Atualização no Sistema de Reclamações e Reembolsos da Shopee
No próximo dia 29 de maio de 2023, a Shopee vai disponibilizar um novo sistema de reclamações e reembolso para todos os vendedores, tornando ele totalmente automático. No artigo de hoje, vou explicar passo a passo essas mudanças. E não somente isso, mas vou dizer a minha opinião sobre essa mudança que vai ocorrer na próxima semana. Então, te convido a ficar comigo até o final deste artigo, porque hoje vou te revelar tudo sobre esse assunto.
A Shopee vai fazer muitas mudanças, se pegarmos para analisar, vão ser 3 mudanças seguidas das outras. Alteração da comissão, alteração do ajuste do lance no Shopee Ads e agora, a alteração das reclamações e reembolso.
Lembrando que eu ainda não li o artigo da Shopee, eu deixei para ler junto com você. E desde então, eu li apenas que o sistema de reclamações e reembolso seria automático, e com isso, eu já pensei em muitas coisas negativas. Que isso iria piorar o nosso trabalho de vendedor.
Porém, lendo as mudanças que vão ocorrer, muito pelo contrário, eu achei surreal essa alteração. Ela vai evitar muitas perdas financeiras nos vendedores, vai evitar dores de cabeça, vai evitar todo um processo de organizar as reclamações.
Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Nova atualização dentro do sistema de reclamações e reembolsos da Shopee:
Melhorias no processo de devolução e reembolso da Shopee
Primeiramente eu vou ler com você essa alteração e depois eu vou expressar a minha opinião em relação a essa mudança. Então, olha o que a Shopee fala: ouvimos as suas sugestões e, a partir do dia 15 de maio de 2023, a plataforma irá realizar algumas mudanças no processo de devolução e reembolso para deixar ela mais eficiente e oferecer uma experiência cada vez melhor para todos os vendedores e compradores da Shopee.
Todas essas melhorias serão implementadas de forma gradativa nas contas dos sellers da Shopee. Contudo, aos poucos, a mudança passará a valer para todas as contas e todos os vendedores serão informados individualmente da data de mudança em suas lojas através dos canais oficiais de comunicação da plataforma.
Então, esse é um processo que vai ser gradativo, pouco a pouco a Shopee vai fazendo por onda, pega uma onda de vendedores e integra no novo sistema, adaptou, vem uma segunda onda e assim sucessivamente até que todos os vendedores entrem nessa alteração.
Quando devo abrir alguma disputa em relação à devolução e reembolso da Shopee?
Agora, você não vai precisar mais disputar todas as solicitações de reembolso e devolução. Todos os casos, incluindo os não recebidos, serão analisados pela Shopee por você. Caso a decisão da Shopee não for aquela que você estava esperando, você ainda vai poder disputar ao final do processo e a Shopee vai reavaliar todo o caso para você novamente.
Perfeito, a minha opinião já começou a mudar. Sinceramente, eu estava com alguns receios, mas a partir do que acabei de falar eles estão saindo.
Lembrando que o histórico de compras e pedidos de devolução dos clientes serão levados em conta na análise dos casos pela plataforma. Todas essas informações são avaliadas para garantir que a análise seja completa e justa para cada tipo de situação. Mais um ponto positivo, já estou gostando dessa alteração.
Irei receber o meu reembolso nos pedidos não entregues da Shopee?
Em caso de pedido não entregue ao comprador, você receberá o seu reembolso? Sim. No caso de reembolso aprovado ao comprador que por pedido não entregue, a equipe da Shopee irá reembolsar todo o valor do produto na carteira do vendedor sem que seja necessário a disputa da solicitação. Todos os compradores também serão reembolsados. Esse processo de ajuste na carteira vai ocorrer semanalmente.
Para que você possa observar estes reembolsos (créditos positivos em sua carteira), basta acessar a Central do Vendedor, clicar em Saldo da Carteira e, depois, em Ajuste e veja o valor por cada pedido reembolsado. Confira abaixo:
Nessa imagem você pode observar que entrou saldo. Porém, o título disso será solicitação de disputa, que ela irá acrescentar o valor. Além disso, o vendedor irá receber um comunicado através dos canais oficiais da plataforma, informando do crédito em conta por cada reembolso de pedidos não entregues para o consumidor.
O canal oficial de comunicação entre a Shopee e o vendedor é o e-mail, se você ainda não entendeu isso. Então, quando a plataforma colocar você no novo sistema, você receberá o e-mail, toda vez que tiver alguma alteração na reclamação, você receberá esse e-mail.
Existe alguma forma de negociação no processo de devolução da Shopee?
Sim. No caso de devolução de produtos, você poderá negociar com o cliente e sugerir, como alternativa, o reembolso parcial da compra. Desse jeito, você não precisará se preocupar com a taxa de devolução ou tempo de retorno do item.
Por exemplo, o cliente comprou 3 unidades, por falha sua você só enviou 1. Então, tem todo um transtorno financeiro para que o cliente possa te devolver essa mercadoria. Ao invés de passar por esse transtorno, você pode reembolsar duas unidades, e isso vai continuar.
Minha opinião sobre o novo sistema da Shopee
Sendo bem sincero, quando eu li isso na Central do Vendedor, me veio algumas interrogações, será que isso vai funcionar, por exemplo, quem vende moda em geral, como roupas, calçados, masculino, infantil, etc. Possui um grande problema, o cliente compra um tamanho, recebe o tamanho certo e não serviu nele.
Neste caso ele abre uma reclamação de reembolso, e se não abrirmos uma disputa, a gente arca com esse reembolso. Essa era uma das minhas preocupações.
E conforme eu e você fomos lendo o artigo, minha visão mudou completamente. Sinceramente, ao colocar isso em prática, muitas dores de cabeça que nós vendedores temos hoje, muitos problemas também na questão financeira vamos deixar de ter.
Sim, isso funciona conforme está escrito, para nós vendedores e inclusive para os clientes, isso vai ser algo surreal. Por quê? Quem vende em uma escala de 50 pedidos para cima, sabe algumas dores de cabeça que temos, por exemplo, pedido que não foi entregue.
Neste caso, é uma dor de cabeça para resolver, a gente consegue receber esse valor? Sim, mas é uma dor de cabeça, demora um certo tempo para isso acontecer. E a partir dessa atualização, não. Por semana, a Shopee vai nos reembolsar.
Então, esse trabalho que tínhamos de ficar vendo reclamações, ver aqueles pedidos que não foram entregues, solicitar disputa, colocar no Excel, organizar esses pedidos para que depois verificar se houve reembolso ou não. Isso tudo, praticamente vai ser eliminado.
E com isso, podemos ter tempo para fazer outras coisas dentro do nosso processo de vendas.
Preocupação pessoal com esse novo sistema da Shopee
Outro ponto importante, foi até o que eu me preocupei, é o fato de que, a partir do momento que o cliente abriu uma reclamação indevida, nós vendedores pagamos pelo frete. E até então, nós entramos em disputa para reverter essa reclamação indevida.
Então, quando a Shopee notificou essa alteração, me preocupou. Porém, com esse artigo nós conseguimos fazer uma disputa final com a Shopee, conforme o próprio artigo fala assim: se a decisão da Shopee não for aquela que você estava esperando, você ainda pode disputar ao final do processo e a plataforma irá avaliar novamente o caso para você.
Então, sem sombras de dúvidas, se isso de fato funcionar conforme ela descreve no artigo, vai ser algo surreal, uma mão na roda. Contudo, muitas perdas financeiras vão deixar de acontecer e não iremos gastar muito tempo para organizar essas reclamações.
Leia esse artigo maravilhoso também: Nova Forma de Vender na Shopee: Oferta Relâmpago Premium!
E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre esse conteúdo. Fico por aqui hoje e te espero no conteúdo novo de amanhã.
FAQ
O que é o novo sistema de reclamações e reembolso da Shopee?
A partir do dia 29 de maio de 2023, a Shopee vai implementar um sistema totalmente automático de reclamações e reembolso para todos os vendedores. Essa mudança visa tornar o processo mais eficiente e oferecer uma melhor experiência tanto para os vendedores quanto para os compradores.
Quais são as principais mudanças neste novo sistema?
Agora, todos os casos, incluindo os não recebidos, serão analisados pela Shopee automaticamente. Os vendedores não precisarão mais disputar todas as solicitações de reembolso e devolução. Além disso, os reembolsos por pedidos não entregues serão creditados automaticamente na carteira do vendedor sem a necessidade de disputa.
Como funciona o processo de negociação no caso de devolução de produtos?
No caso de devolução de produtos, os vendedores poderão negociar com o cliente e sugerir um reembolso parcial da compra como alternativa. Isso permite evitar preocupações com taxas de devolução ou tempo de retorno do item.
Qual é a opinião sobre o novo sistema?
Inicialmente, pode haver preocupações sobre a eficácia do novo sistema. No entanto, após analisar as mudanças e o processo detalhadamente, muitos vendedores estão otimistas e acreditam que o novo sistema irá reduzir dores de cabeça, perdas financeiras e economizar tempo no gerenciamento de reclamações.
Como os vendedores serão informados sobre as mudanças?
A Shopee irá implementar as mudanças de forma gradativa, informando individualmente os vendedores sobre a data de mudança em suas lojas através dos canais oficiais de comunicação da plataforma, como e-mail.