver nesta ferramenta. Então tudo que for renomear agora, você pode participar e tudo que for detalhes, você não consegue participar.
Abaixo você pode visualizar as ferramentas populares, você pode criar uma promoção, meus, cupons de vendedor, oferta relâmpago da loja, leve mais por menos e o combo.
Mais abaixo temos um espaço que mostra o nosso desempenho dentro da Shopee. Temos as violações de anúncios, basicamente se a gente violou algum produto, algum produto pirata, etc.
Ao lado, temos os envios, são nossas métricas de envio, temos a taxa de não comprimento, taxa de envio atrasado e a taxa de preparação, todas elas possuem uma recomendação para não atingir mais que isso, se acaso você passar essa recomendação pode tomar penalizações.
Depois temos o atendimento ao cliente, a taxa respostas ela pede que seja acima de 70%, o tempo de resposta precisa ser menos de 1 dia e por últimos a satisfação do cliente que pede no mínimo 4,5 estrelas.
Toda vez que você for penalizado vai mostrar isso logo abaixo em Penalidades. Lembrando que o tempo de preparo e taxa de resposta não são uma métrica exigida que pontualiza você, é uma sugestão da Shopee.
Menus de funcionalidade da Shopee
Ao lado esquerdo você pode visualizar todos os menus de cada funcionalidade da Shopee, não irei citar sobre todos infelizmente, mas aqui no meu blog tenho muitos artigos mostrando um pouco de cada funcionalidade.
Informações de envio de pedidos da Shopee
Na parte de cima temos as informações de envio, ou seja, os meus pedidos que eu preciso enviar, aqui você pode separadamente ver informações detalhadas de cada pedido pago que você precisa enviar.
Em baixo é o envio em massa, quando você quer imprimir a etiqueta de envio de todos de uma vez só, de 20 ou de 30, qualquer quantidade acima de 1.
Por último as configurações de envio, basicamente é para você que uso correios ou transportadoras, são as configurações de envio.
Logo abaixo vem os pedidos, nele você consegue ver todos os pedidos gerados, os pedidos não pagos, pedidos cancelados e por último temos as devoluções e reembolso. Então basicamente nos meus pedidos, você consegue ver todos os pedidos detalhadamente, os não pagos, a enviar, enviados, concluídos, cancelados e devoluções/reembolso.
Depois temos a seção de produtos, onde podemos ver todos os produtos cadastrados e você consegue cadastrar algum produto. Por último, a violação de anúncios, quando você possui algum anúncio que obteve alguma violação e foi banido.
Temos também a Central de marketing, onde podemos criar promoções, cupons, recompensa de seguidor, leve mais por menos, ofertas relâmpago da loja, enfim, temos diversas possibilidades.
Como funciona o Shopee Ads?
O Shopee Ads, basicamente é você pagar para ela e com isso ela posicionar e divulgar os seus anúncios. Então você criou um anúncio novo, não tem relevância, não está bem posicionado, aí você paga para a Shopee para ela te dar tudo isso.
Transmissão por chat da Shopee
Em clientes, nada mais é do que a transmissão por chat, ou seja, você consegue disparar mensagens em massa para os seus clientes.
Então temos a visão geral, embaixo a gestão do cliente, ou seja, os nossos clientes captados e abaixo a transmissão por chat.
Logo abaixo terá as finanças da nossa conta, então você consegue ver a sua renda, seu saldo da carteira, o Shopee antecipa, contas bancárias e configurações de pagamento.
Entenda como funciona o assistente de chat e FAQ da Shopee
Em atendimento ao cliente, temos o assistente do chat e FAQ, temos um chat que conversamos com os clientes, isso facilita muito nossa vida.
O assistente de chat cria respostas que você não precisa ficar escrevendo, basta você enviar as mensagens pré-prontas. O assistente de FAQ é você ter uma rua, uma para isso, duas para aquilo, enfim.
Leia também: Shopee Ads Anúncio de Descoberta Passo a Passo
Por hoje encerro aqui empreendedor(a). Espero que eu tenha te ajudado com esse novo assunto para o meu blog. Fico por aqui e não esqueçam de acompanhar o meu artigo amanhã.
FAQ
O que é a Central do Vendedor na Shopee?
A Central do Vendedor é um espaço de administração da sua empresa na Shopee, onde os vendedores podem acompanhar as vendas na plataforma, gerenciar pedidos, produtos e acessar conteúdos educativos oferecidos pela plataforma.
Quais são as principais seções da Central do Vendedor?
As principais seções incluem a Dashboard, que fornece uma visão geral das atividades e métricas de desempenho, as Ferramentas de Marketing, que permitem criar promoções e cupons, e as seções de Envios, Pedidos, Produtos, Atendimento ao Cliente e Finanças.
O que é a Lista de Tarefas na Shopee?
A Lista de Tarefas na Shopee inclui informações sobre os pedidos não pagos, envios a processar, envios processados, cancelamentos pendentes, devoluções e reembolsos pendentes, produtos banidos, produtos esgotados e campanhas pendentes.
Como funciona a seção de Informações Gerenciais na Central do Vendedor?
A seção de Informações Gerenciais oferece dados sobre visitantes, visualizações de página, pedidos e taxa de conversão, permitindo aos vendedores avaliar o desempenho de suas lojas na plataforma.
Quais são as funcionalidades da seção de Ferramentas de Marketing da Shopee?
As Ferramentas de Marketing permitem criar promoções, cupons de vendedor, ofertas relâmpago, combos e outras campanhas promocionais para atrair clientes e impulsionar as vendas na plataforma.